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Analise o caso clínico abaixo, sobre crescimento e desenvolvimento na fase imatura. “Um bebê passou por todas as fases normais: chupou o punho, chupou o dedo, coçou a barriga, manipulou seu umbigo e seu pênis, desfiou a borda do cobertor. Tem oito meses de idade e ainda não ingressou na costumeira fase de brincadeiras com ursinhos e bonequinhas. Mas encontrou um objeto macio, e o adotou. Com o tempo, este objeto terá um nome. Permanecerá por alguns anos como uma coisa muito necessária para a criança, e ao final simplesmente desaparecerá. Este objeto é um meio-termo entre todas as coisas. Nós sabemos que foi presente de uma tia. Mas, do ponto de vista da criança, ele é o ajuste perfeito. Não faz parte nem do self nem do mundo. Mas, ainda assim, é ambos. Foi concebido pela criança; ela não o podia ter produzido, mas ele simplesmente apareceu. Seu aparecimento deu à criança a ideia de conceber. Trata-se de algo ao mesmo tempo subjetivo e objetivo. Está na fronteira entre o dentro e o fora. É simultaneamente sonho e realidade”. (WINNICOTT, 2013, p. 41). Segundo Winnicott:

O egocentrismo intelectual é uma atitude espontânea que comanda a atividade psíquica da criança nos seus primeiros tempos de vida e subsiste por toda a vida nos estados de inércia mental. Segundo Piaget: I Do ponto de vista negativo, esta atitude opõe-se à comparação do universo e à coordenação das perspectivas, isto é, à atividade pessoal e passional. II Do ponto de vista positivo, esta atitude consiste num envolvimento do eu nas coisas e no grupo social, a ponto de o indivíduo imaginar conhecer as coisas e as pessoas por elas mesmas, enquanto na realidade lhe atribui, além das suas características objetivas, qualidades provenientes do seu próprio eu ou da perspectiva particular em que está envolvido. III O egocentrismo opõe-se à objetividade, na medida em que a objetividade significa relatividade no plano físico e reciprocidade no plano social. Dos itens mencionados, somente:

Coll e Miras descrevem a taxonomia (Snow) elaborada para estudar as diferenças individuais dos alunos. Essa taxonomia é formada por três categorias:

O método psicanalítico (CORDIOLI, 2008) institui-se como ciência a partir da investigação empírica de Sigmund Freud sobre a vida mental de pacientes psiquiátricos e portadores de sofrimento psíquico.

A respeito desse método, pode-se dizer que seu tratamento propicia ao paciente

Conforme Aberastury e Knobel (1981), o livro Adolescência Normal trata de uma série de questões inerentes à vivência da adolescência na perspectiva psicanalítica. Levando-se em consideração as discussões dos autores, pode-se afirmar:

Muitos autores da Psicologia discutem e formulam argumentações para explicar como ocorre o comportamento antissocial entre os jovens. Para um determinado autor, “o comportamento antissocial parece ser influenciado por fatores de múltiplos níveis interatuantes que variam de influências do microssistema, como práticas de educação dos filhos e desvio comportamental de amigos, as influências do macrossistema como estrutura comunitária e apoio da vizinhança."

Essas ideias pertencem a

Em meados do século XX, a tão aludida Administração Científica do Trabalho de Taylor parte da valorização do conhecimento científico, no sentido da formulação de métodos objetivos de execução, uniformes e heteroprescritos. Essa racionalização da organização do trabalho, a partir da introdução de normas e procedimentos sistemáticos e uniformes, visava identificar e caracterizar a melhor e única forma de execução do trabalho. Acreditava-se, portanto, em uma possível adequação perfeita entre o trabalho concebido pela gerência e a execução por parte dos operadores. Entretanto, ao se aproximar do trabalho humano em situações reais, a Ergonomia revelou que o trabalho efetuado não correspondia ao trabalho esperado. Essa defasagem entre o trabalho prescrito e a forma como ele realmente é efetuado foi amplamente incorporada à Psicologia do Trabalho e possibilitou a construção de conceitos como o de Inteligência Prática. A partir desse entendimento, foram feitas as seguintes afirmativas:
I. Para a Ergonomia, a Atividade corresponde ao trabalho prescrito, ou seja, a forma como o trabalho é concebido.
II. Em acordo com a teoria dejouriana, o trabalhador, ao constatar a impraticabilidade exata da prescrição, inevitavelmente será afetado, inicialmente, por uma experiência penosa – a experiência de fracasso. III. O trabalhador, ao ser afetado pela impossibilidade de seguir estritamente a prescrição, mobilizará sua busca por solução. Nessa busca por soluções, o trabalhador pode recorrer à Inteligência Prática.
IV. Cinco características metapsicológicas da Inteligência Prática apresentadas na teoria dejouriana são: a Inteligência Prática é fundamentalmente enraizada no corpo; concede maior importância aos resultados da ação do que ao caminho empreendido para alcançá-los; está presente em todas as atividades de trabalho; possui poder criador; é amplamente difundida entre os homens em seu aspecto potencial.
Assinale a alternativa correta:

Dejours (2012) defende que, para haver um trabalho coletivo, é necessária a reunião de inteligências singulares inscritas em uma dinâmica coletiva comum. Sendo assim, para descrever um trabalho coletivo, faz-se mister expor a cooperação e as condições que a tornam possível. Dentre as condições, ele relaciona: visibilidade, confiança, deliberação e arbitragem das controvérsias. A esse respeito, assinale V para verdadeiro e F para falso nas afirmativas:
( ) Um aspecto que contribui para a cooperação é a visibilidade, ou seja, deve-se fazer conhecer aos colegas explicitamente como se faz, em que medida se respeita ou se afasta das regras.
( ) A cooperação só é possível de forma horizontalizada, entre os pares.
( ) O trabalho como atividade coletiva de cooperação permite viver junto a indivíduos movidos por interesses egocêntricos.
( ) Para que se possa cooperar e trabalhar junto, colocam-se em debate as diferentes formas de trabalhar, selecionando-se aquelas que contribuam com a cooperação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de V e F de cima para baixo:

São estratégias eficientes para atração e retenção de talentos na organização as afirmativas a seguir, EXCETO:

Paul Hersey e Kenneth Blanchard desenvolveram o modelo da Liderança Situacional. Essa perspectiva situacional explica a liderança dentro de um contexto mais amplo e parte do princípio de que não existe um único estilo de liderança válido para toda e qualquer situação. O modelo de Liderança Situacional parte da premissa de que a liderança eficaz é uma função que envolve três variáveis: o estilo do líder, a maturidade do liderado e a situação encontrada. Sobre a Liderança Situacional, assinale V para verdadeiro e F para falso nas afirmativas:
( ) A Liderança situacional é um modelo que estabelece uma relação entre liderança, motivação e poder, no qual o desempenho dos liderados não é avaliado pelo líder.
( ) Conta com uma perspectiva contingencial em que o líder busca adequar-se ao momento, alterando o seu estilo de acordo com a situação.
( ) Na perspectiva situacional, o líder busca descobrir o melhor estilo de liderança que ele deve manter como sua forma de atuar, em vez de alterar o seu estilo de acordo com a situação.
( ) A liderança situacional defende a necessidade de uma direção rígida, para que as tarefas sejam desempenhadas de forma produtiva por parte dos liderados que ainda não apresentam o grau de maturidade desejado. A autonomia vai sendo conferida aos liderados na medida em que são elevados seus níveis de maturidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de V e F de cima para baixo:

Sobre a história da Psicologia Social no Brasil, é INCORRETO afirmar:

Sobre os pressupostos da teoria das Representações Sociais, centrada nos modos de funcionamento do pensamento cotidiano, é INCORRETO afirmar, Almeida e Santos, (2011):

De acordo com o CFP, a criação do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) é um desdobramento de reflexões sobre a prática profissional dos psicólogos no Brasil, iniciadas ainda nos anos de 1970 . Tais reflexões se ampliaram em paralelo com a progressiva inserção dos psicólogos no campo social durante as décadas de 1980 e 1990, o que tornou urgente a necessidade de aprofundar e embasar melhor os conhecimentos sobre a relação entre Psicologia e Políticas Públicas. Sobre a história do CREPOP, é INCORRETO afirmar:

Para Sawaia (2009), a desigualdade social se caracteriza por ameaça permanente à I . Ela cerceia a experiência, a mobilidade, a vontade e impõe diferentes formas de II . Essa depauperação permanente produz intenso sofrimento, uma tristeza que se cristaliza em um estado de paixão crônico na vida cotidiana, que se reproduz no corpo memorioso de geração a geração. Bloqueia o poder do corpo de afetar e ser afetado, rompendo os nexos entre mente e corpo, entre as funções psicológicas superiores e a sociedade. Assinale a alternativa que completa as lacunas do texto acima de forma CORRETA:

O sistema de saúde brasileiro se fundamenta nos preceitos do SUS, tendo políticas públicas dirigidas à promoção da saúde, prevenção de doenças, tratamento e reabilitação, buscando resguardar os conceitos de:
I. Universalidade: todos têm direito a atendimento nos serviços de saúde do SUS, independente de estar ou não contribuindo com o sistema previdenciário.
II. Equidade: todos têm direito a atendimento, sem discriminação ou privilégios, de acordo com as suas necessidades, oferecendo-se mais atenção a quem precisa mais, de forma a reduzir desigualdades.
III. Integralidade: todo brasileiro tem direito ao atendimento preventivo e curativo, sem distinção, a todas as suas demandas.
IV. Descentralização: a responsabilidade pelo atendimento cabe às três esferas governamentais (federal, estadual e municipal).
V. Hierarquização: organização das ações de saúde das diferentes esferas de governo, para o atendimento em nível primário, secundário e terciário da assistência, de forma a contemplar a complexidade do cuidado.
Assinale a alternativa correta:

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