Marque a alternativa que não corresponde a hábitos diários de higiene pessoal:
Sobre criar vínculos no cuidado com pessoas em situação de rua:
“Nesses oitenta anos de profissão, a intervenção profissional se consolidou predominantemente no campo das políticas sociais, balizada pela perspectiva de materialização de direitos sociais, como saúde, educação, previdência social, assistência social, moradia, lazer, trabalho".
(Boschetti, 2017: 63)
Com base no trecho acima e seus conhecimentos a respeito da temática julgue as assertivas a seguir:
I - A permanente contradição entre as demandas e lutas por direitos da classe trabalhadora e as imposições da acumulação do capital, que requer a mercantilização de bens e serviços, coloca a profissão no “fio da navalha" dos antagonismos de classe e lhe atribui imenso desafio cotidiano.
II - Colocar-se eticamente em defesa dos direitos da classe trabalhadora é uma postura ético-política e teórica essencial e suficiente para assegurar tanto a emancipação política quanto assegurar a igualdade substantiva garantindo a satisfação das necessidades da classe trabalhadora.
III – Os(as) assistentes sociais são duramente tencionados com exigências institucionais para endurecer critérios de elegibilidade, estabelecer ou ampliar condicionalidades e contrapartidas, focalizar benefícios e prestações assistenciais e previdenciárias entre outras demandas que impõem intransponíveis limites à universalização das políticas e dos direitos.
Estão corretas as assertivas:
Com a aprovação da Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) foi organizado por faixa etária e atende o seguinte público:
I. Crianças até 6 anos;
II. Crianças e adolescentes de 8 a 15 anos;
III. Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos;
IV. Adolescentes e jovens de 15 a 17 anos;
V. Pessoas idosas.
A partir das alternativas expostas, somente é correto o que se afirma em:
Uma das atribuições e/ou funções do Orientador Social que compõe a equipe de profissionais no CRAS é de
A Constituição Federal de 1988, reconhecida como Constituição Cidadã, por reconhecer os direitos dos cidadãos em toda sua plenitude traz em seu Capítulo II, Art. 6º os:
Leia com atenção o texto a seguir: “É a modalidade de atendimento assistencial destinada às famílias e indivíduos com seus direitos violados, mas os vínculos familiar e comunitário não foram rompidos" (PNAS, 2004, p.31). De acordo com a Política Nacional de Assistência Social, a citação acima referese a:
Baseado nas considerações de Mioto (2004), a intervenção profissional dos Assistentes Sociais com famílias faz parte de um debate que permitiu observar que tais profissionais em seu cotidiano desenvolvem algumas ações que podem ser diferenciadas pelas particularidades que apresentam e, no entanto, continuam sendo tratadas de forma indiferenciada. Em qual opção abaixo encontramos a ação que destoa da intervenção profissional do assistente social:
As Medidas Específicas de Proteção previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente devem ser aplicadas de acordo com as necessidades pedagógicas do caso avaliado, levando-se em consideração o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, assim sendo, seus princípios regem sua aplicação, e por isso, deve-se observar: I. A Proporcionalidade e atualidade: a intervenção deve ser a necessária e adequada à situação de perigo em que a criança ou o adolescente se encontram no momento em que a decisão é tomada; II. A Condição da criança e do adolescente como sujeitos de direitos: crianças e adolescentes são os titulares dos direitos previstos nesta e em outras leis, bem como na Constituição Federal; III. A Intervenção precoce: a intervenção das autoridades competentes deve ser efetuada à medida que haja a comprovação concreta da situação de perigo; IV. A Privacidade: a promoção dos direitos e proteção da criança e do adolescente deve ser efetuada no respeito pela intimidade, direito à imagem e reserva da sua vida privada. Diante da análise das proposições, assinale a opção correta:
De acordo com as convicções de Barroco (2012) “o sigilo profissional é um dos aspectos mais polêmicos dos Códigos de Ética. Ele não envolve apenas o que é confiado ao profissional pelo usuário; é parte da ética profissional a preservação do usuário de todas as informações que lhe digam respeito, mesmo que elas não lhe tenham sido reveladas diretamente”. Ainda sobre essa questão a autora coloca duas premissas complementares, a seguir. Analise as proposições e responda. I. O sigilo profissional é parte de todas as profissões liberais e sua polêmica decorre da possibilidade da quebra do sigilo, pois coloca dúvida acerca de sua justificação, em outras palavras: em quais situações seria correto quebrar o sigilo? II. O Código de Ética não pode prever todas as situações e cada caso deve ser avaliado de acordo com os pressupostos e valores do referido Código, sugerindo-se que a avaliação seja feita coletivamente pela equipe profissional. Mesmo assim, trata-se de uma questão que gera polêmica, discussões, como toda questão ética. Diante da análise das proposições, assinale a opção correta, segundo as ideias da autora:
As instâncias deliberativas do SUAS, de caráter permanente e composição paritária entre governo e sociedade civil, são:
Considerando o processo de reestruturação produtiva do capital e o trabalho do Serviço Social, analise as afirmativas a seguir e identificando com V as verdadeiras e F as falsas.
( ) O exercício profissional do Assistente Social nas empresas capitalistas mantém o seu caráter educativo (característica das velhas demandas feitas à profissão), voltado para as mudanças de hábitos, atitudes e comportamentos do trabalhador, objetivando sua adequação ao processo de produção.
( ) O profissional do Serviço Social, no âmbito da empresa capitalista, se caracteriza como um dos profissionais que possui atributos para intervir na vida cotidiana dos trabalhadores, tanto no âmbito fabril quanto na esfera do seu ambiente doméstico ou da sua vida particular.
( ) A intervenção do Assistente Social em empresas, no contexto da reestruturação produtiva do capital, não possibilita nem a propagação da mútua colaboração entre empregados e empregadores nem a neutralização das tensões inerentes às relações entre capital e trabalho, pois o espaço só- cio-ocupacional é caracterizado por conflitos.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
O Título III do Código de Ética Profissional dos/das Assistentes Sociais trata “Das Relações Profissionais". O Capítulo I desse título denomina-se “Das Relações com os/as Usuários/as" e o Art. 5º, desse capítulo, lista os deveres do/da assistente social nas suas relações com os/as usuários/as.
É dever do/da assistente social nas suas relações com os/as usuários/as:
Ao tratar das particularidades do trabalho do/da Assistente Social no Sistema Único de Saúde (SUS), Costa (2006) recorre às ideias de Nogueira (1991, p. 12) para discutir questões relacionadas a processos de cooperação que acontecem na esfera dos serviços.
Os processos de cooperação a que se refere a questão são:
Em relação à Administração Estratégica de Recursos Humanos (AERH), é CORRETO afirmar: