Relacione, corretamente, os itens apresentados a seguir aos conceitos desenvolvidos por Max Weber em sua obra Economia e sociedade, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
“O questionamento do mundo colonial pelo colonizado não é um confronto racional dos pontos de vista. Não é um discurso sobre o universal, mas afirmação passional de uma originalidade apresentada como absoluta. O mundo colonial é um mundo maniqueísta. Não basta ao colono limitar fisicamente, isto é, com seus policiais e guardas, o espaço do colonizado. Como que para ilustrar o caráter totalitário da exploração colonial, o colono faz do colonizado uma espécie de quintessência do mal". (FANON, Frantz. Os condenados da terra. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2005).
Considerando as reflexões de Frantz Fanon sobre o mundo colonial, avalie as afirmações a seguir.
I. O domínio de princípios universais possibilita ao colono estabelecer noções de certo e errado que constroem um mundo a ser respeitado pelos colonizados.
II. Os valores que compõem o mundo colonial são meios de estabelecer os colonizados como elementos corrosivos que representam uma espécie de mal absoluto.
III. O colono estabelece um domínio racional que garante ao colonizado sua humanidade na medida em que ele compreende as regras de conduta estabelecidas.
É correto o que se afirma somente em
“Um dos grandes problemas que se encontram no ensino de Sociologia tem sido a simples transposição de conteúdos e práticas de ensino do nível superior – tal como se dá nos cursos de Ciências Sociais – para o nível médio. Esquecem-se as mediações necessárias ou por ignorância ou por preconceito: por ignorância porque muitos professores de cursos superiores desconhecem metodologias de ensino, estratégias, recursos, etc. que permitiriam um trabalho mais interessante, mais proveitoso, mais criativo e produtivo; ignora-se mesmo que a aula expositiva seja um caso, talvez o mais recorrente, mas não o único, com que se podem trabalhar os conteúdos de ensino; o preconceito deve-se à resistência a preocupações didáticas ou metodológicas no que se refere ao ensino, acreditando-se que basta ter o conhecimento – as informações? – para que se possa ensinar algo a alguém. É necessário, mas não suficiente. Os professores do nível superior prevalecem-se de uma situação peculiar desses cursos: os alunos que ali estão o fazem por escolha e não por obrigação, enquanto os alunos da escola básica ali estão por obrigação e não por escolha – não estão ali para serem sociólogos, historiadores, matemáticos, físicos ou literatos". BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 2006.
Com base nas Orientações curriculares para o ensino médio, avalie as asserções a seguir e a relação entre elas.
I. As dificuldades do ensino de Sociologia começam nas universidades, com cursos desprovidos de estratégias pedagógicas para transposição dos conteúdos ensinados no ensino superior para o ensino médio.
PORQUE
II. Entre outros problemas, os professores universitários não dispõem de formação didática adequada para o ensino em nível médio, além de não desenvolverem estratégias para o ensino de um público não constituído por interesse na matéria.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
“O cidadão era um cara, na época dos meus pais, muito bom de grana. É verdade. O cidadão era o chique, era o rico. Ele era o dono do comércio, o dono de uma firma... O trabalhador não era cidadão não. Isso não existia. O trabalhador era um peão. Peão, peão, peão toda a vida. Meu pai veio para São Paulo como um simples agricultor e morreu como um servente de obra. Mas ele cumpriu suas obrigações, cumpriu todos os seus deveres. E, quando ia a algum lugar e precisava de algum direito, ninguém tratava como cidadão. Eles tratavam como um marginal, como se fosse um lixo. Eu vi isso e vivi isso também. A injustiça me deixava com muita raiva". [morador da periferia de São Paulo, falando sobre seu pai e a cidadania no Brasil entre os anos de 1930 a 1970]. HOLSTON, James. Cidadania insurgente: disjunções da democracia e da modernidade no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
Considerando a narrativa sobre a cidadania, avalie as seguintes afirmações:
I. A cidadania, no Brasil, é um fenômeno que percorre a formação de uma república democrática e evidencia a dignidade do trabalhador como sujeito de direito.
II. O trabalhador brasileiro nem sempre encontrou reconhecimento social e garantias que retratam a sua dignidade como sujeito de direito.
III. Historicamente, o reconhecimento do trabalhador como cidadão, no Brasil, funciona como meio de demarcar as pessoas que são dignas ou não de ter acesso a direitos.
É correto o que se afirma em
“Por isso, algumas das características do positivismo são o 'cientificismo' ou o 'culto à ciência' e a grande valorização da tecnologia. Esta última é considerada o braço material da ciência e permite realizar as ações necessárias para que o conhecimento se torne efetivo. Para Comte, a industrialização era vista como a forma superior de elaboração do trabalho e cumpria finalidades que extrapolam o domínio da economia. Ou seja, pela tecnologia e pela industrialização, a humanidade poderia satisfazer as suas necessidades crescentes, superar as desigualdades, acabar com a pobreza e reduzir o esforço do trabalho".
(MAYOR, Federico. Ciência e Poder. São Paulo: Unesco/Papirus. 1998, p.55).
Inspirando-se na Física e na Matemática dos séculos XVII e XVIII, Comte acreditava que a estrutura social
O domínio europeu sobre suas colônias tinha como pressuposto básico a postura civilizadora, em que os europeus colocavam-se como povos de uma "cultura superior" e tinham como objetivo impor seu conceito de "civilização" aos nativos do novo mundo. Essas práticas de dominação se embasavam em pressupostos etnocêntricos. Por ser um fenômeno advindo do encontro entre culturas distintas, o elemento central do etnocentrismo
"Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que os movimentos sociais são ações sociais de caráter sociopolítico e cultural, que revelam formas distintas de os indivíduos e grupos se organizarem e expressarem suas demandas. Na prática, observam-se diferentes estratégias que variam da denúncia, passando pela pressão direta (assembleias, concentrações, passeatas, etc.) até pressões indiretas (lobby, promoção de ações judiciais). Na atualidade, os principais movimentos sociais atuam por meio de redes sociais, que pode ser locais, regionais, nacionais ou internacionais, sendo comum a utilização dos meios de comunicação."
(MIRANDA, Ana Paula Mendes de. Movimentos sociais, a construção de sujeitos de direitos e a busca por democratização do Estado. Lex Humana, Petrópolis, n.1, p. 218. 2009).
Os movimentos sociais são importantes na construção de uma sociedade democrática, e, apesar de muito diversificados, é possível afirmar que eles compartilham algumas características básicas, como projeto, ideologia e organização. Sobre o papel da organização nesses movimentos, assinale a alternativa correta.
A Umbanda teve origem no Rio de Janeiro, no final do século XIX e início do século XX, momento em que o Brasil passava por um processo de urbanização, e segundo o historiador José Henrique de Oliveira, ela expressaria "preocupação em edificar uma religião centrada na possibilidade de manifestação de espíritos oriundos das três etnias que formam a nação brasileira, foi certamente influenciado pelo intenso nacionalismo do regime de Vargas e pelo esforço de criar uma cultura nacional como base para a unificação do povo brasileiro". Do ponto de vista cultural, a umbanda representa
Os dois grandes conflitos (Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e a Segunda Guerra Mundial (1929-1935), envolvendo as principais potencias mundiais, foram fundamentais para levantar a questão da diversidade cultural. Em 1948, a Organização das Nações Unidas, preocupada com a defesa dos direitos individuais e o respeito à diversidade, elabora a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Contudo, a ideia de uma postura universal de defesa da diversidade cultural suscitou uma série de embates bem como surgimento de correntes que defendiam posturas diferentes em relação a esses direitos. Sobre essas correntes, assinale a alternativa correta.
Considerando as discussões a respeito da constituição da sociologia e seu estabelecimento como conhecimento científico, julgue o item a seguir.
As obras O 18 Brumário de Luís Bonaparte, O Manifesto do Partido Comunista, O capital e A ideologia alemã abordam problemas específicos, refletindo a ausência de diálogo entre as ideias desenvolvidas por Karl Marx e a fragmentação de sua teoria.
Considerando as discussões a respeito da constituição da sociologia e seu estabelecimento como conhecimento científico, julgue o item a seguir.
A afinidade entre as ciências naturais e o surgimento da sociologia é perceptível na abordagem de Auguste Comte pelo emprego do termo física social.
No que se refere às contribuições de Émile Durkheim, Karl Marx, Max Weber e William Edward Burghardt Du Bois à denominada sociologia clássica, julgue o item que se segue.
Émile Durkheim incorpora o esforço de delimitar os pressupostos para a investigação científica objetiva, dedicando-se a elaborar a sociologia como disciplina autônoma.
Considerando as reflexões acerca da estrutura e da organização da sociedade com base na divisão do trabalho e na dominação social, julgue o item seguinte.
No que se refere aos tipos puros de dominação, a questão mais fundamental para Max Weber é distinguir entre as formas legais e ilegais de seu exercício.
Com base nas análises de Karl Marx e Max Weber acerca das classes sociais, das formas de produção e de reprodução de desigualdades e dos tipos de estratificação, julgue o próximo item.
Em A ética protestante e o espírito do capitalismo, Max Weber afirma que a Reforma protestante foi o fator mais relevante para a consolidação do capitalismo, na medida em que disseminou uma nova ética que visava ao acúmulo de riquezas materiais.
Tendo o fragmento de texto apresentado anteriormente como referência inicial e considerando as reflexões contemporâneas sobre classes sociais e estilo de vida, julgue o item subsequente.
Na sociologia, a diferenciação social se refere, necessariamente, à estrutura de classes e, portanto, ao conceito de subordinação.