Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 463 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

O envio ou recebimento de correspondências e encomendas está entre as atividades corriqueiras da área administrativa. Constitui serviço postal o recebimento, a expedição, o transporte e a entrega de objetos de correspondência, valores e encomendas. São objetos de correspondência: a) carta; b) cartão-postal; c) impresso; d) cecograma; e) pequena encomenda. Entende-se por pequena encomenda:

Em se tratando de Gestão de Pessoas e da atuação do Profissional de Secretariado Executivo, não se pode afirmar.

As atividades desempenhadas pelo Secretário Executivo nas organizações mudaram bastante ao longo dos anos, exigindo desse profissional um perfil mais gerencial. Dentre as atividades abaixo, assinale a opção que representa essa mudança de paradigma profissional vislumbrada atualmente.

O histórico de luta pela aprovação do Conselho Profissional de Secretariado se iniciou em 1987, pela Federação Nacional das Secretárias e Secretários (Fenassec) e com a adesão em massa do secretariado brasileiro. Em 1998, por solicitação da Fenassec, a Senadora Regina Assumpção (PTB/MG) apresentou ao Congresso Nacional, o Projeto de Lei nº 91/2008, para a criação do Conselho Federal de Secretariado e também dos Conselhos Regionais. Este Projeto de Lei, no entanto, foi apresentado em vigência da Lei no. 9.649/1998 que, em seu Artigo 58, transformava os Conselhos Profissionais de autarquia privativa do chefe do executivo. Ou seja, só o presidente da república poderia apresentar Projeto de Lei para criação de conselhos profissionais. Dessa forma, a aprovação do Conselho Profissional de Secretariado não correu por:

Estar atualizado(a) para a gestão de viagens corporativas é muito comum para quem atua na profissão de Secretariado Executivo, em especial para quem trabalha com níveis hierárquicos mais altos como presidência e diretorias. A praticidade é essencial. O profissional deve ser objetivo e estar preparado para buscar as melhores alternativas que facilitem a organização do executivo para a viagem. Marque a alternativa que é uma exceção entre os passos essenciais para a gestão de viagens corporativas:

Selecione a opção que descreve as competências do profissional de Secretariado Executivo quanto ao relacionamento interpessoal.

Quanto ao gênero, os arquivos podem ser:

Assinale a alternativa incorreta:

O uso da informática tornou-se uma ferramenta importante e necessária para o perfil do profissional de secretariado. É vital estar sempre atualizado para acompanhar o mercado de trabalho, que hoje em dia exige profissionais capacitados com habilidades especificas e empreendedoras para uma atuação eficaz. Assinale a única alternativa não essencial ao desempenho da função de secretária, no tocante ao conhecimento de sistemas de informação e ferramentas de trabalho:

De acordo com a Lei Federal nº 7.377, de 30 de setembro de 1985 e alterações, são atribuições do Secretário Executivo

O conjunto de intervenções planejadas de mudanças, construído sobre valores humanísticos e democráticos, que procura incrementar a eficácia organizacional e o bem-estar dos funcionários, denomina-se

O Secretário, desde os primórdios de sua história, teve o poder do conhecimento em várias áreas e o transmitia a seu superior, contribuindo com a tomada de decisão. Contudo, com a evolução profissional, os atuais profissionais adquiriram muitos conhecimentos os quais os aproximam cada vez mais dos níveis estratégicos da organização. Nesse contexto, assinale a opção que mais corresponde à atuação do Secretário Executivo como Gestor da Informação nas organizações.

Cada vez mais os conhecimentos, as habilidades e as competências estão sendo valorizados pelas empresas, mas consideramos que a postura ética é essencial para todos os profissionais, principalmente para o Secretário Executivo, que ocupa cargo de confiança nas empresas. De acordo com o Código de Ética Profissional, publicado no Diário Oficial em 7 de julho de 1989, assinale a opção incorreta.

Segundo Thomas Rogers, a profissão de Secretariado reúne um conjunto de técnicas “pinçadas” de outras áreas de conhecimento, para delinear sua estrutura de funcionamento e metodologia de trabalhos, bem como estratégias de atuação e de relacionamentos intra e interdepartamentais, com objetivo de encontrar a melhor solução, dentro de princípios éticos, para excelência de resultados organizacionais e manutenção da competitividade e inovação administrativa. (Revista Excelência. A Revista da Fenassec. Ano 8 no. 36, out./nov./dez./2012) A plena gestão dos processos administrativos compreende planejamento, organização e execução de atividades de forma sistematizada das atribuições da área funcional ou unidade organizacional e mesmo de todo a organização. Fazem parte da gestão administrativa de competência do profissional de Secretariado, com exceção de:

Um funcionário público federal, ocupante do cargo de auxiliar administrativo, que trabalha no Setor de Protocolo, quando for encaminhar um documento oficial ao Reitor de um Instituto Federal, qual a forma CORRETA de tratamento que deverá ser adotada por ele?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282