No cenário atual, em um ambiente dinâmico, na Gestão de Pessoas, a avaliação de desempenho constitui um meio para melhorar a qualidade do trabalho e a qualidade de vida dentro das organizações. Assinale a alternativa correta.
Sobre a gestão de projetos e de acordo com uma visão geral sobre suas diversas possibilidades, assinale a alternativa correta.
Leia as afirmações abaixo que tratam sobre
liderança:
I. A liderança não é apenas um atributo de uma
pessoa ou de um grupo, mas um processo social
complexo.
II. A liderança autocrática é o estilo de liderança
orientado para a tarefa, para a consideração ou
para o grupo.
III. No estilo de liderança bidimensional, o líder
pode dar muita ou pouca ênfase para a tarefa e,
ao mesmo tempo, muita ou pouca ênfase para
as pessoas.
IV. A capacidade de liderar está intimamente ligada
com o processo da motivação em sua situação
de mútua dependência entre líder e liderados.
V. No estilo de liderança democrático, ocorre a
liderança participativa e orientada para as
pessoas, sendo dirigidas para o planejamento e
a organização.
Henry Ford (1863-1947), fundador da Ford Motor Co., utilizando o sistema de concentração vertical e horizontal, idealizou a linha de montagem móvel, o que lhe permitiu a produção em série. Quais são os princípios dessa produção?
Todo administrador deve compreender os mecanismos básicos da motivação, sendo considerado o processo pelo qual o comportamento humano é incentivado, estimulado ou energizado por alguns tipos de motivo ou razão (MAXIMINIANO, 2011), Desta forma, assinale a opção incorreta:
Várias sessões de exercícios aeróbicos produzem
adaptações no sistema cardiovascular, como:
diminuição em repouso da pressão arterial
sistêmica e aumento do ventrículo esquerdo. Além
das adaptações no sistema cardiovascular, marque a
alternativa que aponta uma adaptação positiva
decorrente dos exercícios aeróbicos no sistema
nervoso:
A biomecânica se propõe a estudar, entre outros assuntos, as alavancas do corpo humano. Nas alavancas de primeira classe:
O princípio da sobrecarga progressiva (ou
crescente) é resultante de uma relação entre os
estímulos, as adaptações que estes causam e o
aumento da sobrecarga. Marque a alternativa que
indica as características deste princípio:
I. As exigências feitas aos atletas devem ser
aumentadas de forma sistemática quanto aos
parâmetros de: condicionamento físico,
coordenação, técnica, tática, força de vontade,
etc.
II. O intervalo entre o aumento dos estímulos deve
ser obedecer ao tempo de treinamento, ao nível
de desempenho esportivo, à idade física do
atleta e à idade biológica.
III. O aumento do volume do treinamento como
uma das possibilidades para o aumento da
sobrecarga.
IV. Priorização do sistema ATP-CP durante o
treinamento.
Historicamente, as influências militares sobre a
educação física e a ginástica escolar evidenciavam
a utilização de atividades estritamente práticas, as
quais objetivavam o aprendizado e o
aprimoramento técnico. Darido (1995) relata que,
até a década de 1980, era claramente observável
uma ênfase na formação esportivista do professor
de educação física escolar, que estava ligada ao
esporte de rendimento máximo. Dessa forma,
valorizava-se a seleção dos mais habilidosos, sendo
que, para cumprir tais finalidades, os profissionais
de educação física eram formados na perspectiva
do “saber fazer para ensinar”.
Contrapondo-se a esse modelo, em meados da
década de 1980, algumas Instituições de Ensino
Superior lançaram novas propostas curriculares em
que a ênfase passou a ser o conhecimento
científico. Dessa forma, a formação do profissional
de educação física deixa de ter sua ênfase na prática
de modalidades esportivas para a valorização da
teoria. Essa nova perspectiva baseia-se na premissa
de que o ensino é ou deveria ser uma ciência.
Assim, a solução dos problemas práticos na
educação física deve ser proveniente de estudos
acadêmicos que, por meio de princípios universais
de ensino e generalizações, viabilizem a construção
de uma única e grande teoria. Na tentativa de
atenuar esse afastamento entre teoria e prática na
formação curricular presentes nessas duas
propostas, Darido (1995) sugere que seja adotado
um modelo curricular em que a prática de ensino
não se faça presente apenas no final da formação,
mas que possibilite e estimule a prática desde a
formação inicial, por meio de uma reflexão na ação
e sobre a ação.
Nesse contexto, Marcellino (1995) relata a
existência de uma falsa dicotomia entre teoria e
prática na educação física. Para esse autor, teoria e
prática não podem ser vistos como antagônicas,
mas como algo englobado em um conceito único.
Geralmente, a teoria é vista como um discurso que
se mostra distante da realidade e da experiência
vivida. Já a prática é, muitas vezes, vista como uma
experiência desvinculada da teoria, o que implica
caracterizá-la como uma ação desprovida de
sentido. Na educação física, essa problemática é
ainda mais intensa, pois existe uma tendência de
associar a prática da educação física
exclusivamente à realização de alguma modalidade
esportiva ou atividade corporal, o que torna a
relação com a teoria ainda mais restrita. Uma
abordagem crítica da educação física pressupõe que
o professor deverá selecionar os conteúdos nas
aulas de modo a propiciar ao aluno a leitura da
realidade sociocultural em que ele está inserido.
Nesse contexto, a educação física passa a ser
entendida como uma disciplina que trata de um tipo
de conhecimento denominado cultura corporal, que
tem como temas o jogo, a ginástica, o esporte, a
dança, as lutas e demais formas de manifestação do
movimento. Para tanto, torna-se imprescindível que
o professor realize o planejamento de suas aulas,
considerando as características dos alunos, suas
vivências e experiências, bem como o contexto
sociocultural no qual a escola encontra-se.
As diversas abordagens da educação física escolar e
suas relações com Filosofia, História e Sociologia
identificam a necessidade de superar a dicotomia
entre teorias educacionais e organização didática de
sua prática docente. Para elaborar o planejamento
das atividades pedagógicas é correto que o
professor:
Sobre as relações entre mídia e corpo é incorreto
afirmar:
Segundo o Coletivo de Autores, (apud
CAPARROZ, 1997 p. 132), o esporte apresenta
uma grande tendência a possuir: “princípios de
rendimento atlético, competição, comparação de
rendimento e recordes, regulamentação rígida,
sucesso no esporte como sinônimo de vitória,
racionalização de meios e técnicas". Entretanto, o
esporte para estar na escola, e ser ensinado na
escola, isto é, tornar-se um esporte “da" escola,
deve ser ressignificado, reelaborado consolidado
em uma práxis educativa para além da repetição e
da mecanização, da finalidade única da técnica e do
rendimento, em que os mais fracos e os menos
habilidosos são colocados à margem e marcados
pela exclusão.
A partir da leitura acima questionamos: Que
esporte nós temos e que esporte queremos no
âmbito escolar? Por que alguns esportes estão
presentes na escola e outros não? A hegemonia do
esporte está presente na escola?
Ao buscar aprofundar e discutir questões teóricometodológicas
da Educação Física, tomando-a
como matéria escolar que trata, pedagogicamente,
de temas da cultura corporal de movimento,
estamos dizendo que estes temas são:
A Legislação Ambiental Brasileira, por meio das Resoluções CONAMA 357/2005 e 430/2011, estabelecem os padrões de qualidade dos corpos d'águas e os critérios de lançamento de efluentes. Marque alternativa correta:
Surgida na França, durante a década de 1920, esta tendência historiográfica estabeleceu a relevância de aspectos da vida privada, da cultura e das mentalidades como temas dignos da pesquisa histórica. Ao admitirem a contribuição de outras ciências, terminaram por ampliar o conceito de tempo histórico e propuseram novos objetos e procedimentos metodológicos. O trecho acima refere-se à/ao:
Analise as afirmativas abaixo, sobre as várias opções de tecnologias de tratamento de esgoto: I. Reator Anaeróbio (UAS Anaeróbio – Tecnologia com alta remoção de nutrientes, principalmente fósforo; II. Filtro Anaeróbio seguido de Lagoa facultativa – Tecnologia com alta remoção de nitrogênio e fósforo; III. Lodos Ativados (com tanque anóxico e anaeróbio) seguido de tratamento físico químico com cloreto férrico – Tecnologia com alta remoção de matéria orgânica e fósforo; IV. Lagoa Anaeróbia seguida de Lagoa Facultativa - Tecnologia com baixa remoção de matéria orgânica e alta remoção de nitrogênio e fósforo; Assinale a alternativa que apresenta a (s) afirmativa (s) correta (s).
“As teorias e práticas mercantilistas estão
inseridas no contexto da transição do Feudalismo
para o Capitalismo, possuindo ainda características
marcantes das estruturas econômicas feudais e já
diversos fatores que serão mais tarde identificados
com características capitalistas, não sendo nenhum
dos dois sistemas, no entanto. O termo
mercantilismo define os aspectos econômicos desse
processo de transição. Se o mercantilismo tem sua
contraparte política no Estado absoluto, no campo
social tem relação com a estrutura social
comumente conhecida como sociedade do Antigo
Regime.” (SILVA, Kalina V. & SILVA, Maciel
Henrique. “Dicionário de conceitos históricos”. São
Paulo : Contexto, 2009, p. 283-284).
Das práticas apresentadas abaixo, qual não pode ser
identificada como pertencente ao mercantilismo: