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Questões de Concurso IF-TO – Aprova Concursos
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A poluição atmosférica é uma das consequências da maioria das atividades industriais, sendo que métodos de controle devem ser empregados para minimizar os impactos causados. Marque a alternativa que não é um método de controle da poluição do ar:

Entre os anos de 1894-1930, período conhecido como “República Velha”, o Brasil esteve sob o domínio de setores das oligarquias rurais de Minas Gerais e São Paulo, grupos que contavam com o apoio político de lideranças de outros Estados. Considerando este contexto e sua relação com o antigo norte goiano, atual Tocantins, é correto afirmar que:

As fontes de poluição do ar são qualquer forma de matéria sólida, líquida ou gasosa presentes na atmosfera em quantidade e concentração que estejam em desacordo com o estabelecido pela legislação ambiental. Os poluentes atmosféricos são geralmente classificados como primários ou secundários. Marque a alternativa que apresenta somente poluente primários:

Sobre Hobsbawm(1)
“Se eu me arrependo? Não, não creio. Tenho plena consciência de que a causa que abracei revelou-se infrutífera. Talvez não devesse ter seguido esse caminho. Mas, por outro lado, se os homens não cultivam o ideal de um mundo melhor, eles perdem algo. Se o único ideal dos homens é a busca da felicidade pessoal, por meio do acúmulo de bens materiais, a humanidade é uma espécie diminuída” Eric Hobsbawm - 1999
Com base nas publicações de Eric Hobsbawm analise os itens abaixo, julgue-os e assinale a alternativa correta.
I. Seria necessário muito esforço para vislumbrar no conjunto da obra de Eric Hobsbawm a presença da política. Seu projeto assim como seus métodos foram de uma complexidade desde seu primeiro livro, passando pelos artigos e incluindo até as mais informais entrevistas.
II. Sob a égide de valores que remontam ao século XVIII Iluminista, senão mesmo ao humanismo cívico renascentista, construiu e buscou delinear de forma coerente toda a sua trajetória intelectual.
III. O ideal da razão permeou, inclusive, seu olhar retrospectivo em sua autobiografia: Tempos Interessantes: uma vida no século XX. O comunismo, para Hobsbawm, foi parte da tradição da civilização moderna, desde as “Revoluções Americana e Francesa”, ou seja, do compromisso com a melhoria das condições de vida de todos os seres humanos.
IV. Fundamentou sua própria concepção de política, aquela que se desenvolve numa “esfera pública”, “na qual as pessoas articulam suas opiniões e se unem para alcançar objetivos coletivos”.
V. Concebeu a política como um sistema, não diferindo da definição apresentada por Robert Dahl, a saber, “qualquer estrutura persistente de relações humanas que envolva controle, influência, poder ou autoridade, em medida significativa”. (1) CORREA, P. G. História, política e revolução em Eric Hobsbawm e François Furet. 2006. 241 folhas. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo (USP). Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponive is/8/8138/tde-06072007-120331/ptbr.php> . Acesso em 20 ago. 2016

A história do Tocantins é marcada por momentos de idas e vindas. Tendo em vista a criação da comarca no norte em 1809, podemos inferir que:

Os itens a seguir fazem parte da integração entre a História e cursos no eixo tecnológico de Informação e comunicação, neste caso a história da computação.(1)
Analise-os, julgue-os e assinale a alternativa correta.
I. A segunda geração (1956 - 1963) foi impulsionada pela invenção do transistor (1948) e em 1956 já se produziam computadores com esta tecnologia. Apareceram também os modernos dispositivos, tais como as impressoras, as fitas magnéticas, os discos para armazenamento, etc. Os computadores passaram a ter um desenvolvimento rápido, impulsionados principalmente por dois fatores essenciais: os sistemas operacionais e as linguagens de programação.
II. Os circuitos integrados propiciaram um novo avanço e com eles surgiram os computadores de terceira geração (1964 - 1970). As tecnologias LSI, VLSI e ULSI† abrigam milhões de componentes eletrônicos em um pequeno espaço ou chip, iniciando a quarta geração, que vem até os dias de hoje (2016).
III. Os atuais avanços em pesquisa e o projeto de novas tecnologias para os computadores estão possibilitando o surgimento da quinta geração.
Dois avanços que configuram um divisor de águas são o processamento paralelo, que quebrou o paradigma de von Neumann, e a tecnologia dos supercondutores.
IV. A partir de 1975, com a disseminação dos circuitos integrados, a Computação deu um novo salto em sua história, proporcionado pelo surgimento e desenvolvimento da indústria dos computadores pessoais e, principalmente, pelo aparecimento da computação multimídia. Com o aparecimento dos microcomputadores, rompeu-se a barreira de deslumbramento que cercava as grandes máquinas e seu seleto pessoal que as manipulava, e surgiu a possibilidade da transferência do controle do computador para milhares de pessoas, assistindo-se à sua transformação em um bem de consumo.
V. No início da década de 1990, ocorreu uma difusão intensa do paradigma da orientação a objeto(2). Este paradigma esteve em gestação por cerca de 30 anos e as novas tecnologias como a Internet (...). O crescimento da Internet e o “comércio eletrônico” introduziram novas dimensões de complexidade no processo de desenvolvimento de programas.

Desde 2009 a Comunidade Surda acirrou a luta pela educação bilíngue. Um dos reflexos dessa luta pode ser visto na Lei 13.146/15, a chamada Lei da Inclusão. O capítulo IV dessa lei fala do direito à educação. Em relação à Educação de Surdos, a lei cita que o poder público deve assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:

Qual desses parâmetros, obrigatoriamente, aparece em qualquer sinal produzido?

Segundo Quadros e Karnopp (2004, p. 47), “A fonologia das línguas de sinais é o ramo da linguística que objetiva identificar a estrutura e a organização dos constituintes fonológicos, propondo modelos descritivos e explanatórios”. Para as autoras, essa ciência teria duas tarefas principais para as línguas de sinais. São elas:

Ensinar língua materna com foco no ensino da gramática demanda atentar-se ao fato de que há diferentes tipos de gramática. Assim, cada tipo específico de gramática que é trabalhado em sala de aula resulta em atividades distintas e atendem a objetivos diferentes de ensino. Sobre os diferentes tipos de gramática, relacione as colunas a seguir e assinale a alternativa que representa a sequência correta.
(1) Gramática histórica
(2) Gramática gerativa
(3) Gramática cognitivo-funcional
(4) Gramática tradicional
( ) Surge a partir dos estudos de Chomsky na década de 50 . Ela analisa a estrutura gramatical das línguas, percebendo a linguagem como reflexo de um conjunto de princípios inatos.
( ) Amplia o escopo dos estudos linguísticos para além da estrutura, incluindo também o evento de fala. Ela analisa a estrutura gramatical e também a situação de comunicação.
( ) Também chamada de gramática normativa, é comumente utilizada nas escolas e dedica-se ao estudo da norma culta de uma língua.
( ) Volta-se para o estudo da sequência de fases evolutivas de uma língua, portanto acompanha as fases de desenvolvimento de uma língua desde sua origem.

Estudiosos mundo afora têm se dedicado a responder questões inerentes à aquisição das línguas. Dentre as hipóteses existentes para explicar a aquisição da linguagem, assinale a alternativa que apresenta afirmações relacionadas à hipótese do inatismo.

Leia o poema Pronminais de Oswald de Andrade. Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da nação brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro
Esse texto poderia ser utilizado em uma aula de português para fomentar discussões e reflexões sobre:

Mais do que a definição de um objeto de estudo da Sociologia, a concepção de sociedade é fundamental às Ciências Sociais. Isto é, tal concepção precede e orienta a formulação de métodos e definição de objeto. Desse modo, assinale a alternativa incorreta, no que diz respeito às concepções de sociedade para os autores clássicos da Sociologia:

“Se houve alguma transformação na economia política do capitalismo do final do século XX, cabe-nos estabelecer quão profunda e fundamental pode ter sido a mudança. São abundantes os sinais e marcas de modificações radicais em processos de trabalho, hábitos de consumo, configurações geográficas e geopolíticas, poderes e práticas do Estado etc.” (HARVEY, David. “Condição PósModerna”. São Paulo: Ed. Loyola, 2001 pg.118)
Como estratégia de adaptação a essas mudanças, vários países adotaram conjuntos de politicas econômicas sob a égide do chamado Neoliberalismo. No Brasil, essa influência pode ser percebida em diversas decisões governamentais a partir, principalmente, do governo Collor (1990- 1992). Nesse sentido, destacam-se:
I. Um maior controle do mercado financeiro por parte do Estado e pouca autonomia para os bancos, sejam eles privados ou estatais;
II. Privatização de grande parte das Empresas Estatais e abertura do mercado para o Capital estrangeiro;
III. Fortalecimento das leis trabalhistas, além de garantias consolidadas, como um sistema previdenciário mais forte;
IV. Diminuição do papel do Estado em todas as áreas, inclusive na Educação com a expansão do setor privado.
Sobre a forma como o Neoliberalismo foi absorvido pelo Estado brasileiro nos últimos governos, é correto no que se afirma nos itens:

Em Repensando a Antropologia, o antropólogo britânico Edmund Leach afirmou que existem dois tipos de antropólogos. Segundo ele, o “protótipo do primeiro foi Sir James Frazer (1845-1941), autor de The Golden Bough.(...) homem de saber monumental que não tinha experiência direta com a vida dos povos primitivos sobre os quais escreveu (...) O protótipo do segundo passou boa parte de sua vida acadêmica analisando dados colhidos em sua experiência de campo”. Neste caso, Leach está fazendo referência ao estudioso que inovou os estudos antropológicos com o chamado trabalho de campo, na verdade o inventor dele. Tal antropólogo é:

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