São finalidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, exceto:
A Auditoria no Poder Executivo Federal é realizada por diferentes órgãos que compõem o Sistema de Controle Interno (SCI) e outros que, mesmo não sendo parte do SCI, são por ele assessorados e usam do mesmo processo para apoiar o gestor e avaliar a consecução dos objetivos e metas da gestão. Assinale a alternativa que contém apenas integrantes do SCI.
São os custos que mantêm relação direta com o volume de produção ou serviço. E na maioria das vezes seu crescimento no total evolui na mesma proporção do acréscimo no volume produzido:
Através do Decreto nº 1.171\1994 fica aprovado o código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. São deveres fundamentais do Servidor Público:
Sobre as principais funções do processo administrativo, indique a opção correta.
A sequência de análise e decisões que compreendem os componentes principais de um processo de planejamento estratégico é:
A força muscular é um dos componentes básicos para se obter sucesso na maioria das atividades físicas da vida diária. A força máxima de um indivíduo depende de 3 fatores:
Gallahue, classifica os níveis do aprendizado de uma nova habilidade motora em iniciante, intermediário/prático, avançado/refinado. Cada nível apresenta seus estágios correspondentes. Marque a alternativa que aponta os estágios que compõem o nível iniciante.
Em termos históricos, podemos afirmar que as
pessoas com deficiência eram excluídas da
sociedade. A preconização do corpo máquina nos
faz entender que quem não produz é representado
como inválido, sem utilidade. Estas características
são atribuídas indistintamente a todos que têm
alguma deficiência, marginalizando-os.
A releitura da deficiência por meio da lente da
inclusão se faz urgente e necessária. Encontramos
respaldo em Sassaki (1997) quando afirma que a
inclusão social é um processo que contribui para a
construção de um novo tipo de sociedade por meio
de transformações pequenas e grandes, nos
ambientes físicos e na mentalidade de todas as
pessoas, como também da pessoa com deficiência
física.
Nesse sentido, a Educação Física escolar pode se
constituir como agente de inclusão. A atividade
física adequada às possibilidades dos sujeitos
valoriza, integra à realidade, obtendo autonomia,
autoconfiança e liberdade.
De tempos em tempos, os termos utilizados para a
referência às pessoas com deficiências variam
conforme reflexões linguísticas e sociológicas de
seus protagonistas e atores sociais. Em geral, o
significado do vocábulo “deficiente” está associado
aos conceitos vinculados à esfera das relações de
produção, implicando a necessidade de superação
de dificuldades pessoais, para além daqueles que
lhes são impostas pela sociedade. A diagnose, a
prescrição e a orientação de atividades físicas para
pessoas com deficiência ocorrem no sentido de
promover a interação social e a inclusão balizadas
por princípios de cidadania, sendo necessário,
muitas vezes, ultrapassar a tendência de
superproteção familiar, principalmente de crianças
e adolescentes. Nesse sentido, o professor de
educação física, ao trabalhar com esse segmento de
pessoas, deverá:
I. Inteirar-se do diagnóstico de cada quadro, para
prescrever e orientar atividades específicas,
segundo os limites e potencialidades
individuais.
II. Ter a dimensão do carinho e do cuidado, para
que tais indivíduos vivenciem experiências
motoras indispensáveis à sua formação cidadã,
prescrevendo limites às eventuais
potencialidades.
III. Ter a consciência dos direitos e dos deveres das
pessoas deficientes, condição que consubstancia
a construção de uma sociedade democrática de
direito.
IV. Considerar a existência de necessidade de
superação e, portanto, de fazer com que cada
indivíduo ultrapasse os seus limites, posto ser
essa uma forma incontestável de
reconhecimento social.
São corretas apenas as afirmações:
“Redimensionar a Educação Física no Ensino
Médio é fundamental, seja para a ocupação de um
espaço de aprendizagem na escola, seja para
mostrar a íntima relação dos conhecimentos que
essa disciplina tem com a realidade mais ampla da
vida do aluno, visando dotá-lo de autonomia para
toda a vida” (PICCOLO; MOREIRA, 2012, p. 13).
Neste mesmo sentido, os PCN defendem que:
I. Uma Educação Física atenta aos problemas do
presente não poderá deixar de eleger, como uma
das suas orientações centrais, a da educação
para saúde. A Educação Física encontra, na
orientação pela educação da saúde, um meio de
concretização das suas pretensões.
II. No Ensino Médio é importante a inclusão de
programas escolares que valorizem o
aprendizado e a prática de exercícios de
elevação e manutenção da frequência cardíaca
em limites submáximos, alongamento e
flexibilidade, relaxamento e compensação com
o objetivo profilático que desencadearão,
consequentemente, uma melhor qualidade de
vida.
III. O esporte deve encontrar seu lugar na escola
por meio de uma proposta que atinja a todos os
alunos.
IV. Os professores de Educação Física devem
propor e desenvolver projetos de ação que
realmente alcancem os objetivos do Ensino
Médio.
Marque a alternativa correta:
A mais antiga notícia sobre a Educação Física em
terras brasileiras data o ano de sua descoberta,
1500 . Tal fato se deve ao relato de Pero Vaz de
Caminha, que em uma de suas cartas, relata sobre
indígenas dançando, saltando, girando e se
alegrando ao som de uma gaita tocada por um
português (RAMOS, 1982). Segundo Ramos
(1982), esta foi certamente a primeira aula de
ginástica e recreação relatada no Brasil.
De modo geral, sabe-se que as atividades físicas
realizadas pelos indígenas no período do Brasil
colônia estavam relacionadas a aspectos da cultura
primitiva, tendo como características elementos de
cunho natural (como brincadeiras, caça, pesca,
nado e locomoção), utilitário (como o
aprimoramento das atividades de caça, agrícolas,
etc.), guerreiras (proteção de suas terras); recreativo
e religioso (como as danças, agradecimentos aos
deuses, festas, encenações, etc.) (GUTIERREZ,
1972).
Posteriormente, ainda no período colonial, criada
na senzala, sobretudo no Rio de Janeiro e na Bahia,
surge a capoeira, atividade ríspida, criativa e
rítmica que era praticada pelos escravos (RAMOS,
1982). Desta forma, podemos destacar que no
Brasil colônia as atividades físicas realizadas pelos
indígenas e escravos representaram os primeiros
elementos da Educação Física no Brasil.
Sobre a história da Educação Física é incorreto
afirmar que:
Em relação ao lançamento de efluentes líquidos domésticos em corpos d'águas, marque a alternativa incorreta:
Analise as afirmativas abaixo, sobre as várias opções de tecnologias de tratamento de água: I.A Dupla Filtração é indicada para tratar água com baixos valores de turbidez; II.A ETA de ciclo completo com decantação apresenta problemas operacionais quando ocorre presença de algas na água bruta a ser tratada; III.A Filtração Direta (ascendente e descendente) é uma boa opção para tratar águas com altas concentrações de sólidos; IV.O uso do carvão ativado pulverizado é indicado quando há presença de poluentes orgânicos na água bruta; Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta (s).
Em “Apologia da História – ou, O Ofício de
Historiador”, o medievalista francês Marc Bloch
apresenta algumas reflexões que são contribuições
teórico-metodológicas significativas para as
ciências humanas, em geral, e, em particular, para a
história. A respeito das principais formulações
conceituais desenvolvidas pela tendência
historiográfica à qual pertencia Bloch, pode-se
citar:
I. História-problema.
II. Materialismo histórico.
III. História de longa duração.
IV. Consciência de classe.
É correto o que se afirma em:
Numa das fases da Revolução Inglesa, durante a designada Revolução Puritana (1641-1649), estabeleceu-se uma guerra civil que opôs os seguintes setores da sociedade inglesa: