A poluição atmosférica é uma das consequências da maioria das atividades industriais, sendo que métodos de controle devem ser empregados para minimizar os impactos causados. Marque a alternativa que não é um método de controle da poluição do ar:
Entre os anos de 1894-1930, período conhecido como “República Velha”, o Brasil esteve sob o domínio de setores das oligarquias rurais de Minas Gerais e São Paulo, grupos que contavam com o apoio político de lideranças de outros Estados. Considerando este contexto e sua relação com o antigo norte goiano, atual Tocantins, é correto afirmar que:
As fontes de poluição do ar são qualquer forma de matéria sólida, líquida ou gasosa presentes na atmosfera em quantidade e concentração que estejam em desacordo com o estabelecido pela legislação ambiental. Os poluentes atmosféricos são geralmente classificados como primários ou secundários. Marque a alternativa que apresenta somente poluente primários:
Sobre Hobsbawm(1)
“Se eu me arrependo? Não, não creio. Tenho plena
consciência de que a causa que abracei revelou-se
infrutífera. Talvez não devesse ter seguido esse
caminho. Mas, por outro lado, se os homens não
cultivam o ideal de um mundo melhor, eles perdem
algo. Se o único ideal dos homens é a busca da
felicidade pessoal, por meio do acúmulo de bens
materiais, a humanidade é uma espécie diminuída”
Eric Hobsbawm - 1999
Com base nas publicações de Eric Hobsbawm
analise os itens abaixo, julgue-os e assinale a
alternativa correta.
I. Seria necessário muito esforço para vislumbrar
no conjunto da obra de Eric Hobsbawm a
presença da política. Seu projeto assim como
seus métodos foram de uma complexidade
desde seu primeiro livro, passando pelos artigos
e incluindo até as mais informais entrevistas.
II. Sob a égide de valores que remontam ao século
XVIII Iluminista, senão mesmo ao humanismo
cívico renascentista, construiu e buscou delinear
de forma coerente toda a sua trajetória
intelectual.
III. O ideal da razão permeou, inclusive, seu olhar
retrospectivo em sua autobiografia: Tempos
Interessantes: uma vida no século XX. O
comunismo, para Hobsbawm, foi parte da
tradição da civilização moderna, desde as
“Revoluções Americana e Francesa”, ou seja,
do compromisso com a melhoria das condições
de vida de todos os seres humanos.
IV. Fundamentou sua própria concepção de
política, aquela que se desenvolve numa “esfera
pública”, “na qual as pessoas articulam suas
opiniões e se unem para alcançar objetivos
coletivos”.
V. Concebeu a política como um sistema, não
diferindo da definição apresentada por Robert
Dahl, a saber, “qualquer estrutura persistente de
relações humanas que envolva controle,
influência, poder ou autoridade, em medida
significativa”.
(1) CORREA, P. G. História, política e revolução em Eric Hobsbawm e François Furet. 2006. 241 folhas. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo (USP). Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponive is/8/8138/tde-06072007-120331/ptbr.php> . Acesso em 20 ago. 2016
A história do Tocantins é marcada por momentos de idas e vindas. Tendo em vista a criação da comarca no norte em 1809, podemos inferir que:
Os itens a seguir fazem parte da integração entre a
História e cursos no eixo tecnológico de
Informação e comunicação, neste caso a história da
computação.(1)
Analise-os, julgue-os e assinale a alternativa
correta.
I. A segunda geração (1956 - 1963) foi
impulsionada pela invenção do transistor (1948)
e em 1956 já se produziam computadores com
esta tecnologia. Apareceram também os
modernos dispositivos, tais como as
impressoras, as fitas magnéticas, os discos para
armazenamento, etc. Os computadores
passaram a ter um desenvolvimento rápido,
impulsionados principalmente por dois fatores
essenciais: os sistemas operacionais e as
linguagens de programação.
II. Os circuitos integrados propiciaram um novo
avanço e com eles surgiram os computadores de
terceira geração (1964 - 1970). As tecnologias
LSI, VLSI e ULSI† abrigam milhões de
componentes eletrônicos em um pequeno
espaço ou chip, iniciando a quarta geração, que
vem até os dias de hoje (2016).
III. Os atuais avanços em pesquisa e o projeto de
novas tecnologias para os computadores estão
possibilitando o surgimento da quinta geração.
Dois avanços que configuram um divisor de
águas são o processamento paralelo, que
quebrou o paradigma de von Neumann, e a
tecnologia dos supercondutores.
IV. A partir de 1975, com a disseminação dos
circuitos integrados, a Computação deu um
novo salto em sua história, proporcionado pelo
surgimento e desenvolvimento da indústria dos
computadores pessoais e, principalmente, pelo
aparecimento da computação multimídia. Com
o aparecimento dos microcomputadores,
rompeu-se a barreira de deslumbramento que
cercava as grandes máquinas e seu seleto
pessoal que as manipulava, e surgiu a
possibilidade da transferência do controle do
computador para milhares de pessoas,
assistindo-se à sua transformação em um bem
de consumo.
V. No início da década de 1990, ocorreu uma
difusão intensa do paradigma da orientação a
objeto(2). Este paradigma esteve em gestação
por cerca de 30 anos e as novas tecnologias
como a Internet (...). O crescimento da Internet
e o “comércio eletrônico” introduziram novas
dimensões de complexidade no processo de
desenvolvimento de programas.
Desde 2009 a Comunidade Surda acirrou a luta pela educação bilíngue. Um dos reflexos dessa luta pode ser visto na Lei 13.146/15, a chamada Lei da Inclusão. O capítulo IV dessa lei fala do direito à educação. Em relação à Educação de Surdos, a lei cita que o poder público deve assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:
Qual desses parâmetros, obrigatoriamente, aparece em qualquer sinal produzido?
Segundo Quadros e Karnopp (2004, p. 47), “A fonologia das línguas de sinais é o ramo da linguística que objetiva identificar a estrutura e a organização dos constituintes fonológicos, propondo modelos descritivos e explanatórios”. Para as autoras, essa ciência teria duas tarefas principais para as línguas de sinais. São elas:
Ensinar língua materna com foco no ensino da
gramática demanda atentar-se ao fato de que há
diferentes tipos de gramática. Assim, cada tipo
específico de gramática que é trabalhado em sala de
aula resulta em atividades distintas e atendem a
objetivos diferentes de ensino. Sobre os diferentes
tipos de gramática, relacione as colunas a seguir e
assinale a alternativa que representa a sequência
correta.
(1) Gramática histórica
(2) Gramática gerativa
(3) Gramática cognitivo-funcional
(4) Gramática tradicional
( ) Surge a partir dos estudos de Chomsky na década de 50 . Ela analisa a estrutura gramatical das
línguas, percebendo a linguagem como reflexo de
um conjunto de princípios inatos.
( ) Amplia o escopo dos estudos linguísticos para
além da estrutura, incluindo também o evento de
fala. Ela analisa a estrutura gramatical e também a
situação de comunicação.
( ) Também chamada de gramática normativa, é
comumente utilizada nas escolas e dedica-se ao
estudo da norma culta de uma língua.
( ) Volta-se para o estudo da sequência de fases
evolutivas de uma língua, portanto acompanha as
fases de desenvolvimento de uma língua desde sua
origem.
Estudiosos mundo afora têm se dedicado a responder questões inerentes à aquisição das línguas. Dentre as hipóteses existentes para explicar a aquisição da linguagem, assinale a alternativa que apresenta afirmações relacionadas à hipótese do inatismo.
Leia o poema Pronminais de Oswald de Andrade.
Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da nação brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro
Esse texto poderia ser utilizado em uma aula de
português para fomentar discussões e reflexões
sobre:
Mais do que a definição de um objeto de estudo da Sociologia, a concepção de sociedade é fundamental às Ciências Sociais. Isto é, tal concepção precede e orienta a formulação de métodos e definição de objeto. Desse modo, assinale a alternativa incorreta, no que diz respeito às concepções de sociedade para os autores clássicos da Sociologia:
“Se houve alguma transformação na economia
política do capitalismo do final do século XX,
cabe-nos estabelecer quão profunda e fundamental
pode ter sido a mudança. São abundantes os sinais
e marcas de modificações radicais em processos de
trabalho, hábitos de consumo, configurações
geográficas e geopolíticas, poderes e práticas do
Estado etc.” (HARVEY, David. “Condição PósModerna”.
São Paulo: Ed. Loyola, 2001 pg.118)
Como estratégia de adaptação a essas mudanças,
vários países adotaram conjuntos de politicas
econômicas sob a égide do chamado
Neoliberalismo. No Brasil, essa influência pode ser
percebida em diversas decisões governamentais a
partir, principalmente, do governo Collor (1990-
1992). Nesse sentido, destacam-se:
I. Um maior controle do mercado financeiro por
parte do Estado e pouca autonomia para os
bancos, sejam eles privados ou estatais;
II. Privatização de grande parte das Empresas
Estatais e abertura do mercado para o Capital
estrangeiro;
III. Fortalecimento das leis trabalhistas, além de
garantias consolidadas, como um sistema
previdenciário mais forte;
IV. Diminuição do papel do Estado em todas as
áreas, inclusive na Educação com a expansão
do setor privado.
Sobre a forma como o Neoliberalismo foi
absorvido pelo Estado brasileiro nos últimos
governos, é correto no que se afirma nos itens:
Em Repensando a Antropologia, o antropólogo britânico Edmund Leach afirmou que existem dois tipos de antropólogos. Segundo ele, o “protótipo do primeiro foi Sir James Frazer (1845-1941), autor de The Golden Bough.(...) homem de saber monumental que não tinha experiência direta com a vida dos povos primitivos sobre os quais escreveu (...) O protótipo do segundo passou boa parte de sua vida acadêmica analisando dados colhidos em sua experiência de campo”. Neste caso, Leach está fazendo referência ao estudioso que inovou os estudos antropológicos com o chamado trabalho de campo, na verdade o inventor dele. Tal antropólogo é: