O marketing pessoal engloba um conjunto de atitudes e ações associadas ao conhecimento, às habilidades e às competências que contribuem para o sucesso e para o alcance dos objetivos pessoais e profissionais. Dentre as opções abaixo, assinale a opção que não contribui para a construção de uma imagem positiva ao profissional de Secretariado:
A Lei de regulamentação da profissão de Secretariado, nº 7.377/1985, considera Secretário Executivo, no Brasil:
De acordo com o sistema de ensino brasileiro, qual das alternativas abaixo não corresponde a uma possibilidade formativa para o profissional de Secretariado no país?
Helena, profissional de secretariado executivo, em razão
da amizade de infância que mantinha com Laura, filha do dono de
uma pequena empresa de engenharia, passou a auxiliar a amiga na
organização de documentos do estabelecimento comercial sem a
formalização de um acordo trabalhista escrito. Com o tempo, foi
assumindo informalmente as funções próprias de uma secretária e
passou a ser remunerada pelo seu trabalho, embora com valor
abaixo do mercado. Por diversas vezes, em períodos de grande
volume de tarefas a executar, Helena, que coordenava as tarefas
de dois técnicos de secretariado, teve de estender sua jornada de
trabalho até as 23 horas, retornando no dia seguinte ao trabalho
às 8 horas da manhã. Entre as várias atribuições de Helena
encontravam-se a orientação e avaliação da correspondência para
fins de encaminhamento à chefia, além da classificação, do registro
e da distribuição de correspondências.
Considerando essa situação hipotética e as disposições contidas na
legislação pertinente acerca de contrato de trabalho, direitos
trabalhistas, sigilo profissional e atribuições do secretário
executivo, julgue os seguintes itens.
Helena, alegando ausência de relação com as suas atribuições
legais, poderá legalmente se recusar a redigir um texto
solicitado pela chefia.
No Brasil, com o surgimento da primeira Associação de Secretários, o profissional começa a atuar como membro efetivo de gerência.
Assinale o ano do surgimento dessa primeira associação.
“O conjunto de ferramentas e recursos tecnológicos que permitem administrar ou armazenar variadas quantidades de informação” é um conceito referente a:
A rotina administrativa visa demonstrar como é importante a organização e a execução de atividades de apoio administrativo de maneira adequada, atendendo às necessidades da instituição, de acordo com as características de cada setor.
Sobre as atividades a serem executadas, marque V para as atividades que fazem parte de uma rotina administrativa e F, para as demais.
( ) Preparar expedientes administrativos sob orientação dos superiores.
( ) Controlar a entrada e a saída de materiais, bem como a sua distribuição durante o expediente.
( ) Manter arquivos e documentos organizados, contribuir para conservar o ambiente de trabalho limpo e saudável.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
O Perfil do profissional secretario no século XXI exige que:
I – Visão holística e trabalho em equipe.
II – Tarefas globais com autonomia para execução.
III – Tarefas traçadas pela chefia.
IV – Formação dispersiva e autodidatismo.
V – Parceria.
Verifica-se que estão corretos:
O conjunto de documentos do mesmo tipo, produzido por um mesmo órgão, em decorrência do exercício da mesma função, subfunção e atividade que resulta de idêntica forma de produção e tramitação e obedece à mesma temporalidade e destinação denomina-se
O documento que comprova a entrega e o recebimento de outro documento ou correspondência é __________. No mesmo, deve constar a identificação do servidor que recebe (pelo nome e cargo escritos de forma legível, digitados ou carimbados), a data, a hora e a assinatura do recebedor. Marque a única alternativa cuja expressão preenche corretamente a lacuna.
Assinale a alternativa que indica algo que NÃO é necessário observar em um envelope, ao receber uma correspondência entregue pelo carteiro em seu local de trabalho.
Quase todas as profissões possuem um santo protetor. O patrono do profissional de Secretariado Executivo é:
Helena, profissional de secretariado executivo, em razão
da amizade de infância que mantinha com Laura, filha do dono de
uma pequena empresa de engenharia, passou a auxiliar a amiga na
organização de documentos do estabelecimento comercial sem a
formalização de um acordo trabalhista escrito. Com o tempo, foi
assumindo informalmente as funções próprias de uma secretária e
passou a ser remunerada pelo seu trabalho, embora com valor
abaixo do mercado. Por diversas vezes, em períodos de grande
volume de tarefas a executar, Helena, que coordenava as tarefas
de dois técnicos de secretariado, teve de estender sua jornada de
trabalho até as 23 horas, retornando no dia seguinte ao trabalho
às 8 horas da manhã. Entre as várias atribuições de Helena
encontravam-se a orientação e avaliação da correspondência para
fins de encaminhamento à chefia, além da classificação, do registro
e da distribuição de correspondências.
Considerando essa situação hipotética e as disposições contidas na
legislação pertinente acerca de contrato de trabalho, direitos
trabalhistas, sigilo profissional e atribuições do secretário
executivo, julgue os seguintes itens.
Caso, em nome da velha amizade de infância, Laura
futuramente queira ter acesso a documentos sigilosos da
empresa confiados a Helena em consequência do exercício
da sua profissão de secretária executiva, a profissional estará
impedida de atender à solicitação de Laura por determinação
do Código de Ética do Profissional de Secretariado.
Dentre as opções abaixo, assinale aquela que impede a correta administração do tempo durante as atividades realizadas pelo Secretário Executivo:
Marque a alternativa que pode ser considerada como consequência direta da profissão de Secretariado ter sido considerada Categoria Profissional Diferenciada pela Portaria nº 6.2691/1987: