A respeito dos conceitos de equilíbrio químico, entalpia, entropia e energia livre, assinale a alternativa correta.
Observe a imagem das estruturas a seguir e assinale a alternativa correta.
Analise a figura a seguir e assinale a alternativa que apresenta a numeração do gráfico cuja curva de titulação poderia representar uma reação de neutralização de uma base forte com um ácido fraco.
“A multiplicação de uma meia-reação por qualquer número não modifica o valor do potencial-padrão de redução, E°.” Esta afirmação está correta porque
Nas aulas práticas de química inorgânica, geralmente são realizadas sínteses químicas de um determinado material com uma estrutura mais complexa a partir de compostos mais simples. Foi realizada a seguinte síntese durante a prática de laboratório: em um béquer de 25mL, foi pesado 100mg de carbonato bário e adicionado 2mL de água. Foi adicionada, gota a gota, uma solução 6,0 mol L-1 de ácido clorídrico até que todo o sólido fosse dissolvido. A solução foi diluída para o volume final de 10mL e adicionada de duas gotas de uma solução 0,5% de vermelho de metila. Foi adicionado, então, 6,0mL de uma solução aquosa saturada de oxalato de amônio e 4,0g de uréia à mistura. O resultado da prática foram as formações de cristais. Indique a opção que apresenta o nome do composto obtido após a finalização dessa síntese.
Observe a imagem:

O granizo é um conjunto de partículas que, ao entrar em contato com o ar frio, sofre modificação em seu estado físico. Esse fenômeno se forma em nuvens de grande desenvolvimento vertical (células convectivas geradoras de instabilidade), e é altamente prejudicial à agricultura. A mudança de estado característica da formação do granizo é a
A liberação do gás clorofluorcarbono (CFC) na atmosfera pode provocar depleção de ozônio (O3) na estratosfera, com o consequente aumento do efeito estufa. Esse gás CFC
Muitas reações químicas inorgânicas podem ser classificadas em reações de síntese ou de análise ou de simples troca ou de dupla troca. Nesse contexto, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, classificando as reações químicas.
COLUNA I
COLUNA II
( ) 3 H2(g) + N2(g)→2 NH3(g)
( ) NaCl + AgNO3 → AgCl + NaNO3
( ) 2 NaN3(s) → 3 N2(g) + 2 Na(s)
( ) 2 Fe(s) + 6 HCl(aq)→2 FeCl 3(aq) + 3 H2(g)
Assinale a sequência correta.
A gasolina, combustível largamente utilizado pela população mundial, é constituída majoritariamente de octano, um composto classificado como hidrocarboneto. Considerando que 1 mol de octano libera aproximadamente 5400 kJ, determine a massa de CO2 que será formada numa reação de combustão do octano que libera 323 kcal.
Dados das massas molares em g.mol-1 : C = 12 e O = 16.
Após o incidente do rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho/MG, ocorrido em janeiro de 2019 − que culminou com a morte de centenas de pessoas −, autoridades começaram a analisar outras barragens existentes no Brasil que podem oferecer riscos às comunidades próximas. Uma barragem contendo material radioativo, que operou entre 1982 e 1995, foi utilizada como parte do complexo da primeira mina de Urânio no Brasil. Mesmo com o fim da exploração, o lugar ainda contém lama com resíduos radioativos. Segundo o Ministério Público Federal, há milhares de toneladas de rejeitos contendo urânio, tório e rádio. (Barragem com material radioativo em Minas Gerais preocupa MPF, R7, 08/02/2019) Para que um átomo de tório com número de massa igual a 228 se desintegre espontaneamente para formar um átomo, do mesmo elemento químico com número de massa igual a 220, os números de partículas alfa e beta que deverão ser emitidas, respectivamente, são:
Considere uma reação hipotética com três reagentes (A, B e C) e um produto (D). A velocidade de formação de D foi monitorada em quantidades diferentes dos reagentes, conforme a tabela abaixo:

Determine a velocidade da reação em função de v se as concentrações de A, B e C, forem, respectivamente, igual a: 3x, 5y e 2z.
A maioria das proteínas existe apenas em duas formas: a nativa e a desdobrada, quando são termicamente ou quimicamente desnaturadas. Não são comuns concentrações apreciáveis de outros intermediários estáveis em equilíbrio com as formas nativa e desdobrada. Para essas proteínas, o processo de dobramento-desdobramento pode ser tratado como um sistema em equilíbrio químico. Dessa forma, qual é a constante de equilíbrio para o referido processo quando os estados nativo e desnaturado estão presentes em proporções iguais no equilíbrio a 298K?
Sobre a classificação periódica dos elementos é correto afirmar que
A tabela periódica organiza metodicamente os elementos químicos em ordem
Os métodos gravimétricos são quantitativos e se baseiam na determinação da(o)