Considerando as transformações e fortes impactos sobre a organização e as condições de vida das famílias brasileiras, nas últimas décadas, analise as afirmativas a seguir.
I. Com as transformações dos últimos anos, observa-se gradativo crescimento da ocupação das mulheres e dos filhos, paralelo ao incremento da diversidade e complementariedade de formas de trabalho e fontes de renda, que constituem o eixo central das “estratégias de sobrevivência" das famílias das classes trabalhadoras.
II. A reestruturação produtiva e a crise ampliaram o desemprego gerando dificuldades de inserção da maioria dos trabalhadores em um mercado cada vez mais restrito e exigente quanto à instrução, qualificação (que envolve o capital cultural), condições de saúde e tempo de dedicação ao trabalho, mesmo nas áreas mais dinâmicas do país, como as regiões metropolitanas.
III. Nas classes populares, o emprego doméstico (ao lado de serviços executados de forma autônoma diretamente para o público) constitui o grande absorvedor da mão de obra feminina, indicando tanto a permanência de papéis tradicionais para as mulheres no mercado de trabalho como a precariedade de sua inserção, uma vez que esse tipo de emprego apresenta os menores níveis de formalização do vínculo, jornadas de trabalho irregulares e prolongadas e baixa remuneração.
Estão corretas as afirmativas
Sobre os Conselhos de Saúde, assinale a alternativa incorreta.
A opinião profissional do assistente social, com base na observação e estudo da situação, fornecendo elementos para a concessão de um benefício, recurso material e decisão médico-pericial; instrumento de viabilização de direitos, um meio de realização do compromisso profissional com os usuários, tendo em vista a equidade, a igualdade, a justiça social e a cidadania. O conceito apresentado diz respeito a qual instrumento técnico utilizado pelo profissional de serviço social?
Constitui direito do/a assistente social assinalado no Código de Ética profissional:
O Sistema Único de Assistência Social – SUAS no Brasil é regido pela Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS (Lei 8.742/1993), modificada pela Lei 12.435/2011, que tem por objetivos
De um modo geral, a Avaliação é definida como uma forma de identificação, esclarecimento e aplicação de critérios defensáveis para determinar o valor (ou mérito), a qualidade, a utilidade, a eficácia ou a importância do objeto avaliado. Tal definição citada, entre as diversas estabelecidas pela literatura especializada, aponta para um aspecto fundamental: toda e qualquer ação pode ser avaliada, desde que a partir de critérios adequados. Sobre a avaliação como recurso metodológico para validar um projeto ou mesmo como etapa de um projeto, é CORRETO afirmar:
I. A avaliação diagnóstica é uma etapa primordial e deve ser realizada a partir do local que se pretende conhe-cer/intervir.
II. A partir do levantamento de dados sobre a localidade (bairro, cidade, estado etc), a avaliação diagnóstica constrói um “retrato" que permite o desenho do projeto mais eficiente e adequado às especificidades identificadas.
III. A avaliação de impacto serve para monitorar o que ocorre ao longo de todo o desenvolvimento do projeto, o seu objetivo é sempre voltado para o mapeamento de estratégias e criação de inteligência.
IV. A avaliação processual baliza a tomada de decisão sobre a continuidade ou não do projeto.
Sabemos que não existe um consenso quando a temática é o “uso de drogas”. Por ser uma questão atravessa-da pelos valores e subjetividades das pessoas e das sociedades, essa temática é uma das mais polêmicas a depender de quem promove o debate, em quais condições e contextos e com quais públicos. Aliás, até mesmo a definição do que seja “droga”, “droga lícita” e “droga ilícita” varia de sociedade para sociedade e ao longo da história da humanidade. No Brasil, estamos vivendo um cenário de crescente criminalização dos segmentos envolvidos com a produção, comercialização e consumo abusivo de drogas definidas como ilícitas. Sob o discurso de “guerra às drogas”, o que temos acompanhado no espetáculo midiático é a transformação de segmentos da população, já vulneráveis pelo não acesso ao conjunto de direitos básicos, em criminosos por possuírem um com-portamento “desviado”, fora dos “padrões hegemônicos”, “socialmente definidos como adequados”. Nesse contexto, uma atuação balizada pelos princípios dos Direitos Humanos defenderia I. as práticas de Redução de Danos baseadas em princípios de pragmatismo e compreensão da diversidade. As ações são pragmáticas porque tratam como imprescindível a oferta de atendimento para todas as pessoas nos serviços de saúde, inclusive para aqueles que não querem ou não conseguem interromper o uso do crack, a proposta é de internação compulsória até que possam ter condições de seguir o programa de abstinência total. II. a defesa dos Direitos Humanos, nessa perspectiva, demanda a consolidação de uma cultura que conhece, reconhece, valoriza e vivencia princípios, como a solidariedade, o repúdio a qualquer tipo de violência e de preconceito, a diversidade, entre outros. Essa cultura deve orientar, fundamentar as relações e nortear as políticas de mo-do a consolidar novas compreensões e formas de convivência. III. as estratégias de Redução de Danos se caracterizam pela tolerância, pois evitam o julgamento moral sobre os comportamentos relacionados ao uso do crack e às práticas sexuais, assim como intervenções autoritárias e preconceituosas. IV. o Estado Democrático de Direito que preza os princípios dos Direitos Humanos deve substituir o indivíduo nas decisões que dizem respeito ao seu tratamento de dependência de drogas. Ao indivíduo há de ser garantida a liberdade de decidir, desde que esteja em condições para tal, e que essa decisão não resulte em perda ou um da-no a si mesmo.
Sobre a realização da entrevista no campo profissional do Serviço Social, não é possível supor uma dinâmica única, dado que o trabalho do Assistente social se encontra sujeito às relações que o circunscrevem. A realidade social, campo de intervenção profissional, encontra-se em permanente movimento. Desse modo, são variados os fatores intervenientes à realização da entrevista, assim como as motivações e finalidades que a requerem. Sobre essa processualidade da entrevista à luz do projeto ético-político profissional, é CORRETO afirmar:
I. Ao aproximar-se do usuário, o Assistente Social deve acolhê-lo (e o acolhimento não se restringe aos prelúdios da entrevista, mas é parte integrante do seu processo) e acompanhá-lo até a sua sala de atendimento, onde o convida para sentar deixando-o à vontade. Em seguida, apresenta-se e explica a necessidade da realização da entrevista.
II. O descuido relacionado aos momentos que antecedem à entrevista, além de constituir-se em um agravo ético, di-ficulta a relação entre o assistente social e o usuário. Esse descuido se revela quando o profissional chama o usuário para entrar, sem sair de sua sala de trabalho, muitas vezes utilizando-se de termos inadequados como o próximo, o seguinte, pode entrar, ou, ainda, pedindo à pessoa que está saindo de sua sala que avise para que o próximo entre.
III. Para transmitir maior segurança ao usuário, o profissional pode fazer menção ao Código de Ética Profissional afirmando que o sigilo constitui um direito do assistente social e que serve igualmente para proteger o usuário em relação às informações passadas ao profissional. Isso evita a sua apreensão sobre o que pode ou não falar ao profissional e de que maneira ele se valerá dessas informações. Se isso não for explicado, o usuário ficará com receio. Além disso, corre-se o risco de o diálogo ficar travado e de as informações serem transmitidas parcial-mente.
IV. Os documentos resultantes da entrevista devem ser arquivados em locais adequados e utilizados na defesa dos interesses dos usuários, da instituição e do próprio profissional. Além de servir como base para os demais profis-sionais que podem contribuir com sugestão quanto à continuidade das ações profissionais. Por conta disso, o que se tratar de documentos caracterizados como material técnico não deve ser sigiloso, pois fere o direito à informação dos demais profissionais que possam ter interesse em participar do atendimento.
Com relação a utilização de indicadores sociais e econômicos para o trabalho da/do assistente social como gestor/a social, avalie as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.
A Política Nacional de Assistência Social – PNAS estabelece as diretrizes para a organização da assistência social, baseadas na Constituição Federal de 1988 e na LOAS. Sobre as diretrizes para a organização da política de assistência social é correto afirmar:
De acordo com a Lei 8.662/93, assinale a alternativa que corresponde a uma das atribuições do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), na qualidade de órgão normativo de grau superior.
O período pós-segunda guerra mundial é marcado no campo econômico pela expansão da demanda efetiva de consumo, elevação das taxas de juros e consolidação do processo de internacionalização do capital, processo influenciado pelo binômio keynesianismo-fordismo. No âmbito da proteção social, o conjunto de medidas de políticas públicas implementadas na Alemanha, Inglaterra e França que inspiraram os modelos de proteção social subsequentes teve uma denominação específica. Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta a essa definição.
A importância do fundo público para o capitalismo contemporâneo está diretamente associada à reprodução do capital e da força de trabalho. Segundo Alencar Filho e Salvador (2015), essa relação pode ser evidenciada de diferentes maneiras. A respeito do Fundo Público, considere as seguintes afirmativas: 1.Transfere recursos sob a forma de transferência de rendas, juros e amortização de dívidas de longo prazo, para a classe dos trabalhadores. 2.Viabiliza a reprodução da força de trabalho, por meio de salários indiretos, reduzindo o custo dos detentores do capital na sua aquisição. 3.Converte-se em investimento capitalista por meio de subsídios, de desonerações tributárias, por incentivos fiscais e pela redução da base tributária da renda do capital. 4.Assegura recursos orçamentários para investimentos em pesquisa de interesse público, políticas de educação, saúde, habitação, previdência e assistência social de caráter universal. Assinale a alternativa correta.
O Serviço Social foi instituído na Previdência Social em 1944 e historicamente se consolida nesse espaço institucional como uma profissão comprometida com o atendimento de qualidade e defesa de direitos dos usuários. Muitas foram as mudanças implementadas no exercício profissional pela auto-organização dos assistentes sociais. Nas últimas décadas, segundo Prado e Duarte (2015), a gestão do INSS, “com o objetivo de diminuir os gastos públicos para favorecer cada vez mais o capital, provocou a alteração dos processos de trabalho, os quais se tornaram cada vez mais padronizados e controlados”. Apesar dessa conjuntura, os profissionais avançaram pela adoção do referencial teórico-metodológico crítico do Serviço Social. Assinale a alternativa que apresenta corretamente um efeito desse avanço.
A Criação da PNAS em 22/09/2004, garantiu a operacionalização da LOAS e incorpora as demandas presentes na sociedade brasileira no que tange a responsabilidade política, objetivando tornar claras suas diretrizes na efetivação da Assistência Social como direito de cidadania e responsabilidade do Estado (BRASIL, 2004, p.13). Ressalta-se que a PNAS é uma política de caráter descentralizado, participativa e não contributiva. Quanto a essa proteção social não contributiva, podemos afirmar: