Julgue os próximos itens, acerca de lobby e grupos de pressão.
A continuidade ou intermitência das atividades e a dimensão da organização são critérios suficientes para se estabelecer a distinção entre grupos de pressão e partidos políticos.
No que concerne às abordagens teóricas em ciências sociais, julgue os itens que se seguem.
Para diversas correntes sociológicas contemporâneas, no mundo contemporâneo, marcado pela globalização, o tema da identidade cultural deve ser tratado a partir de conceitos que permitam captar sua dinâmica e seu caráter fragmentado.
Com relação à sociologia política, julgue os itens subsequentes.
Formulada no final do século XIX e início do século XX, a teoria das elites concebe a história das sociedades como a história da substituição de uma elite no poder por outra e considera que, por meio de uma revolução, é possível romper esse ciclo e instituir, de forma duradoura, um governo de massas.
No que se refere ao ocaso do chamado socialismo real, julgue os itens a seguir.
A descontinuidade da Doutrina Brejnev foi determinante para o fim das experiências socialistas no Leste Europeu.
Muitas mudanças sociais e políticas vêm ocorrendo ao longo dos tempos em nosso território nacional. Durante o período colonial e imperial essas mudanças eram lentas e graduais, porém, a partir da década de 1930 passaram a formatar grandes mudanças. Dentre as opções abaixo uma apresenta características verdadeiras que desencadearam essas mudanças, aponte-a:
A organização dos poderes em nosso país, através de seu princípio em que a separação de poderes é cláusula pétrea, pela Constituição Federal, adota, CORRETAMENTE:
A partir dos estudos de Maria Teresa Miceli Kerbauy sobre a configuração das câmaras municipais, analise as afirmativas e assinale a que corresponde CORRETAMENTE sobre seu estudo:
Um servidor público pode realizar atividades que dependem de conhecimentos estatísticos para apresentar resultados esperados. Bracarense em sua obra Estatística Aplicada às Ciências Sociais apresenta dados que são importantes em uma câmara municipal. Dentre as diversas formas de apresentação de dados coletados o autor apresenta as variáveis categorizadas, estas estão corretamente discriminadas em:
“A desagregação do regime escravocrata e senhorial ocorreu, no Brasil, sem que se oferecesse aos antigos agentes do trabalho escravo assistência e garantias que os protegessem na transição para o sistema de trabalho livre. Os senhores foram eximidos da responsabilidade pela manutenção e segurança dos libertos, sem que o Estado, a Igreja ou qualquer outra instituição assumissem encargos especiais, que tivessem por objeto prepará-los para o novo regime de organização da vida e do trabalho.”
(Florestan Fernandes. A integração do negro na sociedade de classes. Volume 1, São Paulo: Editora Globo, 2008, p. 29. Adaptado)
Segundo o texto, o processo de abolição da escravatura no Brasil
Considere as frases abaixo. I. O argumento indutivo deve considerar a possibilidade de relativização, sobretudo em questões relacionadas a ética e direitos humanos, cuja generalização pode facilmente recair em problemas de coerência. II. Como formas canônicas de raciocínio, tanto a indução como a dedução são válidas e incontestes, desde que resultantes de premissas aceitas pela maioria, uma vez que todo pensamento parte de uma generalização. III. Ainda que muito usados, processos de raciocínio como a dedução carecem de relevância no contexto ideológico atual, em que até mesmo na redação de uma lei devem prevalecer determinações particulares. Está correto o que consta em
A industrialização produziu uma série de modificações que atingiram principalmente a esfera econômica da sociedade, favorecendo a consolidação do capitalismo industrial. As máquinas passaram a substituir a força de trabalho humana, gerando, por exemplo, um aumento de produtividade. Contudo, as vantagens trazidas pelas máquinas vieram acompanhadas de uma série de novos problemas sociais, como êxodo rural, miséria, exploração da mão de obra operária, concentração de renda e desigualdade social. Sobre a relação entre essas mudanças promovidas pela industrialização e o surgimento da Sociologia, é correto afirmar que
Os frankfurtianos, criadores da Teoria Crítica, em especial Adorno e Horkheimer acreditavam que tanto os meios de comunicação quanto a produção cultural veiculada por tais meios tinham como objetivo manipular a audiência, alienar e manter as pessoas subjugadas dentro do sistema capitalista. Entretanto, o teórico canadense Marshall McLuhan defendia uma posição diferente da dos frankfurtianos. Para Marshall, a mídia
"[...] a intensificação de relações sociais mundiais que unem localidades distantes de tal modo que os acontecimentos locais são condicionados por eventos que acontecem a muitas milhas de distância e vice-versa."
(GIDDENS, A. A Sociologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1984. p. 64)
O processo de globalização causa uma série de mudanças sociais, políticas e culturais, mudanças essas que são potencializadas pelo desenvolvimento das tecnologias da informação. Logo, a globalização pode ser entendida como uma combinação
Leia o trecho a seguir, retirado do Manifesto do Partido Comunista, escrito por Karl Marx e Friedrich Engels, em 1848, e, em seguida, assinale a opção correta.
“A história de todas as sociedades até agora tem sido a história das lutas de classe.
Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, membro das corporações e aprendiz, em suma, opressores e oprimidos, estiveram em contraposição uns aos outros e envolvidos em uma luta ininterrupta, ora disfarçada, ora aberta, que terminou sempre com a transformação revolucionária da sociedade inteira ou com o declínio conjunto das classes em conflito.
Nas épocas anteriores da história, em quase todos os lugares, encontramos sociedades estruturadas em vários segmentos, em uma hierarquia diferenciada das posições dos indivíduos.
Na Roma antiga, temos patrícios, guerreiros, plebeus e escravos; na Idade Média, senhores feudais, vassalos, membros de corporações, artesãos e servos; além disso, em quase todas essas classes, novas subdivisões".
Leia o trecho a seguir: “O quadro torna-se mais grave quando refletimos sobre quem são esses 'marginais' – na maioria, a população advinda da classe trabalhadora, levada à marginalidade devido à própria exclusão (e, portanto, repressão) a que foi submetida pelo regime militar, cuja estrutura ainda subjaz de algum modo [...]. Outro exemplo doloroso de nossa não cidadania: a existência de fazendas, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do país, onde trabalhadores rurais são tratados como escravos, mantidos em regime de cerceamento, conforme denúncias feitas frequentemente nos meios de comunicação"
(CERQUIER-MANZINI, Maria Lourdes. O que é cidadania. São Paulo: Brasiliense, 2010. Coleção Primeiros Passos. p. 17).
Os três conjuntos de direitos – civis, sociais e políticos – não podem ser desvinculados, pois sua efetiva realização depende de sua relação recíproca. Não obstante, analiticamente esses direitos devem ser separados. Nesse caso, as violações apresentadas no fragmento acima se referem