Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 167316 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • Certo
    • Errado

No dia 4 de maio de 2022, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/1996 foi alterada pela Lei nº 14.333/2022, para dispor sobre a garantia de mobiliário, equipamentos e materiais pedagógicos adequados à idade e às necessidades específicas de cada aluno.

Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(   ) Cadeiras e carteiras escolares que não correspondem à altura e peso dos alunos podem causar má postura da coluna vertebral e dores nas costas.
(   ) Não há necessidade de cada aluno ter seu próprio material pedagógico, pois as atividades coletivas são mais animadoras.
(   ) Ao organizar o número de alunos por sala de aula, deve-se levar em conta os espaços para os alunos cadeirantes.
(   ) Brinquedoteca é um espaço de recreação improvisado e pode conter qualquer tipo de brinquedo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Considerando os elementos semântico-textuais e as informações apresentadas, é possível aferir que, principalmente, a autora tem por objetivo

Um soldado do Corpo de Bombeiros está lidando com um princípio de incêndio utilizando um extintor de incêndio de CO2 em formato cilíndrico, cujo diâmetro é de 10 cm e a altura é de 40 cm. Sabe-se que, inicialmente, o cilindro está completamente cheio de CO2 e que a vazão máxima do gás é constante e igual 40 cm³/s.

Desse modo, se o soldado acionar o gatilho do cilindro de forma contínua, usando sua vazão máxima, o tempo que levará até que o gás em seu interior seja totalmente expelido está no intervalo de:

Recentemente, determinada corporação do corpo de bombeiros recebeu a ligação de um pai desesperado. Segundo ele, um filho inalou exaustivamente uma mistura de solventes orgânicos e passou a apresentar alucinações. A referida droga, na forma de solvente inalante, corresponde ao “lança perfume” ou popularmente conhecida como “loló”; é composta, basicamente, por uma mistura de éter eclorofórmio.

Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, as fórmulas moleculares do éter etílico e do clorofórmio.

São características das megacidades nos países em desenvolvimento, EXCETO:

Alunos que moram na zona rural são atendidos pelos Programas de Apoio ao Transporte do Escolar do Ministério da Educação que já consistiu em três programas diferentes:

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, relacionando o nome do programa a sua descrição. 

A aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), com vistas ao cumprimento do disposto no art. 214 da Constituição Federal, prevê uma vigência, a contar da publicação da Lei, de

Dadas as afirmativas acerca da Lei n° 10.861/2004,

I. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) objetiva assegurar o processo nacional de avaliação das instituições de educação superior.

II. O Sinaes avalia o desempenho acadêmico dos estudantes de graduação. 

III. A avaliação do desempenho dos estudantes dos cursos de graduação será realizada mediante aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

IV. O Sinaes será desenvolvido em cooperação com os sistemas de ensino dos Estados e do Distrito Federal.

verifica-se que estão corretas

São modalidades regulamentadas de ensino no Brasil:


I. Educação domiciliar; 
II. Educação à distância (EAD); 
III. Educação profissional ou técnica; 
IV. Educação de jovens e adultos (EJA). 

verifica-se que está/ão correta/s

Sobre a utilização das tecnologias da informação e comunicação na escola, a tirinha problematiza

Dadas as afirmativas sobre a charge,

I. Há, na imagem, um processo intertextual que obriga o interlocutor a fazer inferências e a construir analogias, elementos sem os quais a compreensão textual ficaria comprometida. 

II. Na charge, há uma crítica social apresentada na fala do menino: o discurso, não concretizado, de que a escola é o futuro para as crianças. 

III. Por meio de elementos visuais e verbais, o gênero textual em questão tem o objetivo de estabelecer uma opinião crítica e de persuadir o leitor, influenciando-o criticamente.

IV. Nas entrelinhas da charge, não se pode afirmar que exista qualquer tipo de comentário crítico, pois essa tem apenas a função de entreter o leitor.

V. O quadrinho constitui um gênero textual que apresenta, em primeiro plano, uma imagem do que seria a escola e uma faixa escrito “GREVE! ”. 

verifica-se que estão corretas apenas

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) atribui aos estabelecimentos de ensino a incumbência de elaborar e executar o Projeto Político-Pedagógico (PPP). Este, por sua vez, oferece condições para que a escola se organize e coloque em prática as estratégias, a fim de alcançar os seus objetivos. O princípio que norteia o Projeto Político-Pedagógico é denominado de princípio

Na vida profissional, o indivíduo desenvolve um relacionamento com os colegas de trabalho em diferentes níveis hierárquicos. Independentemente da afinidade, deve-se priorizar a realização de um bom trabalho. Nesse contexto, dadas as afirmativas,

I. A ética é oposta à justiça, que é indispensável.
II. A cordialidade atua como barreira para uma boa relação no trabalho.                                                                                                        III. Para uma relação saudável, é necessário se fazer ouvir, sem troca.                                                                                                          IV. A empatia amplia nossa percepção da realidade. Para praticá-la, saber ouvir é fundamental.

verifica-se que está/ão correta/s

A comunicação na escola é essencial para a troca de conhecimentos, para a promoção de melhorias e de mudanças e para o desenvolvimento social e pedagógico. Acerca de uma boa comunicação, dadas as afirmativas, 

I. O repasse de informações para o público externo da escola (pais e alunos) deve existir de forma clara e objetiva.
II. A comunicação interna é um princípio essencial para tornar o trabalho mais eficiente e interligar os colaboradores e toda a equipe escolar. 
III. A tecnologia deve ser usada a serviço da comunicação.

verifica-se que está/ão correta/s

Q858006 -

De acordo com as disposições da Lei n.o 8.078/1990, julgue os itens de 101 a 110. 

O fabricante, o produtor, o construtor, seja ele nacional ou estrangeiro, e o importador respondem, independentemente da existência 
de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos decorrentes de projeto, de fabricação, de construção, de montagem, de fórmulas, de manipulação, de apresentação ou de acondicionamento de seus produtos, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua utilização e seus riscos.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282