No que se refere à avaliação psicológica e ao psicodiagnóstico,
julgue os itens que se seguem.
O parecer psicológico é o documento a ser elaborado ao final da avaliação psicológica.
Acerca da psicologia da saúde, julgue os próximos itens.
Os psicólogos da saúde trabalham a partir de uma perspectiva biopsicossocial da doença, ou seja, reconhecem que a saúde e a doença, no indivíduo, relacionam-se a fatores psicológicos e socioculturais.
Acerca da psicologia da saúde, julgue os próximos itens.
Para alguns pacientes diagnosticados com câncer ou em tratamento contra o câncer, o enfrentamento da doença por meio da aplicação de técnicas como visualização guiada e dessensibilização sistemática pode ser positivo.
Com relação à intervenção psicológica em contextos específicos,
julgue os itens que se seguem.
Ao tomar conhecimento a respeito de abandono de idosos, caracterizado pela recusa, omissão ou fracasso do responsável pelo idoso, o psicólogo deverá denunciar o caso às autoridades competentes.
Acerca da psicologia institucional e comunitária, julgue os itens
seguintes.
O psicólogo institucional deve manter certo grau de dissociação instrumental que lhe permita identificar-se com acontecimentos e pessoas sem envolver-se pessoalmente nos eventos que serão estudados.
Acerca da cultura organizacional, julgue os itens subsequentes.
Cultura organizacional dominante se expressa nas experiências comuns de alguns de seus membros e reflete problemas, experiências e situações de diversos departamentos, ainda que geograficamente dispersos.
Julgue os itens seguintes, relativos às novas formas de conceber
e propor ações em treinamento e desenvolvimento para a educação
continuada.
As organizações de aprendizagem são aquelas que estimulam a aprendizagem da organização e o conhecimento organizacional; este último é criado mediante a departamentalização das ações e a socialização do conhecimento explícito.
Julgue os itens a seguir, referentes ao bem-estar no trabalho e aos
temas associados à saúde do trabalhador.
A ergonomia da atividade, abordagem científica que integra a ergonomia cognitiva e a ergonomia física, apresenta como fundamentos os elementos estruturais e os interacionais.
Acerca da conduta ética do psicólogo organizacional, julgue
os itens subsecutivos.
Os arquivos confidenciais deverão ter sua destinação indicada pelo Conselho Nacional de Psicologia, quando o serviço de psicologia for extinto
Sobre moral e educação, Winnicott delimita sua área de estudo ao desenvolvimento na criança da capacidade de ter senso moral, por experimentar um sentimento de culpa e por estabelecer um ideal. Para ele, há um estágio que tem importância especial nos processos de maturação. Nesse estágio, ocorre a formação gradual na criança da capacidade para experimentar um senso de responsabilidade, aquele que no fundo é um sentimento de culpa. Esta fase de desenvolvimento dura, aproximadamente, dos:
Analise o caso clínico abaixo, sobre crescimento e desenvolvimento na fase imatura. “Um bebê passou por todas as fases normais: chupou o punho, chupou o dedo, coçou a barriga, manipulou seu umbigo e seu pênis, desfiou a borda do cobertor. Tem oito meses de idade e ainda não ingressou na costumeira fase de brincadeiras com ursinhos e bonequinhas. Mas encontrou um objeto macio, e o adotou. Com o tempo, este objeto terá um nome. Permanecerá por alguns anos como uma coisa muito necessária para a criança, e ao final simplesmente desaparecerá. Este objeto é um meio-termo entre todas as coisas. Nós sabemos que foi presente de uma tia. Mas, do ponto de vista da criança, ele é o ajuste perfeito. Não faz parte nem do self nem do mundo. Mas, ainda assim, é ambos. Foi concebido pela criança; ela não o podia ter produzido, mas ele simplesmente apareceu. Seu aparecimento deu à criança a ideia de conceber. Trata-se de algo ao mesmo tempo subjetivo e objetivo. Está na fronteira entre o dentro e o fora. É simultaneamente sonho e realidade”. (WINNICOTT, 2013, p. 41). Segundo Winnicott:
O egocentrismo intelectual é uma atitude espontânea que comanda a atividade psíquica da criança nos seus primeiros tempos de vida e subsiste por toda a vida nos estados de inércia mental. Segundo Piaget: I Do ponto de vista negativo, esta atitude opõe-se à comparação do universo e à coordenação das perspectivas, isto é, à atividade pessoal e passional. II Do ponto de vista positivo, esta atitude consiste num envolvimento do eu nas coisas e no grupo social, a ponto de o indivíduo imaginar conhecer as coisas e as pessoas por elas mesmas, enquanto na realidade lhe atribui, além das suas características objetivas, qualidades provenientes do seu próprio eu ou da perspectiva particular em que está envolvido. III O egocentrismo opõe-se à objetividade, na medida em que a objetividade significa relatividade no plano físico e reciprocidade no plano social. Dos itens mencionados, somente:
Coll e Miras descrevem a taxonomia (Snow) elaborada para estudar as diferenças individuais dos alunos. Essa taxonomia é formada por três categorias:
O método psicanalítico (CORDIOLI, 2008) institui-se como ciência a partir da investigação empírica de Sigmund Freud sobre a vida mental de pacientes psiquiátricos e portadores de sofrimento psíquico.
A respeito desse método, pode-se dizer que seu tratamento propicia ao paciente
Conforme Aberastury e Knobel (1981), o livro Adolescência Normal trata de uma série de questões inerentes à vivência da adolescência na perspectiva psicanalítica. Levando-se em consideração as discussões dos autores, pode-se afirmar: