Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Atente para o que se diz a seguir sobre ética e cidadania: “Se a humanidade pode ser reconhecida na ação de cada ser humano, tanto no gesto grandioso, generoso, quanto no ato degradante, aviltante, o grande desafio é construir o humano na medida dos princípios éticos: o respeito, a justiça, a solidariedade. O horizonte da ética é a dignidade humana, a afirmação dos direitos de cada homem ou mulher, a possibilidade de sua participação na construção de uma história em que identidade e alteridade, diferença e igualdade se estabeleçam e se afirmem a cada momento. É esta a verdadeira significação da cidadania".

Considerando a narrativa sobre ética e cidadania, avalie as afirmações a seguir.

I. Ética é um padrão normatizador da conduta dos indivíduos na sociedade, revelador do caráter pessoal de quem a detém, e se estabelece conforme as regras e interesses impostos pelos valores das classes sociais dominantes.

II. Ética está relacionada a valores e tem como horizonte os direitos e existência humana fundada no respeito, no reconhecimento mútuo e na igualdade de participação digna de cada pessoa na sociedade.

III. Ética vislumbra em seu espectro mais amplo a firmação dos direitos e da dignidade da pessoa independentemente de seu lugar na hierarquia das posições sociais. Neste sentido, ética e cidadania são complementares sendo uma a condição de existência da outra.

É correto o que se afirma em

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282