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A existência de Estados democráticos pressupõe o diálogo e a participação de diferentes grupos sociais. Em relação a esse tema e às discussões sociológicas sobre ele, assinale a alternativa correta.

A partir das discussões sociológicas sobre o tema Estado, neoliberalismo e suas implicações na consolidação de novos valores sociais, assinale a alternativa correta.

Considerando a sociologia clássica e o tema Estado, assinale a alternativa correta.

A partir dos conhecimentos sociológicos sobre o feminismo, assinale a alternativa correta.

Considerando as discussões sociológicas contemporâneas sobre o tema neoliberalismo e Estados, assinale a alternativa correta.

A partir das discussões clássicas e contemporâneas sobre o Estado, assinale a alternativa correta.

Os estudos sobre as estruturas que atribuem sentido a um sistema cultural são fundamentais para as práticas sociológicas e para o ensino de sociologia. Assinale a alternativa que corresponde ao principal método de estudo da cultura proposto por Claude Lévi-Strauss.

Nas sociedades modernas, o Estado democrático de Direito constitui-se como uma das instituições mais importantes que tem como principal objetivo o controle social e a tentativa de superação de problemas relacionados à saúde, educação, segurança e economia, dentre outros. O Estado representa as maneiras como os indivíduos vêm se organizando socialmente, nos últimos séculos, resultado das transformações políticas e sociais que atingem diretamente suas vidas.

A respeito das características do Estado democrático, NÃO é correto afirmar:

A organização dos poderes em nosso país, através de seu princípio em que a separação de poderes é cláusula pétrea, pela Constituição Federal, adota, CORRETAMENTE:

A respeito do processo de globalização, julgue o item a seguir.

Organizações não governamentais e empresas transnacionais vêm perdendo poder de influência no cenário internacional.

"No mundo moderno, as culturas nacionais em que nascemos se constituem em uma das principais fontes de identidade cultural. Ao nos definirmos, algumas vezes dizemos que somos ingleses ou galeses ou indianos ou jamaicanos. Obviamente, ao fazer isso estamos falando de forma metafórica. Essas identidades não estão literalmente impressas em nossos genes. Entretanto, nós efetivamente pensamos nelas como se fossem parte da nossa natureza essencial".

(STUART, Hall. As culturas nacionais como comunidades imaginadas. In: A identidade cultural na pós-modernidade. São Paulo: DP&A Editora, 2003. p. 47).

O trecho acima se refere a criação das culturas nacionais. Sobre o tema é correto afirmar que

"[...] a violência não é o único instrumento de que se vale o Estado - não se tem a respeito qualquer dúvida -, mas é o seu instrumento específico. Na atualidade, a relação entre o Estado e a violência é particularmente íntima. [...] nos dias de hoje, devemos conceber o estado contemporâneo como uma comunidade humana que, dentro dos limites de determinado território, reivindica o monopólio do uso legítimo da violência física."(WEBER, Max. Ciência e Política: duas vocações. São Paulo: Martin Claret, 2001, p. 60). Conforme Weber, o Estado, por ter seu poder fundado na lei, assume, na modernidade, o status de instituição política fundamental. No trecho acima, é possível notar as duas principais características dos Estados modernos. São elas

Julgue os próximos itens, acerca de lobby e grupos de pressão.

Todo grupo de interesse é necessariamente um grupo de pressão, mas nem todo grupo de pressão é um grupo de interesse.

Julgue os próximos itens, referentes ao Estado de bem-estar social e à cidadania.

A crise do Estado de bem-estar social manifesta-se pela

articulação dos seguintes fatores: o universalismo protetor, as

formas crescentes de particularismo social e a mercantilização

da política social.

“Entre os direitos que Locke considera naturais, está a propriedade (...). O direito à

propriedade é natural e anterior à sociedade civil, mas não inato." (p.15)

Para Locke, a propriedade origina–se e se fundamenta

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