A respeito das transformações sociais e suas implicações para o serviço social, julgue o item que se segue.
O trabalho do assistente social foi ampliado, passando de viabilizador de direitos para viabilizador de programas, em especial na esfera pública, a partir da descentralização das ações políticas e da legitimação política da profissão.
Em um estudo social sobre violação de direitos humanos conduzido por um assistente social, foram realizados, em conjunto com um psicólogo, atendimentos e entrevistas com os sujeitos envolvidos na situação. Durante a entrevista com um dos participantes do estudo — uma mulher de quarenta e cinco anos de idade, denunciada por não prover condições de sobrevivência a seus filhos —, houve vários momentos de silêncio por parte da entrevistada, os quais foram respeitados pelos profissionais. Para finalizar o atendimento, o assistente social fez orientações socioeducativas à entrevistada, refletindo com ela sobre sua realidade.
Considerando a situação hipotética descrita e os múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o item que se segue.
Recomenda-se que os processos reflexivos das ações socioeducativas de orientação de indivíduos sejam conduzidos com base na perspectiva psicossocial individualizada, cujo foco deverá ser a mudança na capacidade do indivíduo de se ajustar ao mundo que o cerca.
Após apresentação de projeto de intervenção profissional do assistente social, um profissional identificou que havia, no projeto, filiação à teoria dialético-crítica. Além disso, destacou o questionário aplicado aos usuários e apontou que o projeto estava incompleto por não indicar mecanismos de controle social de seu trabalho.
Com relação à situação hipotética precedente e aos múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o item seguinte.
A escolha pela aplicação de questionário pode ser adequada quando se pretende captar aspectos gerais considerados relevantes de um problema de investigação, para estabelecer relações e generalizações.
Em relação à pesquisa social, julgue o item subsequente.
Os indicadores, comumente utilizados em pesquisas que visam obter respostas padronizadas, expressam a totalidade do real ao apontarem certezas absolutas sobre os resultados de uma ação.
No que se refere a planejamento e avaliação de planos, programas e projetos, julgue o próximo item.
Mesmo que seja empregado um rigoroso instrumental metodológico, a avaliação de um plano, programa ou projeto será determinada pelas referências teóricas do avaliador, por atribuírem sentido e significado ao conteúdo da avaliação.
Julgue o item a seguir, referentes aos direitos de cidadania e à questão social e suas formas de enfrentamento.
O projeto profissional do serviço social remete ao enfrentamento das contradições postas à profissão e assume, na atualidade, um compromisso ético-político com os direitos humanos e com a cidadania, além de contemplar o pluralismo das correntes teóricas.
Marlene compareceu ao serviço social da empresa onde trabalhava para pedir orientação. Ela relatou que estava desesperada e que não sabia mais como agir diante das muitas agressões que seus filhos sofriam, quase todos os dias. Relatou que o marido era sempre agressivo e pouco afetuoso com os filhos e que isso tinha se agravado com a chegada da adolescência deles. Ela informou que ele tinha comportamento violento, especialmente depois que chegava em casa alcoolizado. Informou, ainda, que o marido humilhava frequentemente os filhos, não os elogiava quando estes agiam corretamente e muito menos os estimulava para os desafios da vida.
Com relação a essa situação hipotética e aos múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o próximo item.
Os direitos das crianças e adolescentes devem ser garantidos pela atuação de um sistema integrado em rede e que atenda e acompanhe casos de violação desses direitos.
O assistente social de uma unidade de saúde atendeu à paciente Odete, senhora com oitenta anos de idade, com diagnósticos de hipertensão, diabetes e depressão leve. Durante o atendimento, o profissional percebeu que havia sinais indicativos de violência doméstica, que foi confirmada pela mulher após alguns minutos de conversa. Ela relatou que havia passado por diversos episódios de maus-tratos cometidos por seu único filho, um homem de cinquenta anos de idade, com quem ela residia.
Acerca dessa situação hipotética e de aspectos a ela relacionados, julgue o item seguinte.
Pessoas maiores de oitenta anos de idade têm prioridade prevista em lei, razão por que o assistente social terá de dar preferência especial à situação da Sr.a Odete, em relação aos demais idosos que ele estiver acompanhando, desde que estes tenham idade inferior à da Sr.a Odete, ressalvados os casos de emergência que venham a surgir.
No que tange ao arcabouço legal da política de saúde e de assistência social, julgue o item que se segue.
O projeto privatista e o projeto da reforma sanitária foram projetos políticos que estabeleceram disputa na área da saúde, nos anos 90 do século passado, apresentando diferentes exigências para o serviço social.
À luz do Decreto n.º 3.298/1999, que institui a Política Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, julgue o item subsequentes.
Compõem o grupo de pessoas com deficiência aquelas que têm deficiência física, auditiva, visual, mental e(ou) múltipla.
Considerando o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SISNAD), instituído pela Lei n.º 11.343/2006, julgue o item que se segue.
De acordo com o SISNAD, quem adquirir, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar será submetido à privação de sua liberdade, com pena em prazo máximo de doze meses.
Historicamente, o estudo social é uma das maiores demandas documentais requisitadas aos assistentes sociais, quer no campo socio jurídico, quer em outras áreas que exigem estudos mais aprofundados sobre a questão em voga, pois é, segundo Mioto (2001), utilizado para conhecer e analisar a situação vivida por determinados sujeitos ou grupos, consistindo na articulação de vários outros instrumentais. Dada a tendência atual de judicialização da vida e a “criminalização" da pobreza, os assistentes sociais são acionados a realizarem estudos sociais com a finalidade de
São doenças classificadas como parasitoses intestinais (verminoses), exceto:
A Leishmaniose é uma doença classificada como sendo uma zoonose. Também representa uma doença que possui a mesma classificação:
Não representa um obstáculo ou fator que dificulta ou impede as pessoas de terem acesso às unidades de saúde: