De acordo com a Lei Orgânica da Assistência Social-LOAS, as proteções sociais básica e especial serão ofertadas pela rede socioassistencial, de forma integrada, diretamente pelos entes públicos e/ou pelas entidades e organizações de assistência social vinculadas ao Sistema Único de Assistência Social-SUAS, respeitadas as especificidades de cada ação. A vinculação ao SUAS se dá com o reconhecimento do Ministério do Desenvolvimento Social de que a entidade de assistência social integra a rede socioassistencial. Assinale abaixo qual critério deverá ser cumprido pelas entidades para o reconhecimento.
Analise as afirmativas que seguem, relativas ao processo de reestruturação produtiva do capital.
I. As mudanças nas empresas capitalistas, que vêm sendo observadas no Brasil desde os anos de 1980, são determinadas pela nova dinâmica de acumulação do capital e respondem à necessidade de integração a um mercado cada vez mais competitivo e globalizado.
II. As profundas mudanças que ocorreram ao longo do processo de reestruturação do capital afetaram diversas áreas das empresas capitalistas, exceto aquelas relativas à organização da produção e aos processos de trabalho.
III. O processo de reestruturação produtiva, observado no país desde os anos de 1980, imprime novos requisitos aos trabalhadores, modificam as condições de inserção no mercado de trabalho e rebatem nos mecanismos de proteção social.
IV. As profundas alterações que marcaram as empresas capitalistas brasileiras restringem as frentes de trabalho para o/a Assistente Social, cujo exercício profissional se limita à gestão de Recursos Humanos.
Estão CORRETAS, apenas, as afirmativas:
Conforme o que estabelece a Lei no 8.662/93, que regulamenta a profissão de Assistente Social, é CORRETO afirmar:
De acordo com Costa (2006), a atividade profissional do/da Assistente Social, como a de tantos outros profissionais, está submetida a um conjunto de determinações sociais inerentes ao trabalho na sociedade capitalista.
São características do trabalho realizado em uma sociedade capitalista:
I. Trabalho assalariado
II. Controle da força de trabalho
III. Subordinação do conteúdo do trabalho aos objetivos e necessidades das entidades empregadoras.
Estão CORRETAS as características indicadas em:
É considerada uma raiz comum do conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura (ou seja, da questão social):
Ao discutirem aspectos relativos ao Serviço Social na empresa, Lima e Cosac (2005) explicam que o tamanho, a natureza e o tipo de administração são algumas das características que diferenciam umas empresas das outras. Apesar das diversas características que as diferenciam, as autoras alegam que as empresas possuem como um ponto em comum a
Em relação à interdisciplinaridade, o único argumento INCORRETO é:
Segundo Iamamoto (1998), a mudança no rumo das análises acerca do exercício profissional do Assistente Social é fruto dos debates que acompanharam o processo de construção das diretrizes curriculares da ABEPSS, que começa nos anos 80 do século XX e consolida-se nos anos 90 com a aprovação dessas diretrizes. Nessa análise a prática passa a ser compreendida como um tipo de trabalho especializado que se realiza no âmbito de processos de trabalho, esse debate tem por fundamento dois elementos principais.
I. Considerar as políticas sociais como base fundante do Serviço Social.
II. Apreender a prática profissional como trabalho e o exercício profissional inscrito em um processo de trabalho.
III. Compreender que a questão social, em suas múltiplas expressões, provoca a necessidade da ação profissional.
IV. Apreensão por parte do profissional da divisão social e técnica do trabalho.
A partir do exposto em relação aos principais elementos na análise do Serviço Social inserido em processos de trabalho está correto somente o que se afirma em:
O projeto social, de forma geral, é a articulação de contribuições para atuar numa realidade com vistas a melhorá-la. De certo modo, essa não seria uma grande dificuldade para os profissionais, mas o grande problema das pessoas a quem o planejamento se destina é colocar as ideias no papel. Considere as alternativas abaixo que fazem parte das etapas de um projeto social.
I. Escolha e delimitação do objeto: proposta preliminar;
II. Controle da execução: roteiros, manuais e relatórios;
III. Diagnóstico situacional do problema a ser trabalhado;
IV. Avaliação da ação executada apenas se for necessário;
V. Leitura dos indicadores sociais que definem seu problema após a execução do projeto.
Com relação as etapas do projeto social somente estão corretas as alternativas:
De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil em vigor, o Sistema Único de Saúde – SUS desempenha algumas atribuições. Entre elas, pode-se destacar
A entrevista é um dos instrumentos utilizados no processo de trabalho do assistente social nas suas diferentes atribuições. Assim, as várias concepções sobre esse instrumento devem ser contextualizadas no momento histórico e social em que foram produzidas. Em relação à entrevista social é INCORRETO afirmar:
Considerando a definição expressa na Lei nº. 12.435/2011, o CREAS é a unidade pública estatal de abrangência municipal ou regional de referência para a oferta de trabalho social a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos (BRASIL, 2011). A partir dessa definição o CREAS tem como competência.
Há, na Lei Orgânica da Saúde, Lei 8.080/90, uma concepção avançada de saúde. O seu art 3º prevê que os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do país e pressupõe que a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais são para a saúde:
O planejamento das atividades profissionais é um momento importante do trabalho do assistente social que revela sua dimensão:
O Sistema Único de Assistência Social (Suas) é um sistema público que organiza os serviços de assistência social no Brasil. Assinale V(verdadeiro) ou F(falso) e assinale a alternativa correspondente.
( ) O Suas organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros.
( ) O Suas tem como objetivo é garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.
( ) Criado a partir das deliberações da IV Conferência Nacional de Assistência Social e previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), o Suas teve suas bases de implantação consolidadas em 2005, por meio da sua Norma Operacional Básica do Suas (NOB/Suas), que apresenta claramente as competências de cada órgão federado e os eixos de implementação e consolidação da iniciativa.
( ) O Suas também gerencia a vinculação de entidades e organizações de assistência social ao Sistema, mantendo atualizado o Cadastro Nacional de Entidades e Organizações de Assistência Social (CNEAS) e concedendo certificação a entidades beneficentes.