Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Leia o seguinte trecho sobre organização e estruturação social: “Mas a sociedade, cuja vida se realiza num fluxo incessante, significa sempre que os indivíduos estão ligados uns aos outros pela influência mútua que exercem entre si e pela determinação recíproca que exercem uns sobre os outros. A sociedade é também algo funcional, algo que os indivíduos fazem e sofrem ao mesmo tempo, e que, de acordo com esse caráter fundamental, não se deveria falar de sociedade, mas de sociação". SIMMEL, Georg. Questões fundamentais de Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 2006.

Considerando as reflexões de Georg Simmel sobre a organização e estruturação social, avalie as seguintes afirmações:

I. A sociedade é produto das interações sociais dos indivíduos ao estabelecerem relações de interdependência mútua e, com isto, criam formas de sociação nas quais residem os conteúdos da vida social.

II. Unidade da sociedade é um estágio de interações sociais concebidas em seu devir harmonioso no qual as relações de conflito são mitigadas e deslocadas à condição de interesses consensuais sem os quais a sociação não se configura.

III. Sociedade constitui um círculo de indivíduos que estão, de uma maneira determinada, vinculados uns aos outros por efeito das relações mútuas, e que por isso podem ser caracterizados como uma unidade.

É correto o que se afirma em

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282