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Folha de respostas:

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Considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial, Julgue o item.

Solicito que seja encaminhado a esta Comissão de Fiscalização e Controle, com a máxima urgência, o documento original de denúncia que deu origem à abertura do Processo n.º XXXX/2019, relativo ao registro irregular da Empresa ZXY, para que se proceda ao devido apensamento conforme os procedimentos legais previstos.

Considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial, Julgue o item

Informamos que a inclusão de sua empresa no Programa de Desenvolvimento Sustentável foi aceita pela Direção desta Entidade, sendo necessário a confirmação da inscrição no sítio descrito à baixo.

A redação oficial preconiza que as comunicações administrativas devem ser sempre formais, com a finalidade de:

I. Emprego correto de pronomes de tratamento para uma autoridade.

II. Exigência da utilização de uma forma burocrática de linguagem.

III. Respeito à civilidade no próprio enfoque do assunto.

IV. Evitar a pobreza de expressões e utilizar linguagem coloquial.

V. Necessidade de uniformidade das comunicações.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.

Em relação à diagramação, os expedientes utilizados no padrão ofício que se diferenciam pela finalidade do que pela forma são:

I. Aviso, memorando e declaração.

II. Ofício, aviso e memorando.

III. Declaração, aviso e circular.

IV. Ofício, memorando e relatório.

V. Memorando, aviso e declaração.

Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa correta.

Considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial, Julgue o item.

Referente as propostas que receberam os valores totais, informamos que não há necessidade de devolução dos referidos saldos desde que seja aplicado para o mesmo componente e dirigida exclusivamente à mesma entidade contemplada.

Acerca do padrão ofício de redação oficial, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I- Os dados do órgão, tais como endereço, telefone, endereço de correspondência eletrônica, sítio eletrônico oficial da instituição, podem ser informados no rodapé do documento, centralizados;

II- O endereçamento é a parte do documento que informa quem receberá o expediente;

III- O fecho das comunicações oficiais objetiva, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, saudar o destinatário

Aviso nº 45/SCT-PR

Brasília, 27 de fevereiro de 1991.

A Sua Excelência o Senhor

Fabrício Miranda

Ministro do Meio Ambiente

Assunto: Seminário sobre economia de energia

Esse é o início de um texto representativo da redação oficial.

Sobre os componentes acima indicados, a única informação INCORRETA é:

Sobre adicional noturno, em conformidade com a Lei Municipal nº 804/1996 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município, assinalar a alternativa CORRETA:

Sobre o uso do e-mail nas comunicações oficiais, analise as proposições.

  1. Por ser um meio de comunicação barato, útil e ágil, o e-mail é muito atrativo.
  2. Sua mensagem, nos termos da legislação em vigor, terá valor documental, se existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.
  3. Por ser um recurso tecnológico, relativamente novo, é proibido usá-lo nas comunicações oficiais, pois grande parte do público ainda não domina essa tecnologia.
  4. É um recurso flexível, por isso não há necessidade de se preocupar com a correção gramatical.

É CORRETO o que se afirma em:

Apesar de ser uma alternativa linguística admissível dentro do contexto poético e na linguagem literária, o uso da ambiguidade não é recomendado em texto oficiais, cuja objetividade revela-se como um fator primordial.

Identifique nos enunciados abaixo quais deles apresentam ocorrência de ambiguidade em sua construção:

  1. Meu terapeuta disse “escreva cartas para as pessoas que odeia e as queime” Fiz isso mas agora não sei o que fazer com as cartas.
  2. Motoqueiro, o capacete é a sua segurança, ponha isso na sua cabeça.
  3. Campanha do Governo do Estado contra a violência entra em nova fase.
  4. Os economistas, que são entendidos em mercado financeiro, descreveram os efeitos arrasadores dos juros que são altos.

Marque a alternativa que apresenta situação de ambiguidade.

A respeito da redação oficial de documentos, julgue o item  

Em se tratando de comunicação oficial ao presidente da República, é recomendado o uso da abreviatura “V. Exa.”.

Considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial, Julgue o item

Lhe solicito o encaminhamento do documento anexo a Comissão de Controle e Fiscalização para as providências que se fizer necessário em função da gravidade do teor do mesmo.

Um tipo de documento que tem inúmeras funções, tais como: apresentar síntese de variados tipos de trabalhos ou apresentação de resultados, parciais ou finais, de atividades variadas, das acadêmicas às prestações de contas, é

A redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. Nas opções abaixo são apresentadas algumas características fundamentais do texto oficial, EXCETO:

O correio eletrônico (e-mail) é, sem dúvida, atualmente um dos mecanismos mais utilizados para a troca de mensagens entre órgãos e instituições e para o envio de documentos oficiais. Considerando-se as regras da redação oficial para este gênero, é correto afirmar que

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