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Do ponto de vista sociológico, mudança social é toda transformação observável no tempo que afeta, de modo não provisório ou efêmero, a estrutura ou o funcionamento da organização social de uma dada coletividade, modificando o curso de sua história. Esse processo de mudança social ocorre, EXCETO devido a fatores

O texto abaixo apresenta uma definição de movimento social:

Em relação aos movimentos sociais, NÃO é correto afirmar:

Nas sociedades modernas, o Estado democrático de Direito constitui-se como uma das instituições mais importantes que tem como principal objetivo o controle social e a tentativa de superação de problemas relacionados à saúde, educação, segurança e economia, dentre outros. O Estado representa as maneiras como os indivíduos vêm se organizando socialmente, nos últimos séculos, resultado das transformações políticas e sociais que atingem diretamente suas vidas.

A respeito das características do Estado democrático, NÃO é correto afirmar:

A Sociologia da Educação é uma disciplina que se dedica a estudar os processos sociais de ensino e aprendizagem, abrangendo aspectos institucionais e organizacionais, assim como as relações sociais que compreendem os indivíduos inseridos neste meio e nestes processos.

São temas de interesse da Sociologia da Educação, EXCETO:

A partir dos anos 70 do século passado, a questão quilombola foi recolocada no contexto nacional com a "descoberta das comunidades quilombolas", devido, em grande parte, ao movimento negro contemporâneo e ao exercício intelectual de autores como Abdias do Nascimento, Clóvis Moura, Beatriz Nascimento, Lélia Gonzalez, Joel Rufino e Kabengele Munanga, entre outros. Ao lado disso, é importante mencionar a mobilização política que culminou na publicação do artigo 68 das Disposições Constitucionais Transitórias (Constituição Federal de 1988), que dá aos quilombolas o direito à titulação das terras por eles ocupadas.

Joseane Maia Silva Santos. Comunidades quilombolas, suas lutas, sonhos e utopias. Internet: (com adaptações).

Considerando o tema do texto antecedente e os vários aspectos antropológicos a ele relacionados, julgue o item que se segue.

O samba do Rio de Janeiro, por ser uma das tradições culturais afro-brasileiras mais difundidas e emblemáticas, recebeu o registro de patrimônio cultural do Brasil na onda nacionalista do Estado Novo, que buscava por símbolos nacionais de democracia racial.

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente.

A dificuldade de se estabelecer um patrimônio coeso e representativo no Brasil deve-se ao fato de este ser um país jovem, formado no bojo da globalização econômica, e que recebeu grandes fluxos migratórios, o que inviabilizou a estabilização de um povo dotado de tradições.

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente.

Na década de 30 do século XX, a etnografia e a constituição do patrimônio cultural já eram políticas de Estado no Brasil: coordenada por Mário de Andrade, a missão folclórica de 1938, por exemplo, coletou, entre outros materiais, o praiá pankararu.

Julgue o item seguinte, referente à relação entre cultura, ambiente e sociedade nos estudos antropológicos.

O sistema agrícola do Alto Rio Negro utiliza-se de conhecimento tradicional para a geração de uma enorme variedade de mandiocas.

O Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) é um capítulo da história intelectual e institucional da geração modernista, um passo decisivo da intervenção governamental no campo da cultura e o lance acertado de um regime autoritário empenhado em construir uma "identidade nacional" iluminista no trópico dependente.

Sérgio Miceli. SPHAN: refrigério da cultura oficial. In: Intelectuais à brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 357-68 (com adaptações).

Tendo como referências iniciais as informações e o tema do texto anteriormente apresentado, julgue o item subsecutivo.

A peça Mandu-Çarará, de Heitor Villa-Lobos, foi composta no âmbito do SPHAN e é um exemplo da união entre antropologia sobre populações indígenas e políticas públicas de patrimônio.

Um grupo indígena realiza uma celebração que engloba atividades de canto, dança, grafismo, artesanato e comensalidade. Tal celebração foi prestigiada por segmentos não indígenas da região e o grupo passou a ser convidado para apresentar parte de seus rituais como atração nas comemorações oficiais do município onde vive. Em decorrência disso, a secretaria de cultura do município solicitou ao IPHAN o registro dos ritos desse grupo como patrimônio cultural imaterial brasileiro no Livro das Celebrações.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item a seguir.

O reconhecimento de bens culturais indígenas como patrimônio cultural brasileiro tem como objetivo a promoção do desenvolvimento socioeconômico do grupo tradicional por meio de sua assimilação à sociedade nacional.

Leia o seguinte trecho sobre organização e estruturação social: “Mas a sociedade, cuja vida se realiza num fluxo incessante, significa sempre que os indivíduos estão ligados uns aos outros pela influência mútua que exercem entre si e pela determinação recíproca que exercem uns sobre os outros. A sociedade é também algo funcional, algo que os indivíduos fazem e sofrem ao mesmo tempo, e que, de acordo com esse caráter fundamental, não se deveria falar de sociedade, mas de sociação". SIMMEL, Georg. Questões fundamentais de Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 2006.

Considerando as reflexões de Georg Simmel sobre a organização e estruturação social, avalie as seguintes afirmações:

I. A sociedade é produto das interações sociais dos indivíduos ao estabelecerem relações de interdependência mútua e, com isto, criam formas de sociação nas quais residem os conteúdos da vida social.

II. Unidade da sociedade é um estágio de interações sociais concebidas em seu devir harmonioso no qual as relações de conflito são mitigadas e deslocadas à condição de interesses consensuais sem os quais a sociação não se configura.

III. Sociedade constitui um círculo de indivíduos que estão, de uma maneira determinada, vinculados uns aos outros por efeito das relações mútuas, e que por isso podem ser caracterizados como uma unidade.

É correto o que se afirma em

Considerando a concepção metodológica de Max Weber como apresentada em sua obra Economia e sociedade, avalie as sentenças abaixo e a relação entre elas.

I. O que se busca é a compreensão do sentido visado no curso da ação e a explicação dos motivos que a tornaram possível.

PORQUE

II. A compreensão significa em todos os casos a apreensão interpretativa do sentido ou conexão de sentido efetivamente visado (no caso individual); visado em média e aproximadamente (se considerada a massa), ou o sentido ou conexão de sentido a ser construído cientificamente (como tipo ideal).

A respeito dessas asserções, é correto dizer que

Atente para o seguinte excerto sobre inovação tecnológica e dimensões da sustentabilidade: “'não basta, para as empresas, apenas inovar constantemente, mas inovar considerando as três dimensões da sustentabilidade': Dimensão Social - preocupação com os impactos sociais das inovações nas comunidades humanas dentro e fora da organização (desemprego; exclusão social; pobreza; diversidade organizacional). Dimensão Ambiental - preocupação com os impactos ambientais pelo uso de recursos naturais e pelas emissões de poluentes. Dimensão Econômica - preocupação com a eficiência econômica, sem a qual elas não se perpetuariam. Para as empresas essa dimensão significa obtenção de lucro e geração de vantagens competitivas nos mercados onde atuam".

Considerando as reflexões de Silva, Oliveira e Silva sobre inovação tecnológica e as dimensões da sustentabilidade, avalie as seguintes afirmações:

I. Desenvolvimento sustentável, embora articule diferentes dimensões e dinâmicas, refere-se a estratégias que devem ser adotadas pelas empresas visando apenas à obtenção de lucros e competitividade no mercado.

II. Inovações tecnológicas são processos técnicos visando ao incremento de tecnologias com fins racionalmente elaborados cujos impactos devem ser relativamente minimizados quando analisada a relação custos benefícios.

III. Inovações tecnológicas não devem ser concebidas e implementadas sem levar em consideração seus efeitos sociais, ambientais e econômicos, parâmetros sem os quais as inovações podem comprometer a sustentabilidade do desenvolvimento.

É correto somente o que se afirma em

“Não existe qualquer análise científica puramente “objetiva" da vida cultural, ou – o que pode significar algo mais limitado, mas seguramente não essencialmente diverso, para nossos propósitos – dos “fenômenos sociais", que seja independente de determinadas perspectivas especiais e parciais, graças às quais estas manifestações possam ser, explícita ou implicitamente, consciente ou inconscientemente, selecionadas, analisadas e organizadas na exposição, enquanto objeto de pesquisa. Deve-se isso ao caráter particular do alvo do conhecimento de qualquer trabalho das ciências sociais que se proponha ir além de um estudo meramente formal das normas – legais ou convencionais – da convivência social".

A clássica reflexão de Max Weber sobre a objetividade do conhecimento destaca que as Ciências Sociais são ciências que

Atente para o que se diz a seguir sobre ética e cidadania: “Se a humanidade pode ser reconhecida na ação de cada ser humano, tanto no gesto grandioso, generoso, quanto no ato degradante, aviltante, o grande desafio é construir o humano na medida dos princípios éticos: o respeito, a justiça, a solidariedade. O horizonte da ética é a dignidade humana, a afirmação dos direitos de cada homem ou mulher, a possibilidade de sua participação na construção de uma história em que identidade e alteridade, diferença e igualdade se estabeleçam e se afirmem a cada momento. É esta a verdadeira significação da cidadania".

Considerando a narrativa sobre ética e cidadania, avalie as afirmações a seguir.

I. Ética é um padrão normatizador da conduta dos indivíduos na sociedade, revelador do caráter pessoal de quem a detém, e se estabelece conforme as regras e interesses impostos pelos valores das classes sociais dominantes.

II. Ética está relacionada a valores e tem como horizonte os direitos e existência humana fundada no respeito, no reconhecimento mútuo e na igualdade de participação digna de cada pessoa na sociedade.

III. Ética vislumbra em seu espectro mais amplo a firmação dos direitos e da dignidade da pessoa independentemente de seu lugar na hierarquia das posições sociais. Neste sentido, ética e cidadania são complementares sendo uma a condição de existência da outra.

É correto o que se afirma em

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