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Folha de respostas:

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Abreviação pode ser conceituada como a representação escrita de uma palavra, grafando-se apenas algumas de suas sílabas ou letras. Assim, a maneira correta de abreviar “adjetivos”, “litros” na expressão “20 litros” e alqueires em “200 alqueires” é:

O mero conhecimento das regras gramaticais não é suficiente para que se escreva bem. No entanto, o domínio da ortografia, do vocabulário e da maneira de estruturar as frases certamente contribui para uma melhor redação. Quanto à formatação do texto de um documento oficial, assinale a alternativa correta.

Considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial, Julgue o item

Lhe solicito o encaminhamento do documento anexo a Comissão de Controle e Fiscalização para as providências que se fizer necessário em função da gravidade do teor do mesmo.

Julgue o item. O cacófato ou cacofonia não deve ser utilizado nas redações oficiais e indica redundância de expressão, ou seja, repetição de uma mesma ideia, por meio do uso de palavras diferentes.

De acordo com o Manual de Redação e Estilo da Apex-Brasil, assinale a alternativa que indica a oração na qual o emprego do sinal indicativo de crase é facultativo.

O domínio da correção ortográfica, do vocabulário e da maneira de estruturar as frases certamente contribui para uma melhor redação. Preencha os espaços abaixo com as palavras mais adequadas ortograficamente e, em seguida, responda o que se pede “A ___________ do resultado do concurso provoca uma grande ___________ nos candidatos e deixa ___________ quanto ao futuro”. Estão CORRETAS as grafias das palavras na alternativa

A partir da comunicação hipotética apresentada, Memorando nº 150/2017/UEPB/PROGRAD/PROGRAD-CEPA, responda à questão.


Sobre a redação do memorando acima transcrito, no que se refere a sua composição, estrutura e linguagem, é CORRETO afirmar que:

[...]

9. Por fim, apesar de a Coordenadoria de Controle de Recursos

Antecipados ter expedido o documento, os técnicos responsáveis

farão a fiscalização in loco.

10. Vossa Excelência será informada acerca do andamento do

processo.

Atenciosamente,

[assinatura]

[identificação do signatário]

Considerando o fragmento de texto apresentado, que contém os

parágrafos finais e o fecho de um expediente em padrão ofício,

julgue os seguintes itens, de acordo com o Manual de Redação da

Presidência da República (MRPR).

No último parágrafo da comunicação apresentada, o termo

informada foi empregado no feminino para concordar com o

pronome de tratamento Vossa Excelência.

No Manual de Redação Oficial da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, lê-se que “é inadmissível que a Redação Oficial apresente incorreções, coloquialismos, gírias, expressões regionais e “burocratês", tipo de linguagem administrativa, constituída de formas arcaicas, inadequadas ao contexto contemporâneo." Considerando essas recomendações, está correta a escrita da seguinte frase:


No tocante a aspectos gerais das correspondências oficiais

e com fundamento no Manual de Redação da Presidência

da República, julgue os próximos itens, relativos ao

fragmento de comunicação oficial hipotética anteriormente

apresentado — COMUNICADO GDG N.º 2.

O vocábulo “anexa” foi empregado de acordo com o padrão culto formal da língua portuguesa.


No tocante a aspectos gerais das correspondências oficiais

e com fundamento no Manual de Redação da Presidência

da República, julgue os próximos itens, relativos ao

fragmento de comunicação oficial hipotética anteriormente

apresentado — COMUNICADO GDG N.º 2.

O vocábulo “anexa" foi empregado de acordo com o padrão

culto formal da língua portuguesa.

Assinale a opção correta no que se refere às características dos

expedientes oficiais.

A eficácia da comunicação oficial depende basicamente do

uso de linguagem simples e direta, chegando ao assunto que se

deseja expor sem passar, por exemplo, pelos atalhos das fórmulas

de refinada cortesia usuais no século passado. Ontem o estilo tendia

ao rebuscamento, aos rodeios ou aos circunlóquios; hoje, a vida

moderna obriga a uma redação mais objetiva e concisa.

Considere–se, entretanto, que não há uma forma específica

de linguagem administrativa, mas, sim, qualidades comuns a

qualquer bom texto, seja ele oficial ou literário, aplicáveis à redação

oficial: clareza, coesão, concisão, correção gramatical. Além disso,

merecem destaque algumas características peculiares identificáveis

na forma oficial de redigir: formalidade, uniformidade e

impessoalidade.

Manual de Redação Oficial do TCDF. — Brasília:

DIPLAN, 2003. p. 11. (com adaptações)

Considerando as informações veiculadas no texto acima e os

elementos fundamentais das práticas de redação oficial, julgue os

itens de 13 a 15, conforme o Manual de redação oficial do TCDF.

O trecho a seguir está em desacordo com o requisito da

correção gramatical necessário às comunicações oficiais:

Mesmo antes dessas exigências serem expostas, o Órgão

manifestou–se contrário à sua regulamentação.

As informações emitidas pelos órgãos públicos devem primar pelo zelo e, assim sendo, a correspondência oficial deve merecer especial atenção. Analise as afirmativas a seguir e marque C (CERTA) ou E (ERRADA). ( ) "Eminência" pode ser abreviada como "Em.5" ou "Ema.".
( ) "Vossa Alteza" é utilizado para referir-se a Reis e Rainhas.
( ) "Desembargador" pode ser abreviado como "Des.".
( ) "Senhor" ou "Senhora" são utilizados para um tratamento informal, especialmente com pessoas mais próximas.
Pode-se afirmar que:

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