Os tipos de correspondência classificam se em: interna e externa, oficial e particular, recebida e expedida. Analise as assertivas abaixo e marque a opção correta:
I. Classifica-se como interna correspondências mantidas entre as unidades do órgão;
II. Classifica-se com externa correspondências mantidas entre os órgãos ou entidades da administração municipal, estadual e federal;
III. Classifica-se como particular a correspondência de espécie formal de comunicação mantida entre os órgãos ou entidades da administração pública municipal, estadual ou federal ou destes para outros órgãos públicos ou empresas privadas;
IV. Classifica-se como particular a correspondência de espécie informal de comunicação utilizada entre autoridades ou servidores e instituições ou pessoas estranhas à Administração Pública Municipal, Estadual ou Federal;
V. Classifica-se como recebida a correspondência de origem externa recebida pelo protocolo geral do órgão ou entidade.
Estão corretos, apenas:
Julgue o item considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial. Informamos à Vossa Senhoria de que o contrato firmado com a Empresa de Segurança Sempre Alerta foi renovado em 2/1/2019, apartir de onde será necessário contatos permanentes com a direção da empresa.
Julgue o item. O termo concisão pode ser conceituado como a união íntima das partes de um todo. Assim, o texto conciso é aquele em que as palavras, as orações, os períodos e os parágrafos estão interligados e coerentemente dispostos.
Observe o corpo do texto de um aviso oficial: Senhor Ministro,
Convida-se V. Excia. a participar da sessão de abertura do Primeiro Seminário Regional sobre Economia de Energia, a ser realizado em 5 de março próximo, às 9 horas, no auditório da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, localizada aqui pertinho, no Setor de Áreas Isoladas Sul, nesta capital. O Seminário mencionado inclui-se nas atividades do Programa Nacional das Comissões Internas de Conservação de Energia em Órgãos Públicos, instituído pelo Decreto nº 99.656, de 26 de outubro de 1990, que procura, juntamente com outras iniciativas, racionalizar a utilização de aparelhos elétricos, lâmpadas etc. nos prédios públicos.
A única característica da redação oficial que é respeitada neste documento é:
Leia o hipotético documento padrão ofício, endereçado ao Presidente da Assembleia Legislativa; nele há lacunas que precisam ser preenchidas.
________________________________,
Apresentamos a ______________________ o projeto para a ampliação de vagas nesta instituição para ser discutido na próxima reunião ordinária dessa Casa, conforme sua solicitação. Esperamos que, depois de uma crítica discussão, haja a aprovação do que foi proposto.
________________________,
Zeferino da Silva
Coordenador de Planejamento Institucional
Assinale a alternativa que apresenta correto preenchimento das lacunas.
O __________________é uma comunicação escrita, formal e cerimoniosa, utilizada no serviço público, trocada entre autoridades que exercem as mesmas funções ou de funcionários com cargos inferiores, para seus superiores hierárquicos, com o propósito de fazer uma solicitação ou reivindicação oficial.
Sobre as sessões, segundo a Lei Orgânica do município, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a alternativa CORRETA:
(---) As sessões extraordinárias serão convocadas, na forma regimental, no período de recesso, pelo Prefeito ou pela maioria relativa dos Vereadores.
(---) A sessão legislativa não será interrompida sem a aprovação dos projetos de lei de diretrizes orçamentárias e do orçamento.
“É um instrumento de correspondência entre empresas. A característica que o diferencia de uma carta é que, para a utilização dele, sempre haverá um órgão público em uma das pontas do processo de comunicação" (Portela, 2013). A qual documento se refere a citação?
Gênero textual comum em comunicações externas oficiais de instituições, empresas e órgãos públicos, enviado normalmente a funcionários ou autoridades públicas para solicitar, reivindicar ou comunicar algo, e exige grande atenção ao tratamento utilizado ao destinatário. Assinale a alternativa que contém o documento citado acima:
Julgue o item considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial. Em atendimento à determinação da Presidência deste Conselho, encaminhamos, em anexo, as informações referentes aos recursos humanos que atuarão no Mutirão do Serviço Social, nos dias 2 e 3 de março de 2019.
Considerando-se as expressões e os vocábulos latinos de uso frequente nas comunicações administrativas oficiais, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Ex officio.
(2) Sic.
(3) Lato sensu.
(4) Quorum.
(---) Medida tomada no serviço público segundo a rotina.
(---) Número mínimo de membros presentes necessário para que uma assembleia possa funcionar ou deliberar regularmente.
(---) Em sentido amplo, em sentido geral.
(---) Pospõe-se a uma citação, ou nela se intercala, entre parênteses ou entre colchetes, para indicar que o texto original é bem assim, por errado ou estranho que pareça.
O endereçamento é a parte do documento que informa quem receberá o expediente. Em relação aos elementos que devem constar no endereçamento, assinale a alternativa correta.
É um gênero textual comum nas comunicações internas oficiais de instituições, empresas e órgãos públicos. Os ______________ servem como um meio de transmitir uma informação para funcionários de um mesmo local de maneira rápida e menos burocrática.
A elaboração de documentos administrativos requer não apenas o cuidado com a linguagem, mas o conhecimento do contexto em questão. Alguns documentos devem seguir as normas e atos que norteiam o Serviço Público, pois tratam-se de unidades de registro de informação, produzidos no decurso das atividades administrativas de Instituições. Relacione os tipos de documentos com a respectiva forma e estrutura.
Tipos de documentos
1 Atestado
2 Edital
3 Ofício
4 Ordem de Serviço
5 Portaria
Características
( ) Comunicação que as autoridades fazem entre si, entre subalternos e superiores, e entre a Administração e particulares, em caráter oficial. É o tipo mais comum de correspondência oficial.
( ) Ato interno por meio do qual se determinam instruções a respeito de procedimentos estabelecidos em Norma de Serviço e Resolução.
( ) Documento firmado por servidor em razão do cargo que ocupa ou função que exerce declarando um fato existente, mas que não consta em livros, papéis ou documentos em poder da Administração.
( ) Ato administrativo que define competências, estabelece normas e procedimentos e disciplina matéria não regulada em lei. Define situações funcionais e aplica medidas de ordem disciplinar.
( ) Instrumento de comunicação utilizado para fins de abertura de concorrência e de concurso público, provimento de cargo público, convocação de servidor, licitações e divulgação de atos deliberativos.
A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é:
Sobre o expediente para tratamento de comunicação oficial, assinale a afirmativa correta.