Tendo o fragmento de texto anteriormente apresentado como referência inicial, julgue o item subsequente.
O cenário social da década de 70 do século passado, marcado pelo período pós-fordismo, mesmo com a flexibilização da produção, que causou impacto direto nos processos de trabalho e na vida dos trabalhadores, não se traduziu em novas demandas e exigências para a prática profissional dos assistentes sociais.
A respeito da relação teoria versus prática na atuação profissional do assistente social, julgue o item subsecutivo.
O cotidiano tomado como categoria de análise é formado por dimensões como organização do trabalho, vida privada, espaço de lazer e descanso, configurando-se como um lócus heterogêneo e hierárquico.
Julgue o seguinte item à luz dos princípios e diretrizes da formação profissional do assistente social.
A formação profissional exige um rigoroso trato teórico, histórico e metodológico da realidade social e do serviço social, que possibilite ao profissional compreender os problemas e os desafios que ele irá enfrentar no exercício da atividade.
Em uma unidade de saúde de atenção primária, trabalham os seguintes funcionários:
• Rafaela, assistente social com carga horária de 40 h semanais;
• Sheila, assistente social recém-contratada, com carga horária de 20 h semanais;
• Cristiano, estudante estagiário de serviço social, em fase de conclusão da disciplina de estágio supervisionado II, sob a supervisão de campo de Rafaela;
• Helena, enfermeira graduada.
Rafaela e Sheila atendem também ao público externo à unidade, trabalhando com outros profissionais de saúde, entre estes a enfermeira Helena, recentemente graduada em serviço social, que já possui o número do seu registro profissional no Conselho Regional de Serviço Social da sua localidade e almeja, em breve, atuar nessa área.
De acordo com o Código de Ética do Assistente Social e a Lei n.º 8.662/1993, julgue o item subsequente, a respeito dessa situação hipotética.
Caso desrespeitem seu código de ética profissional, as assistentes sociais poderão responder perante o respectivo conselho regional da profissão, uma vez que esse conselho tem competência para orientar, normatizar e defender o exercício da profissão.
Acerca da Política de Seguridade Social no Brasil, julgue o item a seguir.
O objetivo do Sistema Nacional de Seguridade Social consiste em organizar as ações nas áreas de saúde, previdência social e assistência social.
De acordo com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) e suas respectivas alterações e a Constituição Federal de 1988, julgue o item subsequente.
A centralidade na família para a concepção e implementação dos benefícios, serviços, programas e projetos é uma diretriz apenas da PNAS.
Julgue o item que se segue, relativo ao serviço social e ao seu compromisso com implementação dos princípios previstos em lei.
Tomando como exemplo os princípios contidos no Estatuto da Igualdade Racial, percebe-se que é no âmbito da defesa de direitos que o profissional de serviço social é convocado a intervir, sendo esse um cenário constituído de tensões e contradições, limites e possibilidades.
A respeito da política de seguridade social e do parâmetro para atuação de assistentes sociais na política de assistência social, julgue o item a seguir.
A intervenção profissional, na perspectiva crítica, reconhece a questão social como objeto de intervenção profissional, demandando por uma atuação profissional em uma perspectiva totalizante, baseada na identificação dos determinantes socioeconômicos e culturais das desigualdades sociais.
A Política Nacional de Assistência Social (PNAS), junto com as políticas setoriais, considera as desigualdades socioterritoriais, visando seu enfrentamento. De acordo com a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), são princípios democráticos que regem a PNAS
A divulgação ampla dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo poder público e os critérios para sua concessão.
O instrumental técnico operativo da profissão é parte dos fundamentos do Serviço Social e não apenas um arsenal de instrumentos e técnicas aplicáveis. Considerando que o/a assistente social processa diferentes instrumentais técnicos operativos no exercício da profissão avalie as afirmações e assinale a alternativa correta.
Com base no livro “Instrumentais técnico-operativos no Serviço Social: um debate necessário”, o instrumental técnico-operativo é entendido como:
A reforma da previdência social realizada em 1998, no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, iniciou uma reestruturação restritiva da política previdenciária brasileira, sob a orientação da ortodoxia neoliberal. A respeito do assunto, considere os seguintes aspectos relativos aos mecanismos utilizados nesse processo: 1.Transformação do tempo de serviço em tempo de contribuição. 2.Instituição da idade mínima para aposentadoria proporcional. 3.Fim das aposentadorias especiais. 4.Fim da aposentadoria integral para os servidores públicos. Assinale a alternativa correta.
Marilda Iamamoto, em sua obra “Serviço Social em Tempo de Capital Fetiche” (2011), reafirma a tese de que o Serviço Social é uma das especializações do trabalho, parte da divisão social e técnica do trabalho. Nessa condição, o estatuto de trabalhador assalariado evidencia contradições no cotidiano profissional. Considerando essa afirmação, assinale a alternativa correta.
Prado e Duarte (2015), ao analisarem medidas e ferramentas de racionalização para a gestão do trabalho no INSS nas últimas décadas, afirmam que elas foram implementadas sob o discurso do “foco no cidadão e humanização do atendimento”, visando dar “resolutividade” à demanda. Identifique como verdadeiras V ou falsas F as seguintes medidas implementadas: ( ) Sistemas informatizados: Atualmente eles não apenas processam informações dos segurados da previdência e seus benefícios, mas também controlam toda a execução do trabalho dos trabalhadores da instituição mediante o controle da duração de cada atendimento prestado, da quantidade de atendimentos realizados durante a jornada de trabalho, do alcance de metas institucionais e do registro de entrada e saída diária da jornada de trabalho. ( ) Aumento da jornada de trabalho: em 2009 a jornada de trabalho do servidor passou de seis para oito horas diárias. Posteriormente, implantou-se o sistema ininterrupto de atendimento, caracterizado pela realização de dois turnos de seis horas diárias cada um. Entretanto, para que os servidores tenham direito a esse benefício, cada agência da Previdência Social (APS) precisa estar dentro das metas impostas pela instituição. ( ) Ampliação do número de servidores e de cursos de capacitação para o atendimento humanizado ao usuário: abertura de concursos públicos para cargos de nível superior. Exigência de participação dos servidores nos treinamentos semestrais promovidos pela gestão central e pelas gerências de cada APS. Revisão da carreira, com benefício de progressão funcional abreviada, mediante participação dos servidores nas capacitações. ( ) Implantação de sistema de gratificação vinculado ao cumprimento de metas institucionais e ao desempenho individual: as APS precisam cumprir semestralmente metas previamente definidas no plano de ação institucional. Caso não as cumpram, pode haver um impacto sobre a remuneração do servidor, com o desconto de uma porcentagem do valor pago. Há ainda a gratificação de desempenho individual, que submete cada servidor a uma avaliação semestral por parte da gerência da APS, avaliando-se sua assiduidade, desempenho, colaboração etc. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Com base no projeto ético-político do serviço social, na Lei de Regulamentação da Profissão (Lei n.º 8.662/1993) e no Código de Ética do(a) Assistente Social (1993), julgue o item a seguir.
O Código de Ética do(a) Assistente Social nega valores historicamente presentes em uma sociedade capitalista, a exemplo da competitividade.