Responda as questões de 1 a 4 de acordo com o
texto abaixo.
Pais sem limites
A educação liberal é confortável para os pais.
Mas os filhos precisam saber o que são deveres e
obrigações
O avião estava cheio. Eu no fundão. Duas poltronas
atrás de mim, uma criança começou a chorar. Abriu
o berreiro. Ninguém disse uma palavra, fazer o que
quando uma criança chora? A mãe, em vez de
tentar acalmar o filho, reclamou em voz alta.
– Criança chora mesmo, e daí? Vocês ficam me
olhando, mas o que posso fazer? Criança é assim:
chora.
Tudo bem. Criança chora. Mas a gente ouve.
Ninguém havia reclamado do incômodo em voz
alta. Suponho que algumas pessoas tenham olhado
para a mãe como se pedindo que fizesse alguma
coisa. Em vez de acalmar o filho, ela brigou.
Sinceramente, nem olhar a gente pode? E mais
sinceramente ainda: como será a educação desse
menino, se a mãe prefere reclamar com quem se
sente incomodado com o choro, no lugar de
acalmar o filho? Vai ter noção de limite? Ou se
transformará num briguento, achando que tem
direito a tudo? No caso dos aviões, eu acho que há
uma irresponsabilidade enorme dos pais. Como
podem expor um bebê de colo a viagens aéreas?
Sim, existem os casos de extrema necessidade. Mas
não são a maioria. Um bebê sente dor nos ouvidos,
talvez até mais intensa que nós. Quando eu sinto,
tento mascar chiclete, chupar bala, ou pelo menos,
racionalmente, posso entender o que está
acontecendo e suportar. Um bebê não. De repente,
vem aquela dor horrível, ele não sabe o porquê.
Chora. Grita. Os outros passageiros têm de suportar
o barulho, ficam até com dor de cabeça. Mas um
bebê é um bebê, e todos temos de entender. E os
pais? Como obrigam a criança a suportar essa dor?
E os passageiros os gritos? Eu já vim da Turquia
certa vez, em uma viagem que durou o dia todo,
com duas crianças pequenas logo atrás de mim.
Classe executiva. Gritaram e choraram quase a
viagem toda. E não têm razão? Como suportariam
passar o dia todo sentados, cintos afivelados? Os
pais eram pessoas simpáticas. Tinham ido a
turismo. É certo deixar os filhos presos um dia
inteiro? É justo enlouquecer os outros passageiros?
Claro que criança tem o direito de viajar. Mas é
preciso escolher o roteiro mais adequado.
Certa vez fui a uma pousada na serra carioca.
Deliciosa. Um diretor de cinema, mais tarde,
comentou:
– Eu ia sempre lá. Mas eu e minha mulher
cometemos um crime. Tivemos uma filha. Na
pousada não aceitam crianças.
É fato. Já existem hotéis e pousadas que não
hospedam crianças. Muita gente acha um horror.
Por outro lado, o problema não está nos pais? Em
qualquer lugar onde os pais estejam com os filhos,
agem como se eles tivessem direito a tudo. Podem
correr, gritar. Dá para ler um livro embaixo de uma
árvore, no alto da serra, com crianças correndo e
gritando? E com os pais apreciando a algazarra
tranquilamente, sem se importar com os outros
hóspedes?
Eu poderia citar outros exemplos. Visitas que
chegam com filhos que pulam no sofá. Ou brincam
com algum objeto de estimação. Que batem no
prato e dizem que não gostam da comida, em
restaurantes. (E com razão. Agora criança tem de
apreciar sashimi quando quer hambúrguer?) O
problema está nos pais.
Muitos foram reprimidos quando crianças. Antes
era assim: podia, não podia. A educação tradicional
impunha limites, às vezes de forma rígida. Eu
mesmo acredito que o excesso de rigidez é
péssimo. Por outro lado, essas crianças vão crescer,
e terão de viver com normas. A vida é cheia de isso
pode e aquilo não pode. O respeito ao outro implica
entender os próprios limites. Senão é aquilo: todo
mundo querendo furar fila, tirando vantagem. O
fato é que muitos dos pais modernos, como a
mulher que esbravejou no avião, acham que criança
pode tudo. Já conversei com professoras, segundo
as quais, hoje, boa parte dos pais delega a educação
básica dos filhos à escola. Há casos, extremos, em
que a professora tem de explicar a importância de
escovar os dentes todos os dias. Não estou falando
de famílias sem condições financeiras, no caso.
Mas também de gente bem de vida, para quem é
mais fácil não discutir deveres e obrigações com os
filhos. Deixar rolar.
Mas um dia os filhos terão de aprender a viver em
sociedade. Podem contar com a mãe ou o pai para
chorar as pitangas se forem demitidos. Um ombro
sempre é bom. Mas só terão empregos e
oportunidades se souberem o que são limites,
deveres, obrigações. A educação extremamente
liberal é atraente. Principalmente, porque
confortável para os pais. Mas fica a pergunta: se os
pais não dão noção de limites, como os filhos um
dia vão ter?
Carrasco, Walcyr. Pais sem limites. Disponível
em: http://epoca.globo.com/colunas-eblogs/walcyr-carrasco/noticia/2015/09/pais-semlimites.html.
Acesso em: 12 ago. 2016.
Ao longo do texto, a conjunção mas foi usada
várias vezes. Em qual das alternativas a
substituição da conjunção mas altera o sentido do
enunciado no texto?
A demissão é uma penalidade disciplinar que se encontra regulamentada na Lei n.º 8.112/90. Assinale a alternativa que não expressa uma hipótese de aplicação dessa penalidade.
Quanto aos direitos e deveres dos servidores públicos, assinale a alternativa incorreta:
Suponha que a empresa Contigo & Pedro Ltda responde por ações na justiça por crimes ambientais. O advogado contratado estima que a empresa terá que pagar, provavelmente, entre R$ 120.000,00 e R$ 180.000,00 entre indenizações e multas. É correto afirmar que:
Sobre a auditoria governamental, assinale a alternativa que correlaciona a coluna dos tipos com a coluna dos seus respectivos conceitos. 1.Auditoria de acompanhamento da gestão 2.Auditoria de avaliação da gestão 3.Auditoria contábil 4.Auditoria operacional 5)Auditoria especial Realizada no âmbito das unidades gestoras, visa verificar as informações prestadas pelos administradores públicos e analisar os atos e fatos da gestão, com vistas a instruir o processo de prestação de contas. Realizada para atender demanda de autoridade competente para exame de fatos e situações extraordinárias. Realizada na forma de ação de controle contínua e sistemática dos atos de gestão, efetuada durante o próprio exercício auditado, para prevenir desvios e evitar a má aplicação dos recursos públicos. Realizada sobre as ações, programas e atividades das unidades ou entidades da administração pública com a finalidade de avaliar e emitir uma opinião sobre os aspectos da eficiência, eficácia e economicidade para o aprimoramento da gestão. Realizada de forma sistematizada nos órgãos da administração pública e compreende a avaliação e os exames dos procedimentos, operações, registros e demonstrações contábeis de forma a emitir uma opinião sobre a sua fidedignidade.
Em relação a elementos, pressupostos e atributos do ATO Administrativo, é correto afirmar:
Atualmente, a qualidade é vista como uma questão estratégica que afeta a todos e a cada um dos processos de qualquer organização. A respeito de qualidade, assinale a alternativa correta.
Comunicação é considerada uma ferramenta essencial no processo de administração que envolve duas vias que contêm elementos interligados. São eles:
Para desenvolver as habilidades de administrador, é necessário compreender o processo decisório. Assim, assinale a opção incorreta.
A Teoria Neoclássica surge em decorrência da
atualização dos fundamentos e princípios da Teoria
Clássica, diante das mudanças ocorridas nas
organizações. Leia as afirmações que tratam sobre
a Teoria Neoclássica:
I. O enfoque principal abordado pela Teoria
Neoclássica passa a ser o alcance dos resultados
que é um ferramental de abordagem do
processo administrativo.
II. Aborda o processo administrativo voltado para
as práticas administrativas a partir dos
elementos da função administrativa definida por
Fayol.
III. Uma das razões que norteiam a ação da Teoria
Neoclássica é a ênfase na prática da
administração, a utilização do pragmatismo em
busca de resultados concretos e palpáveis com
base nos conceitos teóricos da administração.
IV. Para a Teoria Neoclássica, as organizações
apresentam três aspectos comuns: quanto aos
objetivos, quanto à administração e quanto ao
desempenho individual.
V. O modelo de homem da Teoria Neoclássica
apresenta comportamento padronizado, previsto
e funcional, cujo desempenho organizacional
encontra-se fundamentado no desempenho e na
eficácia pessoal conforme o conhecimento da
ciência da Administração.
A aplicação dos princípios da mecânica no estudo do movimento humano não é algo deste século. Leonardo da Vinci e Borelli já haviam escrito obras sobre este assunto. Atualmente a Biomecânica continua contribuindo enormemente para que os gestos técnicos continuem avançando em eficiência. Entre os conceitos básicos da biomecânica, existe o conceito de Torque. Leia as alternativas abaixo e escolha aquela que contempla corretamente este conceito.
O princípio do Treinamento desportivo que é orientado para ser aplicado em atletas de alto nível que após alguns anos de treinamento apresentam estagnação do desempenho, podendo em alguns casos ocorrer até uma queda, e que consiste em adotar um longo período de descanso sem competições, com um treinamento de baixa intensidade e procedimentos que visam o “reabastecimento” psicossomático é o Princípio:
Durante as aulas de Educação Física do ensino médio, Adriana vivencia principalmente as modalidades de basquetebol, voleibol e handebol. Ao iniciar as aulas de Anatomia no Ensino Superior e lembrar-se das práticas esportivas do Ensino Médio, Adriana percebe que uma das articulações muito utilizadas era a articulação do ombro. Escolha a alternativa que indica corretamente a classificação estrutural da articulação do ombro e o subtipo desta articulação.
Durante uma aula de Educação Física, Maria, 16
anos, curiosa sobre uma reportagem que tratava
sobre o aumento de hemácias decorrentes do
treinamento na altitude, pergunta ao professor:
Professor, em que parte do nosso corpo as hemácias
são formadas? Escolha a alternativa que responde a
pergunta de Maria.
A inclusão de crianças com necessidades
especiais nas aulas de Educação Física escolar é
um desafio a ser vencido pela escola e sociedade,
uma vez que objetiva a educação para todos, além
de estimular a convivência com as crianças. O
conceito de educação inclusiva se dá por alguns
aspectos como, compartilhar o mesmo espaço
físico, integração na sociedade, adaptações no
ensino, participação de todos nas aulas e o direito
a educação (SANT´ANA, 2005).
O atual currículo, orientado pelas Diretrizes
Curriculares Nacionais, deve englobar
conhecimentos biológicos, humanos, técnicos e os
que compõem a dimensão Cultural do Movimento
Humano, tais como os jogos, danças, lutas,
ginásticas e esportes (ANDR ADE FILHO, 2001;
AZEVEDO; MALINA, 2004; FERNANDES;
VENDITTI JUNIOR., 2008; PORTO, 2001).
Com base nas ideias acima, podemos dizer que:
I. A adequação correta da Educação Física para
alunos deficientes evidencia a compreensão de
limitações e capacidades, estimulando o
desempenho do aluno.
II. É essencial que o professor conheça seu aluno e
sua necessidade educacional especial, se
houver, porque atualmente essa disciplina não
trabalha apenas com alunos ditos normais, mas
também frisa a importância da prática inclusiva
de alunos especiais em suas aulas.
III. A política inclusiva de alunos deficientes na
escola serve para desenvolver potenciais,
respeitando as diferenças e atendendo suas
necessidades. A escola deve criar espaços que
propiciem a inclusão, comprometendo- se com
uma educação de qualidade para todos os
alunos, para que se atinja os objetivos
educacionais.
IV. As pessoas com necessidades especiais têm
como consequência da inclusão social
problemas com a saúde física e mental. Essa
inclusão deve ser trabalhada para que seja
transformada em exclusão, trazendo assim uma
melhoria na qualidade de vida das pessoas.
As alternativas corretas são: