A partir dos anos de 1990, na esteira da interlocução da profissão com a tradição marxista, o Serviço Social passou a contar com debates e produções que expressam o avanço da profissão em relação à ética. Sobre o assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) O Código de Ética Profissional, que completou em 2014 vinte e um anos, traduz os aspectos normativos do exercício profissional. ( ) A Federação Internacional de Trabalhadores Sociais (FITS) toma valores abstratos de dignidade como referência para o exercício profissional. ( ) A constituição de um projeto profissional inovador confere ao Serviço Social brasileiro uma particularidade no rompimento com o conservadorismo profissional. ( ) O projeto profissional brasileiro, que tem fundamentos da ética em sua intrínseca relação com a vida cotidiana, é denominado desde os anos de 1970 “Projeto Ético-Político do Serviço Social”. Assinale a sequência correta.
Rodrigo trabalha em uma instituição hospitalar que atende a indivíduos portadores de tuberculose. A fim de direcionar a prática profissional na instituição, propõe um projeto de intervenção cuja fundamentação é a Teoria Social Crítica, de base marxista. A Chefia do Serviço Social rejeita o projeto, alegando não gostar de sua fundamentação teórica. Nesse caso, a Chefia de Rodrigo está ferindo o princípio da garantia do pluralismo profissional, cujo fundamento é:
Gilberto é o chefe do Serviço Social de um CRAS. Um dia é procurado por uma estagiária de Serviço Social que lhe informa que viu os prontuários de três usuários que estavam guardados no arquivo sendo manipulados por um pedagogo. Quando indagado sobre o motivo de haver aberto a sala do Serviço Social e pego os prontuários, o pedagogo explicou que havia necessitado de uma informação que sabia constar na documentação do Serviço Social. Gilberto explicou à estagiária que:
Acerca das possibilidades e dos limites profissionais, o Código de Ética Profissional do Assistente Social elenca direitos e deveres, sendo explicitado, no tocante às relações com os empregadores, o direito a
Os Códigos de Ética Profissional de 1986 e 1993 representam o acúmulo da categoria na ultrapassagem:
O Código de Ética do Assistente Social (Resolução CFESS N.271, de 13 de março de 1993),
quando trata dos direitos do Assistente Social em seu Artigo12, afirma como um dos direitos
desses profissionais ( B ) “apoiar e/ou participar dos movimentos sociais e organizações
vinculadas à luta pela consolidação e ampliação da democracia e dos direitos de cidadania". A
participação de que trata o artigo implica que
Com relação ao planejamento como proposta de intervenção na área social, julgue os itens seguintes.
Na concepção atual de planejamento, plano e ação caracterizam processos totalmente opostos que devem ocorrer em momentos diferentes.
Acerca da instrumentalidade no serviço social, articulada ao projeto
ético–político da categoria, julgue os itens de 71 a 76.
A elaboração de plano, programa e projeto no planejamento
estratégico em serviço social deve fundamentar o projeto
de intervenção profissional nos diversos espaços
sócio–ocupacionais do assistente social.
Com relação às disposições da legislação que regulamenta a
profissão de serviço social (Lei n.º 8.662/1993), e do código de
Ética dos Assistentes Sociais, de 1986, julgue os itens seguintes.
A exigência de que em cada capital de estado, de território e no
Distrito Federal haja um CRESS é estabelecida pelo Código de
Ética dos Assistentes Sociais de 1986.
O Código de Ética do Assistente Social possui uma estrutura
normativa, na qual se situam as denominadas de normas éticas.
Essas normas instituem
No que diz respeito à pesquisa social, julgue os itens que se seguem.
De acordo com o paradigma da complexidade, a formulação do objeto de pesquisa deve ser efetuada com o intuito de ampliar o foco de análise para aumentar a disseminação das diferentes linhas teóricas que devem estar presentes na investigação.
Acerca do Código de Ética do(a ) Assistente Social e (ou ) da Lei nº 8.662/1993, que dispõe sobre a regulamentação da profissão, assinale a alternativa correta.
Com relação aos aspectos éticos orientadores da atuação do profissional de serviço social, julgue os itens que se seguem.
Relatórios de gestão e roteiros de entrevistas são considerados materiais técnicos de caráter não sigiloso que viabilizam a continuidade do serviço social e a defesa dos interesses dos usuários.
O conceito de redes, além de ter trazido inovações para a gestão social pública, introduziu novos valores e habilidades na condução do trabalho social. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsecutivos.
A ação em rede, em qualquer área, pressupõe a apreensão da realidade social como um todo complexo. Nessa perspectiva, compreendendo-se que os fatos são multicausais e multidependentes entre si, chega-se à noção de totalidade.
Com relação à ética profissional e ao projeto ético–político
profissional do serviço social, julgue os itens que se seguem.
De acordo com o Código de Ética Profissional do Assistente
Social, a ampliação e a consolidação da cidadania constituem
princípio fundamental e visam à garantia dos direitos civis,
sociais e políticos da população.