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Questões de Concurso IBGE – Aprova Concursos

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Os planos de desenvolvimento de pessoas nas organizações, independentemente da modalidade escolhida pela área de educação corporativa, devem ser regidos por etapas bem definidas e que funcionem de forma sistêmica. As etapas do sistema de desenvolvimento de pessoas são:

Determinado Design Instrucional foi contratado por uma importante empresa. No seu primeiro mês de trabalho lhe foi solicitado que acompanhasse um curso que acontecia em cinco turmas distintas, cada uma com um professor. Ele observou vários pontos em comum entre os professores – domínio do conteúdo, comprometimento com o curso e abertura para a participação dos alunos. Havia também algumas diferenças entre eles – os slides de alguns estavam mais ergonômicos, alguns tinham dificuldade de respeitar os horários dos intervalos e algumas turmas estavam mais dispersas que outras. Ele notou ainda que apenas um desses professores utilizou em sala de aula outros recursos didáticos além da apresentação de slides e da exposição dialogada do conteúdo. Tendo observado que esse professor foi justamente aquele que obteve melhor avaliação dos alunos, o Design Instrucional contratado deveria incluir em seu relatório uma sugestão de que os demais professores:

A aprendizagem humana pode ser categorizada de diferentes formas. As ações da área de Treinamento, Desenvolvimento e Educação nas organizações estão passando por importantes mudanças, tendendo a considerar cada vez mais a aprendizagem:

Uma grande instituição pública estava realizando um concurso que tinha prova prática para design instrucional. Na referida prova, era solicitado que os candidatos elaborassem um projeto de solução educacional em que as estratégias de aprendizagem e as atividades propostas estivessem embasadas nos princípios da Andragogia. Para obter nota máxima nessa questão, o candidato deveria propor estratégias de aprendizagem e atividades que tomassem por base os conceitos de:

A educação tradicional do início do Século XX era caracterizada pelo imobilismo, pela descontextualização escola e vida e pelo processo de ensino-aprendizagem centrado no professor. Tal realidade também estava presente nas ações educacionais no ambiente empresarial. Mas avanços na Educação trouxeram importantes mudanças, com uma educação voltada aos interesses dos participantes, com projetos integrados, aprendizagem ativa, valorização da experiência e do trabalho, atividades em grupo, cooperação e participação. Nesse novo contexto, as organizações passam a solicitar projetos educativos interdisciplinares que se caracterizam por:

Jussélio foi contratado para rever o sistema de gestão em Educação a Distância de uma organização de grande porte. Jussélio observou que o sistema de gestão estava organizado por links que funcionavam como subsistemas. A ideia é que os assuntos comuns a uma mesma área de gestão estivessem agrupados em conjunto para facilitar a consulta e a extração de dados. Contudo, em alguns links, havia informações que correspondiam a outro subsistema, ou seja, que estavam em um link (categoria) inadequado. Um exemplo de link cujo conteúdo precisava ser mais bem agrupado era:

Sueli era a coordenadora de uma equipe responsável pela área de educação corporativa. Ela recebeu uma demanda da diretoria para definir as competências específicas do setor de produção da empresa. Sueli decidiu, então, preparar uma oficina de trabalho para a sua equipe na qual apresentaria alguns princípios para desenvolver uma lista de competências. Considerando o estágio atual dos conhecimentos na área, Sueli deveria incluir em sua lista o seguinte princípio:

Suponha que, de um baralho normal, contendo 52 cartas de quatro naipes, é extraído, sem reposição e aleatoriamente, um total de quatro cartas. Se a carta “Ás” é equivalente a uma figura (ou seja, são 4 figuras e 9 números de cada naipe), é correto afirmar que a probabilidade de que todas sejam:

Sabe-se que as notas de uma prova têm distribuição Normal

com média μ = 6,5 e variância α = 4²

. Adicionalmente, são

conhecidos alguns valores tabulados da normal-padrão.

Onde,

é a função distribuição acumulada da Normal Padrão.

Considerando-se que apenas os 10% que atinjam as maiores notas

serão aprovados, a nota mínima para aprovação é:

A área de educação corporativa está em transição em vários aspectos. Cada vez mais se buscam mecanismos que articulam aprendizagens individuais e coletivas, de forma a construir e consolidar uma cultura de organização aprendente. Para alcançar esse perfil de “organizações que aprendem”, a empresa precisa estar estruturada sob o paradigma da:

A literatura indica variações na natureza e na extensão da educação aberta. São princípios fundamentais que marcam o conceito de educação aberta:

Soluções voltadas para situações de aprendizagem e de desenvolvimento de competências a partir do uso de métodos ativos apresentam uma estrutura comum, que adota a seguinte sequência: ( 1) Contextualização e Mobilização; (2 ) Atividade de Aprendizagem; ( 3) Organização da Atividade de Aprendizagem; ( 4) Coordenação e Acompanhamento; ( 5) Análise e Avaliação da Atividade de Aprendizagem; ( 6) Outras Referências; e ( 7) Síntese e Generalização. A etapa que propõe o envolvimento dos participantes no enfrentamento de um desafio, na resolução de um problema, na realização de uma pesquisa, no desenvolvimento de um projeto, na participação em um jogo ou dramatização é denominada:

Os objetivos instrucionais correspondem à meta de determinada ação educacional e deve indicar para que serve o objeto de aprendizagem, como deve ser mensurado e como pode ser utilizado. Para que indique essas informações, o objetivo instrucional deve ser formado por três partes, a saber:

De acordo com a Portaria/MP nº 208, de 25 de julho de 2006, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o Sistema de Gestão por Competência é:

A política e as diretrizes para o desenvolvimento de pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional prevê que:

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