O Estatuto da Criança e do Adolescente considera:
Entendendo que o indivíduo em situação de rua, no seu processo de exclusão, sofre rupturas familiares, sociais e afetivas, tendo que necessariamente vivenciar novas formas de se relacionar em contextos sociais marcados pela desumanização e caracterizados por estigmas, violência e segregação, o que o incita a ressignificar sua vida. Nesse sentido, em relação às políticas sociais destinadas a este segmento social assinale a alternativa CERTA:
No Brasil, as políticas sociais da atualidade possuem uma orientação neoliberal e portanto são desenvolvidas a partir do princípio do Estado Mínimo. Assinale a alternativa que NÃO contempla uma característica das políticas sociais na perspectiva mencionada:
A Resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009, aprovada pelo Conselho Nacional de Assistência Social cria a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais cuja finalidade é de
É correto afirmar que no contexto do Estatuto da Criança e do Adolescente considera-se criança a pessoa até:
A Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS, 1993) no Capítulo II, seção I, Art. 4º reconhece como princípios da Assistência Social:
I. Universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas.
II. Descentralização político-administrativa para os Estados, o Distrito Federal e os municípios e comando único das ações.
III. Supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica.
A partir das alternativas citadas somente é correto o que se afirma em:
A Política Nacional de Assistência Social centraliza suas ações na família em um determinado contexto social e econômico. A concepção de família adotada nessa política é de
Um dos objetivos da Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência é assegurar o acesso, o ingresso e a permanência da pessoa portadora de deficiência em todos os serviços oferecidos à comunidade. O assistente social, ao prestar atendimento a uma pessoa idosa com deficiência em situação de vulnerabilidade social deve informa-la que, de acordo com a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência:
I - É beneficiária do processo de reabilitação a pessoa que apresenta deficiência qualquer que seja sua natureza, agente causal ou grau de severidade.
II - Para fins de concessão de benefícios e serviços, a deficiência ou incapacidade não precisa ser diagnosticada e caracterizada por equipe multidisciplinar de saúde, bastando um laudo do próprio médico.
III - Os equipamentos que complementam o atendimento, aumentando as possibilidades de independência e inclusão da pessoa portadora de deficiência estão inclusos na assistência integral à saúde e reabilitação.
IV - As ajudas técnicas como próteses auditivas, visuais e físicas e órteses não são incluídas na assistência integral à saúde e reabilitação.
Estão corretas apenas:
O Ato infracional é o ato condenável, de desrespeito às leis, à ordem pública, aos direitos dos cidadãos ou ao patrimônio, cometido por crianças ou adolescentes. O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece medidas socioeducativas inerentes á prática de ato infracional, que devem:
I - Levar em conta as necessidades dos adolescentes, e sua condição de pessoa em desenvolvimento.
II - Reconhecer o adolescente como ser em formação, passível de transformação.
III - Tratar somente de puni-lo pela prática de atos infracionais possibilita condições de acesso á participação na vida social.
IV - Orientar o processo socioeducativo dos adolescentes que são sujeitos de direitos e detentores de deveres.
V - Privar o adolescente do direito de ir e vir, independentemente da gravidade da infração.
Estão corretas apenas:
Ao alterar o cotidiano profissional e das classes sociais que demandam sua intervenção, o assistente social utiliza os meios, os instrumentos necessários, e assim, criam, adequam as condições existentes, para atingir sua intencionalidade. A capacidade técnica do assistente social o possibilita fazer o uso dos meios e instrumentos, para responder a uma determinada finalidade. Assim sendo, leia com atenção as afirmativas a seguir, e marque a resposta correta:
I. A instrumentalidade é tanto condição necessária de todo trabalho social quanto categoria constitutiva. É um modo de ser de todo trabalho do assistente social.
II. Todo trabalho social (e seus ramos de especialização — por ex. o Serviço Social) possui instrumentalidade, a qual é construída e reconstruída na trajetória das profissões pelos seus agentes.
III. A instrumentalidade expressa uma intencionalidade, a despeito de sua racionalidade, ela se materializa nos instrumentos de trabalho, interferindo no nível da reprodução social.
IV. A instrumentalidade é parte do processo de trabalho para alcançar uma finalidade, isto significa que todo trabalho possui teleologia, mas não constitui a instrumentalidade e o seu conjunto dos instrumentos.
Sobre as três vertentes que emergiram no bojo do movimento de reconceituação do Serviço Social brasileiro é correto afirmar.
Segundo Marilda Yamamoto, um dos maiores desafios do assistente social é a sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de efetivar direitos, a partir de demandas emergentes do cotidiano. Na visão da autora, o assistente social ao trabalhar nesta perspectiva estará:
Ao se tomar como objeto de análise as funções assumidas pelas famílias no campo da reprodução social no contexto brasileiro, pode-se afirmar que:
Qual das alternativas a seguir apresenta uma das principais proposições do movimento da reforma psiquiátrica brasileira?
Conforme preconizado na LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social) a Assistência Social tem como um de seus pressupostos: