Analise as afirmativas abaixo sobre o trabalho infantil:
I. Até a década de 1980, havia praticamente um consenso na sociedade brasileira em torno do entendimento do trabalho como um fator positivo para crianças que, dada sua situação econômica e social, viviam em condições de pobreza, de exclusão e de risco social.
II. O trabalho infantil encontra aliados importantes na sua manutenção, legitimação e reprodução como uma mão de obra barata, justificada pela falta de qualificação e por seu tratamento como renda complementar ao trabalho adulto.
III. Quanto menor a renda da família e a escolaridade da pessoa de referência da unidade familiar, maior o risco de ingresso precoce no mundo do trabalho.
O número de afirmativas incorretas corresponde a:
Não é um Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade:
O Estatuto da Pessoa com Deficiência, traz regras e orientações para a promoção dos direitos e liberdades dos deficientes com o objetivo de garantir a essas pessoas inclusão social e cidadania. Em relação aos direitos assegurados no Estatuto, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Ser protegida de toda forma de negligência, discriminação, exploração ou violência.
( ) Direito de receber como privilégio o processo de habilitação e de reabilitação.
( ) Direito de não sofrer nenhuma espécie de discriminação.
( ) Direito à moradia digna apenas em residência inclusiva.
( ) Direito de receber atendimento prioritário em todas as instituições e serviços de atendimento ao público.
A sequência correta de cima para baixo é:
As políticas sociais no Brasil, orientadas pelo ideário neoliberal, vêm sofrendo significativos retrocessos, se considerarmos os avanços sociais conquistados pela Constituição Federal de 1988. O Estado tem reduzido cada vez mais seu papel como provedor dos direitos sociais, transferindo esta tarefa para o mercado e para a solidariedade do “terceiro setor”. Dessa forma, o mercado fica reservado para aqueles que possuem meios para adquirir os serviços privados, enquanto os precários serviços públicos são destinados aos “comprovadamente pobres”. No caso da Assistência Social, é correto afirmar que:
Marque a alternativa que se contrapõe ao dever do Assistente Social nas relações com Assistentes Sociais e outros/as Profissionais.
De acordo com a Lei n.º 8.742/1993, que dispõe sobre a organização da assistência social e dá outras providências, assinale a alternativa que apresenta um dos objetivos da assistência social.
No Brasil, a emergência do serviço social como profissão na década de 1930, insere-se no conjunto das mudanças econômicas, sociais, políticas e culturais ocorridas na sociedade, vinculadas
Na política social, a luta contra a pobreza espelha a luta de classes. Sob a égide do capitalismo maduro, a política social não consegue responder às expressões da questão social, presente no cotidiano institucional ao lado das questões tradicionais. Nesse sentido, promover o debate e a luta pela ampliação dos direitos e das políticas sociais
No Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) consta direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral, assegurando as condições para o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social em condições de liberdade e de dignidade. Nesta direção, no trabalho junto a este segmento, o assistente social reafirma sua atuação em prol
A sociabilidade burguesa funda sua ética no princípio liberal, segundo o qual a liberdade do indivíduo é o limite para a liberdade do outro. Essa concepção reafirma uma ética individualista, pela busca de vantagens e pelo acúmulo de bens de curta duração. Esse discurso se faz presente na mídia que reafirma o ethos liberal burguês, a violência, a abstração, o moralismo e o conservadorismo. Essa concepção implica em
A supervisão de estágio não pode ser compreendida desvinculada dos seus componentes teórico, ético e
O Código de 1993 está alicerçado nos princípios de liberdade, emancipação, defesa dos direitos humanos, ampliação e consolidação da cidadania, defesa e aprofundamento da democracia, posicionamento a favor da equidade, justiça social e
A política social expressa interesses diversos de classes e grupos de classes. Para que ganhe forma, desde seu planejamento até sua gestão e execução, comporta uma racionalidade que a fundamenta e organiza. Por sua vez, os projetos societários que disputam a hegemonia no Estado e na sociedade possuem determinado modo de conceber a realidade e, assim, comportam interesses
A política de atendimento dos direitos à criança e ao adolescente prevista pelo Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA se dá através de um conjunto articulado de ações governamentais e não-governamentais, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, assim sendo possui linhas de ação. Leia as alternativas abaixo e assinale a opção que NÃO se relaciona à linha de ação da política de atendimento prevista pelo ECA:
Assinale o item que NÃO está de acordo com os Princípios Fundamentais do Código de Ética Profissional do/a Assistente Social, de 1993: