No livro "Condição Pós-moderna", David Harvey defende a existe uma relação entre a ascensão de formas culturais pósmodernas, a emergência de modos mais flexíveis de acumulação e um novo ciclo de compressão do tempo-espaço na organização do capitalismo. De acordo com este autor, o advento da pós-modernidade coincide com a crise de qual sistema de produção capitalista?
O fenômeno da violência é histórico e se faz presente em todas as sociedades do mundo. Dados do Atlas da Violência de 2018, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), revelam que o Brasil é trinta vezes mais violento do que a Europa. Na última
década, 553 mil brasileiros tiveram morte violenta. Nesse cenário, mulheres, jovens, negras e negros, homossexuais são grupos que se encontram em maior vulnerabilidade. Assinale a afirmativa que corresponde ao papel do Estado diante dessa problemática.
Noam Chomsky é um linguista, filósofo e sociólogo finlandês que tem investigado sobre a formação ideológica dos meios de comunicação e a função social que estes desempenham. O teórico considera que a mídia - meios de comunicação hegemônicos e de massa, serve aos interesses das corporações privadas, comandadas pelo poder econômico e político. Em seu livro “Para Entender o Poder” (2005), a grande mídia reflete a opinião da elite apresentando uma imagem do mundo de acordo
com os interesses dos grupos sociais que controlam a economia e os governos. Assinale a afirmativa que não corresponde ao pensamento desse autor.
Karl Marx elaborou para a sociedade de seu tempo uma teoria sobre as desigualdades sociais das sociedades industriais capitalistas. Esta formulação contribui até hoje para o estudo das desigualdades sociais na contemporaneidade. Sobre essa teoria, é incorreto afirmar:
No periodo da Escola Tradicional se destacou o papel dos Positivistas interessados na "formação do espírito científico", cabendo destaque ao pensador
O conceito de accountability
Apesar da centralidade do Estado na vida política desde a era moderna, as formulações que o conceituam ainda são objeto de atenção em razão das transformações pelas quais o Estado e suas relações com a sociedade civil passam ao longo da história. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
Zygmunt Bauman é um destacado sociólogo contemporâneo que empregou a ideia de formas líquidas para caracterizar dinâmicas das sociedades contemporâneas. Em relação a estas formas líquidas, assinale a alternativa abaixo não representa a “liquidez” de Bauman.
No texto clássico “Da Divisão do Trabalho Social”, Durkheim analisou os modos de consenso e coesão entre os indivíduos nas sociedades “arcaicas” e modernas e sua relação com a divisão do trabalho. Assinale, dentre as afirmativas abaixo, a que corretamente apresenta o modo pelo qual Durkheim compreendeu esses mecanismos de solidariedades social.
O senso comum foi objeto de inúmeras definições pela Sociologia. As teorias sociológicas contemporâneas, especialmente as de base interacionista, afirmam que o senso comum é
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Ensino Médio provocaram, a partir de 1996, discussões importantes sobre a necessidade de pensar um novo currículo. Nesse contexto, é correto afirmar que:
Para Maria da Glória Gohn, “existe uma sociologia dos movimentos sociais que não pode ser separada ou ignorada enquanto objeto de investigação” (GOHN, 2011, p. 08). A autora demarca que movimentos sociais são “ações sociais coletivas de caráter sociopolítico e cultural que viabilizam distintas formas da população se organizar e expressar suas demandas”(GOHN, 2011, p. 13). Consoante os movimentos sociais no Brasil e suas manifestações, segundo a concepção de Gohn, marque a alternativa correta.
O termo “indústria cultural” foi criado pelos filósofos Theodor Adorno e Max Horkeimmer, ambos pertencentes à Escola de Frankfurt, para mostrar a situação da arte na sociedade capitalista industrial. A indústria cultural é um modo de produzir cultura para obter lucro, seus produtos são voltados as grandes massas, criando, assim, uma cultura de massa destinada ao consumo. Seguindo esse raciocínio, é correto afirmar que
O insulamento burocrático, considerado uma estratégia que se baseia na criação de ilhas de racionalidade e especialização, tem como característica