Ao alterar o cotidiano profissional e das classes sociais que demandam sua intervenção, o assistente social utiliza os meios, os instrumentos necessários, e assim, criam, adequam as condições existentes, para atingir sua intencionalidade. A capacidade técnica do assistente social o possibilita fazer o uso dos meios e instrumentos, para responder a uma determinada finalidade. Assim sendo, leia com atenção as afirmativas a seguir, e marque a resposta correta:
I. A instrumentalidade é tanto condição necessária de todo trabalho social quanto categoria constitutiva. É um modo de ser de todo trabalho do assistente social.
II. Todo trabalho social (e seus ramos de especialização — por ex. o Serviço Social) possui instrumentalidade, a qual é construída e reconstruída na trajetória das profissões pelos seus agentes.
III. A instrumentalidade expressa uma intencionalidade, a despeito de sua racionalidade, ela se materializa nos instrumentos de trabalho, interferindo no nível da reprodução social.
IV. A instrumentalidade é parte do processo de trabalho para alcançar uma finalidade, isto significa que todo trabalho possui teleologia, mas não constitui a instrumentalidade e o seu conjunto dos instrumentos.