Podemos entender a ética no meio empresarial como o conjunto de princípios que condicionam a conduta dos profissionais e das organizações. Os Profissionais de Secretariado possuem um código de ética com normas a serem obedecidas no exercício de sua profissão. No entanto, a existência de um Código de Ética e as promessas de cumprimento deste código não representa, necessariamente, uma tomada de consciência, quer seja profissional, pessoal ou empresarial. Conforme o Código de Ética da profissão de Secretariado, marque a alternativa que não corresponde a uma das atitudes esperadas de um profissional de Secretariado relacionadas com as entidades da categoria:
Marque a técnica Secretarial que permite o acompanhamento contínuo de informações e providências a serem tomadas em datas determinadas:
O marketing pessoal tem apresentado crescente importância no ambiente corporativo. Há por parte das pessoas a preocupação em melhorar a postura e apresentação pessoal e, principalmente, atualizar os conhecimentos profissionais e acadêmicos. As organizações, por sua vez, aumentam o seu nível de exigência para a contratação de pessoas e para que os seus colaboradores mantenham-se atualizados e contribuam para que as empresas se tornem mais competitivas e rentáveis. Assinale a alternativa que não condiz com o marketing pessoal.
A declaração do Estado ou de quem o represente, em consonância com as normas legais, que produz efeitos jurídicos imediatos, sob regime jurídico de direito público e que está sujeita ao controle pelo Poder Judiciário, denomina-se
O controle, a nível organizacional intermediário, é
Considerando que os princípios éticos têm por objetivo fixar normas de procedimentos dos profissionais quando no exercício de sua profissão, regulando-lhes as relações com a própria categoria, com os poderes públicos e com a sociedade, é correto afirmar que, nas relações entre profissionais Secretários, é vedado
Toda entidade pública, escritório, comércio ou empresa exige um profissional que saiba bem as diversas ROTINAS administrativas. Exigindo assim um profissional capaz de atender prontamente com habilidade e competência qualquer departamento da empresa. Em Relação às rotinas administrativas marque o item CORRETO:
Considere que você esteja trabalhando na Universidade Federal de Itajubá e que precisa encaminhar com agilidade um projeto para uma unidade diferente da que você está alocado. Qual forma de comunicação você deve adotar?
Para o linguista Ferdinand de Saussure (1916), a língua é um conjunto sistemático de convenções sociais, utilizadas pela coletividade para gerar a comunicação. A forma escrita da língua tem importância fundamental para a sistematização do conhecimento, para a comunicação e para o progresso. Em relação às técnicas de redação é INCORRETO afirmar que:
Cartório é a designação geral dada ao local onde atuam os serventuários públicos que têm a missão de redigir e registrar documentos, atribuindo-lhes autenticidade. Em relação aos cartórios é INCORRETO afirmar que:
No mundo competitivo em que estamos, são palavras de ordem a eliminação de entraves burocráticos e tecnológicos, a adoção de políticas de flexibilização e adequação às mudanças de comportamento da sociedade. Nesse contexto, a escrita ganha relevo especial, com a produção de milhares de textos. Dominar a linguagem escrita com precisão tornou-se ferramenta vital para a propagação do conhecimento, e o profissional que conseguir aliar conhecimento técnico e qualidade comunicativa será cada vez mais valorizado e requisitado pelo mercado de trabalho. Em relação ao processo de elaboração de textos administrativos, marque o item CORRETO:
Analise as seguintes formas de
sobrescritos em envelopes para o
encaminhamento de correspondências:
I. Sra.
Joana Santos
Rua Leão Coroado nº 26
Boa Vista
RECIFE - PE
CEP 50.060-250
II. Sr.
Prof. João Carlos Almeida
Instituto de Psicologia
Universidade de Brasília
BRASÍLIA (DF) CEP 70.910-900
III. Editora Brasil S.A.
Caixa Postal 1035
20001-970 RIO DE JANEIRO - RJ
IV. Indústrias de Maquinas de Motores Ltda.
At. do Sr. Carlos José da Silva
Rua Buarque de Azevedo, 819
CEP 02 036-022 SÃO PAULO (SP)
Quais estão corretas?
49.
Em relação ao uso de equipamentos de escritório, assinale a alternativa correta.
No quesito etiqueta empresarial, o modo de vestir-se no ambiente de trabalho depende da cultura
da empresa e do tipo de negócio em que o(a) funcionário(a) trabalha. Na dúvida, ele(ela) deve optar por
roupas
É uma das funções da secretária organizar sua agenda e a agenda de seu executivo. Está
CORRETO afirmar que se trata de uma prática a ser evitada, antes de confirmar um
compromisso,