A imagem seguinte pode ilustrar um dos momentos da atuação do profissional da Psicologia no contexto Educacional brasileiro. Tal atuação construiu-se, historicamente, com ênfase em atividades de avaliação psicológica da inteligência e da aprendizagem, e de intervenções que objetivavam a adaptação do aluno ao modelo de ensino-aprendizagem vigente.
Nas últimas décadas, a Psicologia iniciou um novo movimento pautado na revisão e ampliação de sua atuação no contexto Educacional com vistas à construção de novos olhares e intervenções. Acerca da atuação contemporânea da Psicologia no contexto Educacional, analise as assertivas seguintes:
I. O fracasso escolar necessita ser compreendido pelo profissional da Psicologia como um fenômeno isolado, que ocorre de modo independente de aspectos sociais, econômicos, psicológicos, pedagógicos, entre outros.
II. Tornou-se fundamental que o profissional da Psicologia instrua professores e técnicos sobre a elaboração de seus diagnósticos no contexto escolar, possibilitando comparações sobre as dificuldades de aprendizagem entre os alunos de um mesmo nível escolar, de modo a possibilitar maior equidade educativa.
III. O profissional da Psicologia deve colaborar com pesquisas que avaliem os procedimentos adotados pela escola e participar, ativamente, do planejamento de políticas educacionais.
IV. A atuação deve abarcar o nível institucional, procurando entender sobre o contexto sociopolítico e as relações da comunidade escolar, visando delinear estratégias de trabalho favorecedoras das mudanças necessárias para a otimização do processo educativo.
Sobre as assertivas anteriores, quais estão corretas?