Na visão da literatura contemporânea do Serviço Social, trabalhar na perspectiva da ampliação da democracia no contexto da relação assistente social - usuário significa:
Os programas de transferência de renda constituem um importante pilar da proteção social no Brasil contemporâneo. Tais programas têm como uma de suas características no país:
O assistente social na sua atuação cotidiana nas mais diversas áreas toma parte em equipes multiprofissionais. Para melhor efetivação do trabalho, os diferentes saberes profissionais que compõem a equipe multiprofissional precisam estabelecer uma relação de:
As ações de monitoramento e avaliação de políticas e programas sociais têm como um de seus procedimentos fundamentais a:
Segundo Teorização do Serviço Social – Documentos de Araxá, Teresópolis e Sumaré, no que tange à Integração do Serviço Social.
“Dentro da nova perspectiva da metodologia operacional, coloca-se a questão da integração do Serviço Social. É discutível o tema. Os elementos conceptuais são escassos; as experiências em curso, ainda incipientes.
Essa busca de integração evidencia o desejo de um maior rendimento do Serviço Social, podendo-se já identificar algumas formas de abordagem, como: integração dos processos de Serviço Social, de programas e projetos, das técnicas dos processos em programas, e da docência com o exercício profissional e pesquisa." Essas formas de abordagem, na prática, apresentam-se sob os seguintes aspectos, EXCETO:
A NOB RH/SUAS coloca como princípios éticos que orientam a intervenção dos profissionais da área da assistência social, EXCETO:
Tem sido cada vez mais recorrente a participação do assistente social em equipes interdisciplinares. O pressuposto nessa atuação é:
Os projetos profissionais são coletivos, construídos pelo conjunto dos membros que dão efetividade à profissão. O projeto ético político do serviço social está vinculado a um projeto societário que propõe uma:
Os princípios fundamentais representam a estrutura ideológica na qual foi construído o Código de Ética do Assistente Social. O "respeito às correntes profissionais democráticas existentes e suas expressões teóricas, e compromisso com o constante aprimoramento" está estabelecido no princípio de:
A LOAS estabelece que "a unidade pública de abrangência e gestão municipal, estadual ou regional, destinada à prestação de serviços a indivíduos e famílias que se encontram em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos ou contingência, que demandam intervenções especializadas da proteção social especial" (art. 6°-C,§2°) é o:
A saúde do trabalhador constitui-se área do conhecimento, investigação e intervenção, que condensa um conjunto de determinações que vem reconfigurando-a ao longo das últimas décadas. Para o Serviço Social em particular, a área se constitui numa exigência ética e política frente aos impactos das transformações sociais e de forma mais precisa no que se refere às grandes proporções que ocorrem na esfera do trabalho e seus desdobramentos sobre a sociabilidade humana na atualidade. Diante desta afirmativa, marque a opção INCORRETA.
Considerando as pesquisas sobre Saúde mental, transtornos mentais e o cuidado na família, analise as reflexões abaixo e marque V para verdadeiro e F se a alternativa for falsa.
( ) A produção teórica, a partir do movimento da reforma psiquiátrica, iniciado na década de 1970 no País, começa a investir morosamente em outra direção para as famílias, que ganham outros olhares e lugares. São apreendidas de maneira instrumental, como um recurso; um lugar de possível convivência para a pessoa com transtorno mental; como sofredora, sobrecarregadas objetivas e subjetivamente com a produção do cuidado no âmbito comunitário, que arrisca limitar-se à esfera familiar e, percebida também como sujeito da ação política. Politicamente, as famílias ganham visibilidade como defensoras dos direitos civis das pessoas com transtornos mentais. Também como avaliadoras dos serviços de saúde mental, e a partir de sua organização para lutar por direitos. E, ainda, como provedoras de cuidado.
( ) Com a culpabilização da família, em relação ao adoecimento psíquico, ocorre que o saber psiquiátrico, cada vez mais, procura afastar o paciente do ambiente familiar. Assim, ganham força as instituições psiquiátricas e a cultura do isolamento social do portador de sofrimento psíquico.
( ) Com as diversas mudanças de paradigmas na saúde mental, nada mudou no cenário contemporâneo sobre a relação da família com o portador de transtorno mental, pois com a desinstitucionalização desses portadores de transtorno mental, nunca foi considerada no cuidado. Mais do que nunca, a família passa a ser objeto de estudo, surgindo diferentes visões sobre ela, conforme sua relação com o portador de transtorno mental.
( ) A relação e a implicação da família no provimento de cuidados com o portador de sofrimento psíquico passou por diferentes etapas, variando de acordo com a realidade sociocultural e econômica no decorrer do tempo e do espaço.
Marque a alternativa que corresponde à ordem correta da questão:
A família assume a centralidade nas políticas sociais, em especial, o que tem reatualizado as demandas de trabalho social com famílias. Contudo, quando observamos a atuação do Estado percebemos uma maior responsabilização da família pelo bem-estar de seus membros, incentivado pelas políticas públicas, seja pelo seu subdesenvolvimento em serviços de apoio à família, por benefícios poucos generosos ou pelo princípio da subsidiaridade do Estado, recaindo sobre a família a responsabilidade pelos serviços de proteção social. O termo utilizado para a responsabilização das famílias para que garanta proteção social aos seus membros é conhecido como:
A Busca Ativa é uma estratégia do Plano Brasil Sem Miséria para alcançar a população mais pobre considerada invisível, aquela que não acessa serviços públicos e vive fora de qualquer rede de proteção social. Nesse sentido, assinale a alternativa que NÃO compreende estratégia da Busca Ativa.
No contato com as famílias, por menor que seja o tempo disponível para o atendimento, os profissionais precisam enfatizar alguns valores familiares e sociais importantes para uma convivência familiar saudável. A partir do exposto, qual alternativa NÃO contempla esses valores: