O problema a seguir explora uma ideia recorrente no estudo de processos de contagem:
Em um grupo de 3 professores e 8 estudantes, deseja-se formar comissões de 5 pessoas. Quantas comissões podem ser formadas com pelo menos um professor?
Um estudante selecionou um dentre os três professores e, a seguir, quatro dentre as 10 pessoas restantes. A resposta que apresentou foi 3 ∙
Considere a expressão
O valor de S é igual a
O valor de
A respeito da função real definida por
Um ponto P(x, y) é escolhido aleatoriamente no círculo de raio 1, centrado na origem.
Seja R a região definida por R = {(x, y) ∈ IR2,|x − y| ≤ 1}.
A probabilidade de o ponto P pertencer à região R é
O poeta João Cabral de Melo Neto está inserido, segundo a crítica literária tradicional, na terceira geração modernista. As principais características do projeto literário dessa geração são,
Uma das funções contemporâneas dos estudos literários é a revisão do cânone, dando publicidade às vozes sociais que foram recalcadas pela tradição por razões que nem sempre corresponderam à da qualidade estética. É o caso de Quarto de despejo, romance em forma de diário em que a favela não é apresentada por um intelectual consagrado, mas pela própria favelada.
No Texto VII, a percepção aguda da narradora quanto à opressão vivida nas relações sociais estabelecidas na favela põe em destaque o(a)
Apesar de os textos VIII e IX serem de gêneros diferentes, eles pertencem à mesma esfera discursiva: o domínio jornalístico. Além disso, ambos foram publicados na mesma época (final de junho de 2018) e retratam dois fatos concomitantes: a Copa do Mundo 2018 e a morte de um estudante atingido durante um confronto entre policiais e traficantes na favela da Maré, no Rio de Janeiro.
Ao comparar os textos, é correto afirmar que o Texto VIII
A obra de Pedro Bandeira pode ser considerada um clássico entre os leitores infantojuvenis, não só pela liderança nas vendagens, como também pelo sucesso entre os jovens leitores do Brasil.
A escolha dessa obra e os trabalhos desenvolvidos sobre ela, para alunos do ensino fundamental II, deverão levar em conta
Assinale a alternativa que apresenta um aspecto que reforça a tese defendida pelo autor.
O trecho acima lança luzes sobre a emergência do modelo de produção flexível, fortemente marcado pela fragmentação do processo produtivo e com consequências sensíveis na complexificação da Divisão Internacional do Trabalho (DIT).
Assinale a alternativa que expressa uma dualidade espacial inerente à atual configuração da DIT.
O programa adotado pela maioria das escolas do Brasil para a 1ª série do ensino médio concentra muitos assuntos ligados à geografia física. A teoria da deriva continental é um dos pilares teóricos assumidos no conhecimento escolar para desenvolver temas que envolvem a formação geológica do planeta. Por ser uma teoria complexa e conter muitos detalhes, o desafio docente consiste em combinar a precisão teórica com a adequação da linguagem utilizada em sala de aula.
Todas as alternativas a seguir trazem assuntos importantes relacionados à teoria tectônica de placas. Identifique aquela em que a forma de apresentação do conteúdo traz, ao mesmo tempo, informações corretas, e linguagem adequada à 1a série do ensino médio.
Em livro recente, Gomes (2017) examina o que considera uma das mais importantes proposições de Humboldt, a Naturgemälde, termo que pode ser traduzido como “pintura da natureza". Trata-se de uma imagem presente em sua primeira grande publicação, que segundo Gomes era muito mais que uma mera ilustração de algo explicado no texto:
Após aprofundar a análise da imagem, Gomes afirma que, na prática e de maneira muito própria, Humboldt teria construído com a Naturgemälde um sistema original de informações geográficas.
Tal comparação se torna possível se considerarmos que os Sistemas de Informações Geográficas (SIG), assim como a Naturgemälde
O álcool benzílico é usado como solvente geral para tintas, lacas e revestimentos, a base de resinas epóxi. A reação desse álcool com uma solução aquosa ácida de permanganato de potássio produz um composto I que, após purificação, reage com excesso de etanol, sob catálise ácida, formando um produto orgânico II, também de aplicação industrial.
Os nomes dos compostos I e II são, respectivamente,
O metanol líquido pode ser obtido a partir da reação de síntese entre monóxido de carbono e gás hidrogênio. As entalpias de formação das substâncias citadas são, respectivamente, -238,4 kJ.mol-1 e -110,5 kJ.mol-1 .
O valor da variação de entropia da vizinhança desse sistema a 25°C, em J.K-1, é:
Leia atentamente o seguinte trecho retirado da obra Language and Science de Stanley Gerr: “O raciocínio tecnológico tende a identificar as coisas às suas funções. [...] a característica do operacionalismo torna o conceito sinônimo do conjunto correspondente de operações. Neste universo comportamental, as palavras e conceitos tendem a coincidir, ou melhor, o conceito tende a ser absorvido pela palavra".
No que diz respeito à relação entre filosofia, arte e ciências, assinale com V ou F conforme sejam verdadeiras ou falsas as seguintes afirmações, a partir do trecho citado.
( ) Este tipo de narrativa milita contra todo o desenvolvimento do significado.
( ) O enfraquecimento do significado previne a consciência da alienação.
( ) A padronização funcionalista inibe a capacidade criativa.
( ) A pesquisa do processual esgota a compreensão da contingência do status quo.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Leia atentamente o seguinte excerto: “Desse modo, o pensamento toma corpo no belo artístico e a matéria não é determinada externamente por ele, mas existe livre por si mesma, na medida em que o natural, o sensível, o ânimo e assim por diante possuem em si mesmos medida, finalidade e concordância e a intuição e o sentimento são igualmente elevados à universalidade espiritual, enquanto que o pensamento não só renuncia à sua hostilidade com a natureza, mas nela se asserena e o sentimento, o prazer e o fruir são legitimados e santificados; de tal modo que natureza e liberdade, sensibilidade e conceito encontram seu direito e satisfação em um só termo".
A partir do excerto do item “A Filosofia Kantiana", da obra Introdução à Estética de Hegel, atente para o que se afirma a seguir, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso:
( ) Na consideração da Crítica do Juízo, pensamento e matéria determinam-se por si mesmos, repetindo o dualismo coisa-em-si e fenômeno característico da outra Crítica.
( ) A arte pela lógica da gratificação, sobrepõe-se à lógica da repressão, o princípio de razão predominante.
( ) A verdade da arte é a libertação da sensibilidade através de sua reconciliação com a razão.
( ) A verdade não conceitual dos sentidos, como valor estético transcendente, veda a liberdade em face do princípio de realidade.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Husserl nos apresenta duas racionalidades contrastantes para a compreensão da estrutura sócio-histórica da razão científica: “o universo concreto da causalidade que se torna matemática aplicada. (...) mas o mundo da percepção e da experiência, no qual vivemos a totalidade da nossa vida privada (Lebenswelt = Mundo da Prática, Mundo da Vida), permanece como aquilo que é, em sua estrutura essencial, em sua própria causalidade concreta inalterada".
Considerando o enunciado acima, atente às seguintes afirmações e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O universo da instrumentalidade mental e física se revela a si mesma como objeto para uma subjetividade.
( ) O método científico está inerentemente limitado à alteração para um novo modo qualitativo de vida.
( ) Compreende-se a posição social do indivíduo como resultado direto da racionalidade tecnocientífica do processo de produção.
( ) A natureza controlada pelo aparato técnico moderno de produção objetiva e efetiva a melhoria de vida dos cidadãos.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Atente para a seguinte observação de Adorno:
“A lógica formal almejava validade universal para as leis do pensamento. (O homem teve que criar uma harmonia teórica para além da discórdia do real.) Todos os objetos do pensamento são universais mas, é igualmente verdade que o significado supraindividual, a universalidade do conceito não é meramente formal é constituída na inter-relação entre sujeitos (pensantes ou atuantes) e seu mundo.
Atente para o que se diz a seguir e, com base na observação de Adorno, assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) Sob a regra da lógica formal, a noção de conflito entre essência e aparência é prescindível, se não, insignificante.
( ) A lógica formal, não transcende sua própria estrutura, permanece analítica.
( ) Há uma dissociação entre a neutralidade semântica da lógica formal e a necessidade de domínio do aparato tecnocrático.
( ) A compreensão da lógica tecnológica destaca as contradições sociais da realidade estabelecida.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Considere um copo cilíndrico contendo água pura, com densidade aproximada de 1 kg/L. Por evaporação, o nível da água baixa 2 mm em 4 horas. Considere a área de contato da água com o ar sendo 20 cm2. Assim, a taxa de evaporação é, em g/h,
Considere um sistema de duas partículas de massa m1 e m2. Suponha que a soma de todas as forças externas atuando nesse sistema seja nula. Assuma que essas partículas colidem elasticamente. Sejam i, j e k os vetores unitários nas direções x, y e z respectivamente. Caso as velocidades das massas sejam V1=1i+1j+1k e V2=−1i−1j−1k antes da colisão, o momento linear total após a colisão é
Considere uma partícula que se desloca na atmosfera com velocidade V sob a ação do atrito proporcional ao módulo da velocidade. O vetor unitário que aponta na direção e sentido da força de atrito pode ser corretamente escrito como
Considere uma região do espaço em que o potencial elétrico é dado por U(x, y, z)=b(−x2/2−y2/2−z2/2), onde x, y e z são coordenadas de posição e b é uma constante. Uma carga puntiforme q na presença deste potencial elétrico sofre uma força dada por
Em um determinado pêndulo simples, o ângulo entre o fio e o eixo vertical é dado por =0,01∙sen(⍵t). Assim, é correto afirmar que o termo ⍵t
Atente para a seguinte figura que representa uma peça metálica de forma irregular, oca, com uma carga líquida igual a +22⨉10 -6C.
Na cavidade do condutor, essa peça possui uma carga Q = −12⨉10 -6C isolada. Considerando-se a permissividade elétrica ε0 na cavidade e R a distância da carga interna ao ponto P que fica no interior da parte metálica, é correto afirmar que o campo elétrico em N/C no ponto P é
Frequentemente dois movimentos harmônicos se combinam. O movimento é resultante das duas oscilações independentes. Considere os dois movimentos como x = xm cos (⍵t + φx) e y = ym cos (⍵t + φy). Se ym/xm = 2 e φx = φy – π/4, a figura desta combinação no espaço xy é um(a)
De acordo com a Lei n.º 13.303/2016, a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei e com patrimônio próprio, cujo capital social é integralmente detido pela União, pelos estados, pelo Distrito Federal ou pelos municípios, é a
Fundo público criado por meio de lei ordinária, com dotação genérica e sem especificação dos gastos concretos de sua atuação, será analisado pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais como
O princípio do equilíbrio orçamentário
No que diz respeito aos movimentos sociais e políticos ocorridos no Brasil no Período Regencial, é correto afirmar que