Abreviação pode ser conceituada como a representação escrita de uma palavra, grafando-se apenas algumas de suas sílabas ou letras. Assim, a maneira correta de abreviar “adjetivos”, “litros” na expressão “20 litros” e alqueires em “200 alqueires” é:
O mero conhecimento das regras gramaticais não é suficiente para que se escreva bem. No entanto, o domínio da ortografia, do vocabulário e da maneira de estruturar as frases certamente contribui para uma melhor redação. Quanto à formatação do texto de um documento oficial, assinale a alternativa correta.
Considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial, Julgue o item
Lhe solicito o encaminhamento do documento anexo a Comissão de Controle e Fiscalização para as providências que se fizer necessário em função da gravidade do teor do mesmo.
Julgue o item. O cacófato ou cacofonia não deve ser utilizado nas redações oficiais e indica redundância de expressão, ou seja, repetição de uma mesma ideia, por meio do uso de palavras diferentes.
De acordo com o Manual de Redação e Estilo da Apex-Brasil, assinale a alternativa que indica a oração na qual o emprego do sinal indicativo de crase é facultativo.
O domínio da correção ortográfica, do vocabulário e da maneira de estruturar as frases certamente contribui para uma melhor redação. Preencha os espaços abaixo com as palavras mais adequadas ortograficamente e, em seguida, responda o que se pede “A ___________ do resultado do concurso provoca uma grande ___________ nos candidatos e deixa ___________ quanto ao futuro”. Estão CORRETAS as grafias das palavras na alternativa
A partir da comunicação hipotética apresentada, Memorando nº 150/2017/UEPB/PROGRAD/PROGRAD-CEPA, responda à questão.
Sobre a redação do memorando acima transcrito, no que se refere a sua composição, estrutura e linguagem, é CORRETO afirmar que:
[...]
9. Por fim, apesar de a Coordenadoria de Controle de Recursos
Antecipados ter expedido o documento, os técnicos responsáveis
farão a fiscalização in loco.
10. Vossa Excelência será informada acerca do andamento do
processo.
Atenciosamente,
[assinatura]
[identificação do signatário]
Considerando o fragmento de texto apresentado, que contém os
parágrafos finais e o fecho de um expediente em padrão ofício,
julgue os seguintes itens, de acordo com o Manual de Redação da
Presidência da República (MRPR).
No último parágrafo da comunicação apresentada, o termo
informada foi empregado no feminino para concordar com o
pronome de tratamento Vossa Excelência.
No Manual de Redação Oficial da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, lê-se que “é inadmissível que a Redação Oficial apresente incorreções, coloquialismos, gírias, expressões regionais e “burocratês", tipo de linguagem administrativa, constituída de formas arcaicas, inadequadas ao contexto contemporâneo." Considerando essas recomendações, está correta a escrita da seguinte frase:
No tocante a aspectos gerais das correspondências oficiais
e com fundamento no Manual de Redação da Presidência
da República, julgue os próximos itens, relativos ao
fragmento de comunicação oficial hipotética anteriormente
apresentado — COMUNICADO GDG N.º 2.
O vocábulo “anexa” foi empregado de acordo com o padrão culto formal da língua portuguesa.
No tocante a aspectos gerais das correspondências oficiais
e com fundamento no Manual de Redação da Presidência
da República, julgue os próximos itens, relativos ao
fragmento de comunicação oficial hipotética anteriormente
apresentado — COMUNICADO GDG N.º 2.
O vocábulo “anexa" foi empregado de acordo com o padrão
culto formal da língua portuguesa.
Assinale a opção correta no que se refere às características dos
expedientes oficiais.
A eficácia da comunicação oficial depende basicamente do
uso de linguagem simples e direta, chegando ao assunto que se
deseja expor sem passar, por exemplo, pelos atalhos das fórmulas
de refinada cortesia usuais no século passado. Ontem o estilo tendia
ao rebuscamento, aos rodeios ou aos circunlóquios; hoje, a vida
moderna obriga a uma redação mais objetiva e concisa.
Considere–se, entretanto, que não há uma forma específica
de linguagem administrativa, mas, sim, qualidades comuns a
qualquer bom texto, seja ele oficial ou literário, aplicáveis à redação
oficial: clareza, coesão, concisão, correção gramatical. Além disso,
merecem destaque algumas características peculiares identificáveis
na forma oficial de redigir: formalidade, uniformidade e
impessoalidade.
Manual de Redação Oficial do TCDF. — Brasília:
DIPLAN, 2003. p. 11. (com adaptações)
Considerando as informações veiculadas no texto acima e os
elementos fundamentais das práticas de redação oficial, julgue os
itens de 13 a 15, conforme o Manual de redação oficial do TCDF.
O trecho a seguir está em desacordo com o requisito da
correção gramatical necessário às comunicações oficiais:
Mesmo antes dessas exigências serem expostas, o Órgão
manifestou–se contrário à sua regulamentação.
As informações emitidas pelos órgãos públicos devem
primar pelo zelo e, assim sendo, a correspondência oficial
deve merecer especial atenção. Analise as afirmativas a
seguir e marque C (CERTA) ou E (ERRADA).
( ) "Eminência" pode ser abreviada como "Em.5" ou
"Ema.".
( ) "Vossa Alteza" é utilizado para referir-se a Reis e
Rainhas.
( ) "Desembargador" pode ser abreviado como "Des.".
( ) "Senhor" ou "Senhora" são utilizados para um
tratamento informal, especialmente com pessoas mais
próximas.
Pode-se afirmar que: