Leia as afirmativas a seguir:
I. Identificar e divulgar os fatores condicionantes e determinantes da saúde no Brasil é um dos objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS).
II. Está incluída no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) a vigilância nutricional de jovens e adultos, sendo vedada a orientação alimentar, nos termos da Lei Orgânica da Saúde (Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990).
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A Lei nº 9.656, de 3 de junho de 1998, dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde.
II. A Relação Nacional de Ações e Serviços de Saúde (RENASES) é acompanhada do Formulário Terapêutico Nacional (FTN) que subsidia a investigação de agravos à saúde.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Pela lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, os municípios não poderão estabelecer consórcios intermunicipais para execução de ações e serviços de saúde.
II. Pela Lei 8.142, de 28 de dezembro de 1990, a Conferência de Saúde reunir-se-á de 5 em 5 anos.
Marque a alternativa CORRETA:
A Lei n° 9.782/99 criou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, vinculada ao Ministério da Saúde, com sede e foro no Distrito Federal.
No que diz respeito à ANVISA e sua criação, a ela foi dada a natureza de:
O processo de educação permanente para a estratégia de Saúde da Família tem como objetivos: I. Melhorar a qualidade dos serviços, mediante um processo educativo permanente e comprometido com a prática do trabalho. II. Aumentar a resolutividade das ações frente aos problemas prevalentes. III. Fortalecer o processo de trabalho das equipes de Saúde da Família. IV. Fortalecer o compromisso com a saúde da população por parte dos membros da equipe. Marque a alternativa correta.
Quanto ao trabalho dos ACS (Agentes Comunitários de Saúde), marque a alternativa correta.
No Brasil, os processos de transição demográfica epidemiológica e nutricional e o crescimento econômico e social contribuem para o maior risco da população ao desenvolvimento de doenças crônicas. Com base nessa realidade, avalie as assertivas abaixo e, após, marque a alternativa correta. I. Os gastos familiares com doenças crônicas reduzem a disponibilidade de recursos para necessidades como alimentação, moradia, educação. II. No Brasil, o SUS que é um sistema gratuito e universal custeia todos os gastos de pessoas portadoras de doenças crônicas, não afetando economicamente a renda familiar. III. No Brasil, as quatro DCNT priorizadas são: doenças do aparelho circulatório, doenças respiratórias crônicas, diabetes e câncer. IV. O maior fator de risco atribuído a mortes por DCNT é a hipertensão arterial.
Marque a alternativa correta quanto à direção, organização e gestão do Sistema Único de Saúde, conforme a Lei 8080 de 1990.
I. A direção do Sistema Único de Saúde (SUS) é única, sendo exercida em cada esfera de governo, União, Estados e Municípios.
II. No nível municipal, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá organizar-se em distritos, de forma a integrar e articular recursos, técnicas e práticas voltadas para a cobertura total das ações de saúde.
III. O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) não receberão recursos do orçamento geral da União por meio do Fundo Nacional de Saúde, para auxiliar no custeio de suas despesas institucionais.
IV. Os municípios que quiserem poderão constituir consórcios intermunicipais para desenvolver, em conjunto, as ações e os serviços de saúde que lhes correspondam.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Trata-se da morte de uma mulher enquanto grávida ou até 42 (quarenta e dois) dias após o término da gravidez, qualquer que tenha sido a causa de morte.
O trecho acima descreve o indicador de saúde referente à:
Sobre o Processo de trabalho na Atenção Básica relacione a Coluna 1 com a Coluna 2:

A definição das categorias profissionais que irão compor o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NasfAB) é autonomia:
A portaria nº 825, de 25 de abril de 2016, redefine a Atenção Domiciliar no âmbito do SUS e atualiza as equipes habilitadas. O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) tem como objetivo:
Que abordagem abaixo NÃO faz parte dos objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS)?
Sem o Registro Civil de Nascimento, uma pessoa, para todos os efeitos legais, não possui nome, sobrenome, nacionalidade, não existe para o Estado e não pode ter outros documentos. Não é possível também ter direito a: fazer matrícula na escola, fundo de garantia por tempo de serviço, aposentadoria, licença-maternidade etc. Não pode participar dos programas sociais como Bolsa-Família, Luz para Todos, entre outros, nem realizar casamento civil, fazer alistamento militar e comprar um imóvel com escritura. É importante que o ACS saiba orientar as famílias sobre o registro civil. Identifique as afirmativas abaixo com V (verdadeira) ou F (falsa):
( ) A Declaração de Nascido Vivo (DNV) é o documento que é emitido pelo estabelecimento de saúde onde a criança nasceu. Esse documento deve ser levado ao cartório para ser feito o Registro Civil de Nascimento (RCN) e emitida a Certidão de Nascimento.
( ) O Registro Civil de Nascimento não é gratuito, mesmo quando feito no prazo legal.
( ) Se a criança não nasceu no hospital e não tem a Declaração de Nascido Vivo, os pais devem ir ao cartório com duas testemunhas maiores de idade que confirmem a gravidez e o parto.
( ) Os pais menores de 18 anos não emancipados deverão ir ao cartório, acompanhados de seus pais ou representantes legais.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
A vacinação é uma importante ação para diminuir o adoecimento e mortes por doenças infecciosas, portanto é fundamental que o agente comunitário de saúde oriente as famílias corretamente sobre os casos que devem ser encaminhados à Unidade Básica de Saúde.
Em relação a essas orientações gerais, é CORRETO afirmar: