A psicanálise oferece importantes contribuições à psicologia jurídica, a começar pelo conhecido texto de Freud, A psicanálise e a determinação dos fatos nos processos jurídicos (1906), em que ele aponta as diferenças entre o neurótico e o criminoso. De acordo com Freud, assinale V para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
( ) No neurótico, o segredo está oculto de sua própria consciência; o criminoso simula conscientemente ignorar o segredo.
( ) No tratamento analítico, o neurótico ajuda a combater sua resistência através de esforços conscientes; o criminoso, ao contrário, não cooperará com a investigação criminal.
( ) No neurótico, a resistência está localizada na fronteira entre o consciente e o inconsciente; já no caso do criminoso, a resistência origina-se totalmente na consciência.
A sequência correta é:
O debate sobre desigualdade de gênero no tema da alienação parental torna-se cada vez mais premente. Segundo a conhecida jurista Maria Clara Sottomayor, o componente ideológico de discriminação contra as mulheres, na teoria de Richard Gardner sobre a Síndrome de Alienação Parental (SAP), tem como uma de suas expressões:
Com relação à Justiça Restaurativa, analise as afirmativas a seguir.
I. É uma técnica de solução de conflitos que prima pela criatividade e sensibilidade na escuta das vítimas e dos ofensores.
II. O mediador determina a melhor solução do litígio a partir de prévia escuta das partes envolvidas.
III. Não pode ser aplicada em crimes mais graves.
Está correto o que se afirma em:
Na matriz criminológica positivista lombrosiana, entende-se o sujeito criminoso como:
De acordo com os teóricos do Labeling Approach, como Baratta e Zaffaroni, a compreensão do que seja desvio ou crime deriva de processos formais e informais de definição e seleção de condutas de determinados sujeitos, e não de qualidades intrínsecas de condutas anteriores à reação social e penal. Assim, na tarefa impossível de punir todos os que cometem crimes, a política criminal opta por escolher alguns, dentre todos os que praticam um crime, que serão punidos.
Essa prática é conhecida como:
Sobre os modos de violência, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando nomeações às suas respectivas definições.
COLUNA I
1. Violência simbólica
2. Violência subjetiva
3. Violência sistêmica
4. Violência objetiva
COLUNA II
( ) Sustentada pelos jogos das relações políticas, sociais e econômicas, apoiando relações de dominação e exploração, essa violência é promovida pela lógica capitalista.
( ) É a mais visível de todas e é praticada por aparelhos repressivos disciplinadores, indivíduos maléficos e agentes sociais. Fundamenta-se nas consequências, diversas vezes, catastróficas, do funcionamento homogêneo dos sistemas.
( ) De maneira geral, não é percebida, por ser intrínseca ao estado normal das coisas, uma vez que sustenta a normalidade do nível zero contra aquilo que se percebe como violento.
( ) Está encarnada na linguagem e em suas formas e aprisionada pelo campo semântico que funda.
Assinale a sequência correta.
Sobre as sintomatologias das neuroses descritas por Dalgalarrondo (2008), assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) Na fobia específica, o sujeito sente medo acentuado e persistente de situações que envolvam se expor ao contato interpessoal, por exemplo, falar em público.
( ) As amnésias histéricas, nas quais o indivíduo esquece elementos significativos do ponto de vista psicológico, podem ser consideradas uma forma de histeria de dissociação.
( ) A neurose obsessiva é um transtorno de humor caracterizado por episódios repetidos de depressão, elevação do humor e hiperatividades leves.
( ) Pode-se entender a histeria como um teatro da subjetividade, ou seja, como um fundamento da construção subjetiva que tem seu eixo na ênfase da relação com o outro.
Assinale a sequência correta.
Piaget pesquisou sobre como as crianças constroem e desenvolvem as ferramentas intelectuais e as formas de raciocínio no decorrer da ontogênese.
Considerando essa teoria de Piaget, pode-se afirmar que a(o)
Na função de desenvolver em equipe multiprofissional a política de saúde ocupacional da organização, são tarefas que integram o objetivo de apoio, valorização
e assistência psicossocial ao trabalhador, exceto:
A sociedade da informação é a sociedade que está atualmente a constituir-se, na qual são amplamente utilizadas tecnologias de armazenamento e transmissão de dados e informação de baixo custo.
Esta generalização da utilização da informação e dos dados é acompanhada por inovações:
A Psicologia da Educação é o ramo da psicologia que se propõe a estudar o processo de ensino e aprendizagem em suas diversas vertentes: os mecanismos de aprendizagem nas crianças e nos adultos; a eficiência e eficácia das estratégias educacionais.
Também pode-se considerar definição da Psicologia da Educação:
Está(ão) correta(as):
De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, são deveres fundamentais do psicólogo, EXCETO:
De acordo com a Lei nº 10.216/01, são direitos das pessoas portadoras de transtorno mental, EXCETO:
Sobre Psicoterapia Breve (PB), é INCORRETO afirmar:
De acordo com Dalgarrondo (2000), os delírios podem ser classificados. São tipos frequentes de delírio, EXCETO: