A atuação em rede se constitui como uma ferramenta importante na prática profissional do Serviço Social, diante da complexa realidade social presente no cotidiano de trabalho, como a violência doméstica contra as mulheres. O trabalho em rede apresenta como característica
A violência doméstica e familiar contra a mulher constitui uma das formas de violação dos direitos humanos. São formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras, a:
I. Violência física, entendida como qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal (...)
II. Violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima (...)
III. Violência sexual, entendida como qualquer conduta que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força (...)
IV. Violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.
V. Violência institucional motivada por faltas justificadas ou comunicação de gravidez tardia, nas diferentes organizações privadas ou órgãos estatais.
Está correto o que se afirma em
No universo do sistema capitalista erradicar a pobreza e retirar da miséria milhares de pessoas via intervenção estatal, não se apresenta como proposta do Estado – na sua configuração atual. Não se configura, portanto, prioridade a equalização da distribuição de renda oportunizando, também sob o prisma da equidade (oportunidade e condição), acesso aos bens e serviços sociais sem ponderar o retorno, em lucro ou manutenção do poder ideopolítico. Nesse sentido, em relação as políticas sociais em tempos contemporâneos, julgue os itens abaixo: I - Apresenta-se como respostas focalizadas e fragmentadas no trato da questão social por parte do Estado; II - Ao Estado compete principalmente a criação de políticas sociais através de legislações, no entanto há limitação do acesso a direitos; III - Na década de 1990, no cenário brasileiro, a ideia de participação social no espaço das políticas sociais passa a ser vista como sendo “solidária” por meio de trabalho de voluntariado e concepção de responsabilidade social de indivíduos e empresas. Diante do exposto, concluímos:
O atual Projeto Ético-político do Serviço Social tem sua origem no debate democrático da categoria que se iniciou nos anos 80 e consolidou um novo código de ética, editado em 1993. O contexto desse debate implicava em enfrentar os desafios advindos da onda conservadora e neoliberal que aterrorizava o Brasil à época. Assim, alguns princípios são fundamentais nessa nova orientação ética. Dentre eles se destaca:
O Ministério Público recebeu uma denúncia sobre a gestão inadequada do Fundo Municipal de Assistência Social - FMAS - em um município de sua abrangência. Nesse caso, as providências devem considerar
Na Política de Assistência Social, no âmbito de atuação da Proteção Social Especial de Média Complexidade, uma das unidades de referência para a oferta de serviços é o Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS. Nessa unidade, há o desenvolvimento do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos - PAEFI. Esse serviço tem como competência:
O assistente social ao prestar atendimento a um jovem e orientá-lo sobre a meia-entrada para acesso a eventos artístico-culturais e esportivos e a reserva de vagas a jovens nos veículos do sistema de transporte coletivo interestadual, abordou o que está previsto na regulamentação da Identidade Jovem. Nessa linha, orientou que
O encaminhamento para o serviço de acolhimento de crianças e adolescentes é realizado mediante um estudo diagnóstico para subsidiar a decisão acerca do afastamento da criança ou adolescente do convívio familiar. Nessa perspectiva, recomenda-se que o estudo diagnóstico contemple, dentre outros, os seguintes aspectos:
I. Mapeamento dos vínculos significativos na família extensa e análise da rede social de apoio da criança ou adolescente e de sua família (família extensa, amigos, vizinhos, padrinhos, instituições, etc.).
II. Verificação da existência de pessoas significativas da comunidade para a criança ou adolescente que possam vir a acolhê-los, de forma segura, no caso de necessidade de afastamento da família de origem.
III. Percepção da criança ou adolescente em relação à possibilidade de afastamento do convívio familiar.
Está correto o que se afirma em
O agir profissional na escola impõe aos(às) Assistentes Sociais uma postura interdisciplinar. Considerando esta dimensão do trabalho, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) Enquanto processo, a interdisciplinaridade representa estágios de superação do pensar fragmentado e disciplinar. ( ) O estágio inicial da interdisciplinaridade também é denominado de multi ou pluridisciplinaridade. Dá-se, nesse estágio, uma comunicação baseada no diálogo paralelo entre as disciplinas. ( ) Educadores e Assistentes Sociais são profissionais que possuem desafios diferentes na escola. Os profissionais do Serviço Social precisam enfrentar a multiplicidade de diferenças, especificidades e relações em que se inserem, tomando para si a tarefa de fortalecer sua área de atuação. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A discussão em torno da exclusão social tem marcado historicamente o trabalho dos(as) Assistentes Sociais. Considerando o cenário histórico, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O welfare state, em que pese sua extraordinária significação histórica e seu valor utópico, originou uma falsa expectativa sobre o capitalismo.
( ) Quando a exclusão está estritamente ligada à solidão e à desagregação social, estar empregado ou não fica em segundo plano quando se define a condição social do indivíduo.
( ) A inclusão dos pobres em esquemas assistenciais tem como regra efeito crítico de exclusão, pelo menos no capitalismo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A construção do projeto ético–político profissional do Serviço Social considerou diversas dimensões no campo da moral e da ética. Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, considerando o projeto profissional atual. ( ) A ética profissional é uma dimensão específica do Serviço Social, suas determinações são mediadas pelo conjunto de necessidades e possibilidades, de demandas e respostas que legitimam a profissão na divisão social do trabalho da sociedade capitalista, marcando a sua origem e a sua trajetória histórica. ( ) A moral profissional diz respeito à relação entre a ação profissional do indivíduo singular os sujeitos nela envolvidos (usuários, colegas, etc.) e o produto concreto da intervenção profissional. ( ) A moralidade é parte de uma educação moral anterior à formação profissional, que não influencia a adesão da ética profissional, uma vez que durante o processo de formação é abandonada. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
O(a) assistente social inserido(a) no campo da saúde tem desafios importantes a serem enfrentados no seu exercício profissional Um deles está relacionado a dois projetos políticos existentes na saúde em disputa; são eles:
A matéria-prima do trabalho do(a) assistente social é o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, ou seja, o(a):
No Brasil, um dos instrumentos para a reintegração de pessoas acometidas por transtornos mentais e com histórico de longas internações psiquiátricas, consiste num subsídio financeiro mensal denominado:
A Lei Paulo Delgado, n° 10.216/2001, preconiza que a internação só será indicada quando os recursos extra hospitalares se mostrarem insuficientes. Para tal, o regime de internação será estruturado de forma a oferecer à pessoa portadora de transtornos mentais assistência: