O foco, em psicoterapia breve, é definido por Lemgruber (1984, p. 26) como material consciente e inconsciente do paciente, delimitado como área a ser trabalhada no processo terapêutico através de avaliação e planejamento. Assim, o terapeuta tentará levar o paciente a trabalhar emocionalmente uma área predeterminada, usando principalmente três recursos técnicos:
Motivação em psicologia, conceito de difícil definição, é geralmente descrita como um estado interior que induz a pessoa a assumir determinados comportamentos. A Teoria da Hierarquia das Necessidades e a Teoria ERC (Existência, Relacionamento e Crescimento) asseguram que o comportamento das pessoas é motivado
Conceituar normalidade, implica definir o que é saúde e doença mental. A partir destes seus desdobramentos podem ser vistos de maneira diferente nas várias áreas da saúde mental. Assinale a definição de normalidade que corresponde a área de Planejamento em Saúde Mental e Políticas de Saúde:
Na perspectiva da abordagem comportamental, a seguinte colocação - seriam condições sob as quais uma determinada consequência é produzida por uma resposta, isto é, depende da ocorrência de uma resposta – se refere ao conceito de:
No pensamento, mais especificamente o raciocínio indutivo, assinale a opção que corresponde a Heurística da disponibilidade:
Na Psicologia da Aprendizagem, tomando a Psicologia Humanista na perspectiva de Carl Rogers, quando o professor se coloca diante do aluno, sendo ele mesmo, está se referindo a:
Uma das premissas básicas da Terapia Cognitiva é(são):
Na teoria freudiana existem dois momentos distintos do dualismo pulsional. Na primeira teoria pulsional Freud distingue dois tipos de pulsão, são elas:
A Lei nº 8080, de 19 de setembro de 1990, dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes que constituem o Sistema Único de Saúde (SUS) e um de seus princípios é:
A escuta de crianças em situação de litígio familiar é fundamental para o psicólogo durante a avaliação. De acordo com as referências técnicas para atuação em Varas de Família, o objetivo precípuo da escuta é
Vânia é psicóloga perita do MP e antes de iniciar a avaliação das partes de um processo judicial, recebe a visita de Andrea, também psicóloga, que atua como assistente técnica contratada por uma das partes.
Andrea quer participar das entrevistas de avaliação pericial, inclusive da parte contrária.
Sobre a pretensão de Andrea, de acordo com a Resolução nº 008/2010 do CFP, que dispõe sobre a atuação do psicólogo como perito e assistente técnico no Poder Judiciário, assinale a afirmativa correta.
Gabriel, 09 anos, apresenta um quadro de paralisia cerebral com limitações motoras e de comunicação verbal. A mãe de Gabriel, Ângela, está reivindicando na Justiça que o ensino de Gabriel seja ministrado por ela, por meio de educação domiciliar.
Sobre o caso apresentado, de acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência e com o Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a opção que apresenta o encaminhamento correto.
Kelly, 20 anos, desempregada e mãe solteira, foi presa em flagrante ao roubar a bolsa de uma idosa sob ameaça de uma faca. Condenada a 5 anos de reclusão, Kelly poderá receber o livramento condicional após cumprir 1 ano e meio da pena em um presídio feminino, onde trabalha a psicóloga Simone.
Considerados os parâmetros éticos da profissão de psicólogo, assinale a opção que apresenta uma atribuição de Simone em seu trabalho na execução penal.
Adelaide, 79 anos, procurou a Promotoria do Idoso para se queixar que seu filho Otávio, 55 anos, e sua nora Cristina, 52 anos, com quem ela residia, não permitem que ela frequente sessões espíritas e faça doações para um centro kardecista, alegando motivos religiosos.
Sobre o caso, de acordo com os dispositivos de Estatuto do Idoso, assinale a afirmativa correta.
A violência contra a pessoa idosa ocorre, na sua grande maioria, no contexto familiar, praticada por um membro de sua família.
Sobre os fatores de risco que favorecem a ocorrência de violência contra pessoas idosas, avalie as situações listadas a seguir, e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.
( ) A autonomia do idoso para as atividades da vida diária.
( ) A deterioração das capacidades cognitivas do idoso.
( ) O estresse do cuidador do idoso.
( ) A participação do idoso em atividades comunitárias.
( ) A dependência financeira do idoso.
Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.