A aplicação da pesquisa em serviço para o profissional do serviço social torna-se um imperativo importante para
De acordo com o artigo 3º do Decreto nº 3.298/99, incapacidade é:
As novas demandas postas aos assistentes sociais vêm requisitando um profissional que articule prática interventiva, planejamento, pesquisa social e avaliação de políticas, programas e projetos. No âmbito da pesquisa social, as abordagens qualitativas e quantitativas contribuem para o processo de conhecimento da realidade social. Quanto às técnicas de pesquisa qualitativa, assinale a alternativa correta.
A avaliação de políticas e programas sociais pode ocorrer antes, durante e depois de sua execução. Busca-se analisar relações entre processo, resultados e impactos. As avaliações ex-post são realizadas:
A previdência social é uma política estruturante da seguridade social brasileira. Os direitos por ela assegurados são produtos de um amplo processo de lutas e conquistas sociais voltados para a proteção do trabalhador e de seus dependentes. De acordo com o Art. 16 do Decreto Nº 3.048, de 6 de maio de 1999, são beneficiários do Regime Geral de Previdência, na condição de dependentes do segurado

Nesse sentido, é possível afirmar que atualmente é exigido ao profissional de Serviço Social:
Na construção de um projeto de pesquisa, ao tratar da relevância da pesquisa, dos motivos que a justificam, das contribuições que trará, o pesquisador está formulando:
Leia o cartaz e trecho abaixo para responder a questão.
A pauta política dos/as assistentes sociais é subsidiada por valores e princípios que se orientam pela defesa da liberdade, da democracia e do combate a todas as formas de preconceito, barbárie e violência. Afirma, portanto, a luta por um projeto societário comprometido com uma nova sociabilidade, em oposição à ordem do capital, o que pressupõe a superação de todas as formas de opressão e exploração.
Nesta perspectiva, foi aprovado no 44° Encontro Nacional CFESS-CRESS o documento "Agenda Permanente", nele é condensado uma parte da pauta política construída coletivamente ao longo dos últimos anos pelo Conjunto CFESS-CRESS, como produto de suas plenárias deliberativas, que ocorrem anualmente, conforme previsto na Lei nº 8.662/93, que regulamenta a profissão de assistente social no Brasil.
Com base no debate teórico‐metodológico, ético‐político e técnico‐operativo do Serviço Social e as respostas profissionais aos desafios de hoje, responda a questão.
No campo da defesa da seguridade social e do controle social são identificados no debate do Serviço Social contemporâneo, EXCETO:
Com base na análise das principais mudanças mundo do trabalho na era da reestruturação produtiva e da mundialização do capital, relacione a 2ª Coluna de acordo com a 1ª, associando corretamente cada DEFINIÇÃO e respectivas CARATERÍSTICAS.
Assinale a opção que representa a sequência CORRETA:
São leis e códigos relacionados ao trabalho profissional de assistente social, EXCETO:
São elementos necessários para o processo de formação de equipes interdisciplinares. Considere V para verdadeiro e F para falso, conforme as afirmativas a seguir:
( ) superar a confusão entre o trabalho multidisciplinar, onde diversos profissionais trabalham em parceria resolvendo problemas ou executando programas e o trabalho interdisciplinar, onde um tema complexo é focado sobre o olhar de várias disciplinas, na busca de uma interpretação ou de uma resposta menos parcial do que a dada por uma área específica.
( ) A apreensão da realidade exige um acordo democrático entre as diferentes disciplinas. A objetividade e a subjetividade são ambas partes integrantes da realidade e a dicotomia entre sujeito/objeto, cultura/natureza, idealismo/materialismo, observador/observado é então consequentemente questionada, indicando o fim da dualidade entre as ciências naturais e sociais.
( ) O processo de formação de equipes interdisciplinares deve ter em conta o objeto de estudo e que disciplinas contribuirão na produção de conhecimento sobre esse objeto. A partir daí o trabalho interdisciplinar poderá responder as questões apresentadas, de modo que estas respostas sejam mais efetivas que as respostas dadas por uma produção de conhecimento fracionada, geradora de soluções fragmentadas.
( ) A questão da comunicação é relevante na formação de uma equipe interdisciplinar, pois cada profissional deve comunicar seu saber, dar sua contribuição, bem como expor suas limitações, do mesmo modo que ouvir as demais áreas e buscar compreendê-las, sem que isso signifique uma “invadir" ou "ser invadido" em cada área do saber. O processo de interlocução deve contemplar conceitos, teorias, disciplinas, métodos, bem como a realidade, na busca de clarificar a verdade
( ) O antagonismo presente nas relações sociais deve ser desconsiderado na formação de uma equipe interdisciplinar, que atuará no contexto de diferentes especializações profissionais, atendendo a demandas complexas – daí a necessidade de a equipe ser interdisciplinar - e dentro de determinações institucionais/organizacionais.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
De acordo com o Art. 17 da Lei 10.741 de 1 de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso), ao idoso que esteja no domínio de suas faculdades mentais é assegurado o direito de optar pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável. Parágrafo único. Não estando o idoso em condições de proceder à opção, esta será feita, exceto pelo:
“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade."
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Consoante ao que preconiza a Declaração Universal dos Direitos Humanos, julgue as afirmativas abaixo V (verdadeira) ou F (falsa).
( ) Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.
( ) Todo ser humano tem direito, em plena igualdade, a uma justa e pública audiência por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir sobre seus direitos e deveres ou do fundamento de qualquer acusação criminal contra ele.
( ) Todo ser humano tem direito a uma ordem social e internacional em que os direitos e liberdades estabelecidos na presente Declaração possam ser plenamente realizados.
( ) Todo ser humano tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar-lhe, e a sua família, saúde e bem-estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência em circunstâncias fora de seu controle.
A sequência correta obtida é
Leia o enunciado a seguir e julgue os itens em V (verdadeiro) ou F (falso). Os objetivos básicos do Programa Bolsa Família, em relação aos seus beneficiários, sem prejuízo de outros que venham ser fixados pelo Ministério do Desenvolvimento Social, são ( ) estimular a emancipação sustentada das famílias que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza; ( ) promover o acesso à rede de serviços públicos, exclusivamente, de saúde, educação, previdência e assistência social; ( ) combater a fome e promover a segurança alimentar e nutricional; ( ) promover a intersetorialidade, a complementaridade e a sinergia das ações sociais do poder público; ( ) combater a pobreza. A sequência correta é:
Julgue as afirmativas que se seguem ao enunciado abaixo em V (verdadeira) ou F (falsa).
Conforme dispõe a PNAS e o art. 121 da NOB/SUAS, os Conselhos de Assistência Social têm como principais atribuições:
( ) planejar e deliberar sobre os gastos de no máximo 3% (três por cento) dos recursos do IGD PBF e do IGDSUAS destinados ao desenvolvimento das atividades do conselho.
( ) elaborar, aprovar e divulgar seu regimento interno.
( ) acompanhar, avaliar e fiscalizar a gestão dos recursos, bem como os ganhos sociais e o desempenho dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais do SUAS.
( ) aprovar critérios de partilha de recursos com as demais políticas públicas, respeitados parâmetros adotados no SUS e SUAS.
( ) inscrever e fiscalizar as entidades e organizações de assistência social, bem como os serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais, conforme os parâmetros estabelecidos pelo executivo municipal.