No que diz respeito à pesquisa social, julgue os itens que se seguem.
De acordo com os pressupostos da pesquisa de natureza qualitativa, segundo a qual é necessário conhecer a experiência social do sujeito, e não somente suas circunstâncias de vida, a realidade vivida pelo sujeito é conhecida a partir dos significados por ele atribuídos.
Julgue os itens a seguir, relativos à atuação profissional do
assistente social em programas institucionais.
No enfrentamento profissional referente à drogadição, a
socialização das informações traduz–se como uma ação de
fortalecimento do usuário do serviço, que, bem informado, tem
maior acesso a seus direitos e pode mudar a sua realidade.
A ética, onde outros capitulam, ela está contra, ela mora no como e no por quê contra a mentira e as trevas do dogma, É fogo e festa mais do que poder... É riso e risco e mar que se navega”. Manuel Alegre Com este poema, o Conselho Federal de Serviço Social convida a uma nova práxis com conteúdos que sejam capazes de potencializar a ética e inaugurar um novo lugar para ela junto à profissão. A partir das prerrogativas do Código de Ética do Assistente Social, o significado que se dá para esse poema é
O assistente social, no cotidiano de seu trabalho, tem como dever garantir a plena informação e discussão sobre as
possibilidades e consequências das situações apresentadas pelos usuários dos diferentes serviços. Conforme
preconiza o artigo 5º do Código de Ética do Assistente Social, as decisões contrárias aos valores e crenças pessoais
do profissional, apresentadas pelos usuários, devem ser respeitadas ________.
Nas relações comtrabalhadores de outras profissões o assistente social, no que concerne às normas e aos princípios éticos das outras profissões, temo( a ):
Uma das penalidades aplicáveis ao assistente social quando este infringe o Código de Ética Profissional é a suspensão do exercício profissional, que será efetivada através de:
Ao ser demandado em um caso de violência doméstica, o assistente social tendo por base suas competências técnica e teórico - metodológica e o compromisso ético, ao realizar o parecer social, deve:
A ética profissional expressa um ethos sociocultural, uma moralidade profissional, com suas bases teóricas e
filosóficas, produto concreto de sua prática e de sua normatização. Com base no debate trazido pelo Código de Ética
de 1993, revisado em 2011, numere a coluna da direita com base na discussão das categorias da coluna da esquerda.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
A compreensão dos direitos sociais é fundamental para a atuação profissional do Assistente Social, pois os mesmos estão postos como princípios fundamentais do Código de Ética Profissional. Sendo assim, é correto afirmar:
O Código de Ética do Assistente Social, instituído pela Resolução CFESS nº 273/93, estabelece normas acerca do sigilo profissional e também sobre a relação do assistente social com a Justiça. Com base nessas normas, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas: ( ) A revelação do sigilo profissional não é admissível em hipótese alguma e sob nenhum pretexto. ( ) É dever do assistente social comparecer perante a autoridade competente, quando intimado a prestar depoimento, para declarar que está obrigado a guardar sigilo profissional. ( ) É vedado ao assistente social depor como testemunha sobre situação sigilosa do usuário de que tenha conhecimento no exercício profissional. ( ) O assistente social não pode apresentar à justiça, quando convocado na qualidade de perito ou testemunha, as conclusões do seu laudo ou depoimento, ainda que no âmbito da competência profissional. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Com a revisão do Código de Ética Profissional do Assistente Social de 1986, na elaboração do novo Código de 1993 foi necessário:
Os dois grandes pilares normativos que regulamentam a profissão do assistente social no Brasil são a Lei nº 8.662/93 e o Código de Ética Profissional. A primeira é considerada como a principal legislação que regulamenta, disciplina e legitima a profissão do assistente social. Além desses dois pilares, outros documentos (leis, resoluções, portarias) compõem o aparato jurídico–político concernente ao espaço sócio–ocupacional do assistente social. Com base nessa afirmativa, assinale a alternativa que apresenta um desses documentos.
De acordo com o artigo 22, do Código de Ética
Profissional do Assistente Social, constituem infrações
disciplinares:
I. exercer a Profissão quando impedido/a de fazê-lo, ou
facilitar, por qualquer meio, o seu exercício ao/às não
inscritos/as ou impedidos/as;
II. não cumprir, no prazo estabelecido, determinação
emanada do órgão ou autoridade, em matéria destes,
depois de regularmente notificado/a;
III. deixar de pagar, regularmente, as anuidades e
contribuições devidas ao Conselho Regional de Serviço
Social a que esteja obrigado/a;
IV. participar de instituição que, tendo por objeto o Serviço
Social, não esteja inscrita no Conselho Regional;
V. fazer ou apresentar declaração, documento falso ou
adulterado, perante o Conselho Regional ou Federal.
Desta forma, podemos concluir que as seguintes
afirmações estão corretas:
O Assistente Social, ao compreender que as redes sociais são canais que podem ser utilizados na comunidade capazes de ensejar alianças históricas e estruturantes na construção de proposições que avançam em aspectos que respondem à necessidade de determinada realidade social, irá tratar das redes sociais:
De acordo com o Código de Ética Profissional do Assistente Social, a inviolabilidade do local de trabalho e dos respectivos arquivos e documentação, garantindo o sigilo profissional, constitui para o assistente social um( a ):