Julgue o item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial.
Ao comprimentar‐lhe, temos a honra de submeter a consideração desse Conselho proposta de reanálise de parecer desfavorável à prorrogação de prazo de vigência vencível em 23/03/2019 prorrogando‐os por mais 360 dias conforme proposta desta entidade de serviço social.
Julgue o item. O cacófato ou cacofonia não deve ser utilizado nas redações oficiais e indica redundância de expressão, ou seja, repetição de uma mesma ideia, por meio do uso de palavras diferentes.
Apostila é a averbação, feita abaixo dos textos ou no verso de decretos e portarias pessoais (nomeação, promoção, ascensão, transferência, readaptação, reversão, aproveitamento, reintegração, recondução, remoção, exoneração, demissão, dispensa, disponibilidade e aposentadoria), para que seja corrigida flagrante inexatidão material do texto original (erro na grafia de nomes próprios, lapso na especificação de datas, etc.), desde que essa correção não venha a alterar a substância do ato já publicado. Sobre o tema, assinale a alternativa incorreta:
A Ata é um documento de valor jurídico, que consiste em registro narrativo fidedigno de decisões tratadas em uma assembleia, sessão ou reunião. Pode ser lavrada em livro próprio, autenticado, com páginas numeradas e rubricadas pela autoridade que redigiu os termos de abertura e encerramento. Pode ser também elaborada em folhas soltas, digitadas, com páginas numeradas, rubricadas e deve, ainda, ser assinada pelo relator. Não pode ter modificações posteriores à sua aprovação. Deve conter a assinatura de todos os participantes do encontro. Sobre as formas e a
estrutura da Ata, analise os itens a seguir:
I. Timbre da Instituição.
II. Título: número de ordem da reunião, nome do órgão/setor, data, local, nome dos participantes e pauta dos assuntos a serem discutidos.
III. Texto: constante em único parágrafo, indicando a quem se refere – destinatário - e o assunto.
IV. Texto: deve ser escrito seguidamente, sem parágrafos, alíneas, rasuras ou emendas. As abreviaturas e siglas devem ser evitadas e os números devem ser escritos por extenso. Quando lavrada em livro, qualquer erro na redação deverá ser retificado empregando-se a expressão “digo”
(entre vírgulas).
V. Fecho: fórmula de cortesia – “Respeitosamente” ou “Atenciosamente”, de acordo com as diferenças hierárquicas entre os presentes do encontro.
Assinale
Na coluna da esquerda, estão apresentados elementos que demarcam a redação de um texto oficial, conforme o Manual de Redação da Presidência da República, e na da direita, a caracterização de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
( ) Condição que propicia na redação oficial a ausência de impressões individuais de quem elabora
( ) Predicado do texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras.
( ) Singularidade que conduz o leitor ao contato mais direto com o assunto e com as informações, sem subterfúgios, sem excesso de palavras e de ideias.
( ) Condição que propicia imediata compreensão pelo leitor, bem como percepção da ideia transmitida num texto por meio da articulação da linguagem comum ou técnica.
( ) Atributo que favorece a conexão, a ligação, a harmonia entre as partes de um texto
Assinale a sequência correta.
O manual de redação oficial recomenda que, para solicitar à autoridade pública algo que tenha amparo legal, como auxílio doença, ajuda de custo, férias e salário família, deve-se usar o(a)
A respeito da redação oficial de documentos, julgue o item
O princípio da formalidade e da padronização preconizam o uso da língua de modo rebuscado ou o uso de figuras de linguagem próprias do estilo literário.
No que tange aos atributos da redação oficial, assinale a alternativa incorreta:
Requerimento é o documento através do qual o interessado solicita ao Poder Público algo a que julga ter direito, ou para se defender de algo que o prejudique. Das alternativas abaixo, qual não compõe o Requerimento:
“_____________________ No5 , DE 7 DE FEVEREIRO DE 2002.
Aprova o Regimento Interno do Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ
O CHEFE DA CASA CIVIL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 9° do Decreto no 4.073, de 3 de janeiro de 2002,
RESOLVE:
Art. 1º Fica aprovado, na forma do Anexo, o Regimento Interno do Conselho Nacional de Arquivos - CONARG.
Art. 2º ___________________________entra em vigor na data de sua publicação.
PEDRO PARENTE”
O documento acima reproduzido se trata de:
Ao concluir uma comunicação oficial, além de arrematar o texto, busca-se saudar o destinatário. Sendo assim, em conformidade com o que preceituam os padrões oficiais, ao fechar uma comunicação para uma autoridade de hierarquia inferior ao remetente, deverá ser empregado o fecho:
Para se obter a clareza (uma qualidade essencial do texto oficial), é necessário:
Leia este texto para responder à questão.
Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, um dos atributos da redação oficial é a CONCISÃO, pois a comunicação nesse âmbito deve:
É instrumento formal através do qual a Administração Pública expressa seu consentimento para que um particular desenvolva certa atividade. Trata-se de:
Para a redação de documentos oficiais, é necessária a observância de princípios norteadores da administração pública que influenciam a elaboração dos atos e das comunicações oficiais. Assinale a alternativa incorreta sobre as características que devem ser observadas na redação oficial.