Analise o caso clínico abaixo, sobre crescimento e desenvolvimento na fase imatura. “Um bebê passou por todas as fases normais: chupou o punho, chupou o dedo, coçou a barriga, manipulou seu umbigo e seu pênis, desfiou a borda do cobertor. Tem oito meses de idade e ainda não ingressou na costumeira fase de brincadeiras com ursinhos e bonequinhas. Mas encontrou um objeto macio, e o adotou. Com o tempo, este objeto terá um nome. Permanecerá por alguns anos como uma coisa muito necessária para a criança, e ao final simplesmente desaparecerá. Este objeto é um meio-termo entre todas as coisas. Nós sabemos que foi presente de uma tia. Mas, do ponto de vista da criança, ele é o ajuste perfeito. Não faz parte nem do self nem do mundo. Mas, ainda assim, é ambos. Foi concebido pela criança; ela não o podia ter produzido, mas ele simplesmente apareceu. Seu aparecimento deu à criança a ideia de conceber. Trata-se de algo ao mesmo tempo subjetivo e objetivo. Está na fronteira entre o dentro e o fora. É simultaneamente sonho e realidade”. (WINNICOTT, 2013, p. 41). Segundo Winnicott:
O egocentrismo intelectual é uma atitude espontânea que comanda a atividade psíquica da criança nos seus primeiros tempos de vida e subsiste por toda a vida nos estados de inércia mental. Segundo Piaget: I Do ponto de vista negativo, esta atitude opõe-se à comparação do universo e à coordenação das perspectivas, isto é, à atividade pessoal e passional. II Do ponto de vista positivo, esta atitude consiste num envolvimento do eu nas coisas e no grupo social, a ponto de o indivíduo imaginar conhecer as coisas e as pessoas por elas mesmas, enquanto na realidade lhe atribui, além das suas características objetivas, qualidades provenientes do seu próprio eu ou da perspectiva particular em que está envolvido. III O egocentrismo opõe-se à objetividade, na medida em que a objetividade significa relatividade no plano físico e reciprocidade no plano social. Dos itens mencionados, somente:
Coll e Miras descrevem a taxonomia (Snow) elaborada para estudar as diferenças individuais dos alunos. Essa taxonomia é formada por três categorias:
O método psicanalítico (CORDIOLI, 2008) institui-se como ciência a partir da investigação empírica de Sigmund Freud sobre a vida mental de pacientes psiquiátricos e portadores de sofrimento psíquico.
A respeito desse método, pode-se dizer que seu tratamento propicia ao paciente
Conforme Aberastury e Knobel (1981), o livro Adolescência Normal trata de uma série de questões inerentes à vivência da adolescência na perspectiva psicanalítica. Levando-se em consideração as discussões dos autores, pode-se afirmar:
Muitos autores da Psicologia discutem e formulam argumentações para explicar como ocorre o comportamento antissocial entre os jovens. Para um determinado autor, “o comportamento antissocial parece ser influenciado por fatores de múltiplos níveis interatuantes que variam de influências do microssistema, como práticas de educação dos filhos e desvio comportamental de amigos, as influências do macrossistema como estrutura comunitária e apoio da vizinhança."
Essas ideias pertencem a
Em meados do século XX, a tão aludida
Administração Científica do Trabalho de Taylor parte
da valorização do conhecimento científico, no sentido
da formulação de métodos objetivos de execução,
uniformes e heteroprescritos. Essa racionalização da
organização do trabalho, a partir da introdução de
normas e procedimentos sistemáticos e uniformes,
visava identificar e caracterizar a melhor e única
forma de execução do trabalho. Acreditava-se,
portanto, em uma possível adequação perfeita entre o
trabalho concebido pela gerência e a execução por
parte dos operadores. Entretanto, ao se aproximar do
trabalho humano em situações reais, a Ergonomia
revelou que o trabalho efetuado não correspondia ao
trabalho esperado. Essa defasagem entre o trabalho
prescrito e a forma como ele realmente é efetuado foi
amplamente incorporada à Psicologia do Trabalho e
possibilitou a construção de conceitos como o de
Inteligência Prática. A partir desse entendimento,
foram feitas as seguintes afirmativas:
I. Para a Ergonomia, a Atividade corresponde ao
trabalho prescrito, ou seja, a forma como o trabalho
é concebido.
II. Em acordo com a teoria dejouriana, o trabalhador,
ao constatar a impraticabilidade exata da prescrição,
inevitavelmente será afetado, inicialmente, por uma
experiência penosa – a experiência de fracasso.
III. O trabalhador, ao ser afetado pela impossibilidade
de seguir estritamente a prescrição, mobilizará sua
busca por solução. Nessa busca por soluções, o
trabalhador pode recorrer à Inteligência Prática.
IV. Cinco características metapsicológicas da
Inteligência Prática apresentadas na teoria
dejouriana são: a Inteligência Prática é
fundamentalmente enraizada no corpo; concede
maior importância aos resultados da ação do que ao
caminho empreendido para alcançá-los; está
presente em todas as atividades de trabalho; possui
poder criador; é amplamente difundida entre os
homens em seu aspecto potencial.
Assinale a alternativa correta:
Dejours (2012) defende que, para haver um trabalho
coletivo, é necessária a reunião de inteligências
singulares inscritas em uma dinâmica coletiva
comum. Sendo assim, para descrever um trabalho
coletivo, faz-se mister expor a cooperação e as
condições que a tornam possível. Dentre as
condições, ele relaciona: visibilidade, confiança,
deliberação e arbitragem das controvérsias. A esse
respeito, assinale V para verdadeiro e F para falso
nas afirmativas:
( ) Um aspecto que contribui para a cooperação é
a visibilidade, ou seja, deve-se fazer conhecer
aos colegas explicitamente como se faz, em
que medida se respeita ou se afasta das regras.
( ) A cooperação só é possível de forma
horizontalizada, entre os pares.
( ) O trabalho como atividade coletiva de
cooperação permite viver junto a indivíduos
movidos por interesses egocêntricos.
( ) Para que se possa cooperar e trabalhar junto,
colocam-se em debate as diferentes formas de
trabalhar, selecionando-se aquelas que
contribuam com a cooperação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
CORRETA de V e F de cima para baixo:
São estratégias eficientes para atração e retenção de talentos na organização as afirmativas a seguir, EXCETO:
Paul Hersey e Kenneth Blanchard desenvolveram o
modelo da Liderança Situacional. Essa perspectiva
situacional explica a liderança dentro de um contexto
mais amplo e parte do princípio de que não existe
um único estilo de liderança válido para toda e
qualquer situação. O modelo de Liderança
Situacional parte da premissa de que a liderança
eficaz é uma função que envolve três variáveis: o
estilo do líder, a maturidade do liderado e a situação
encontrada. Sobre a Liderança Situacional, assinale
V para verdadeiro e F para falso nas afirmativas:
( ) A Liderança situacional é um modelo que
estabelece uma relação entre liderança,
motivação e poder, no qual o desempenho dos
liderados não é avaliado pelo líder.
( ) Conta com uma perspectiva contingencial em
que o líder busca adequar-se ao momento,
alterando o seu estilo de acordo com a
situação.
( ) Na perspectiva situacional, o líder busca
descobrir o melhor estilo de liderança que ele
deve manter como sua forma de atuar, em vez
de alterar o seu estilo de acordo com a
situação.
( ) A liderança situacional defende a necessidade
de uma direção rígida, para que as tarefas
sejam desempenhadas de forma produtiva por
parte dos liderados que ainda não apresentam
o grau de maturidade desejado. A autonomia
vai sendo conferida aos liderados na medida
em que são elevados seus níveis de
maturidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
CORRETA de V e F de cima para baixo:
Sobre a história da Psicologia Social no Brasil, é INCORRETO afirmar:
Sobre os pressupostos da teoria das Representações Sociais, centrada nos modos de funcionamento do pensamento cotidiano, é INCORRETO afirmar, Almeida e Santos, (2011):
De acordo com o CFP, a criação do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) é um desdobramento de reflexões sobre a prática profissional dos psicólogos no Brasil, iniciadas ainda nos anos de 1970 . Tais reflexões se ampliaram em paralelo com a progressiva inserção dos psicólogos no campo social durante as décadas de 1980 e 1990, o que tornou urgente a necessidade de aprofundar e embasar melhor os conhecimentos sobre a relação entre Psicologia e Políticas Públicas. Sobre a história do CREPOP, é INCORRETO afirmar:
Para Sawaia (2009), a desigualdade social se caracteriza por ameaça permanente à I . Ela cerceia a experiência, a mobilidade, a vontade e impõe diferentes formas de II . Essa depauperação permanente produz intenso sofrimento, uma tristeza que se cristaliza em um estado de paixão crônico na vida cotidiana, que se reproduz no corpo memorioso de geração a geração. Bloqueia o poder do corpo de afetar e ser afetado, rompendo os nexos entre mente e corpo, entre as funções psicológicas superiores e a sociedade. Assinale a alternativa que completa as lacunas do texto acima de forma CORRETA:
O sistema de saúde brasileiro se fundamenta nos
preceitos do SUS, tendo políticas públicas dirigidas à
promoção da saúde, prevenção de doenças,
tratamento e reabilitação, buscando resguardar os
conceitos de:
I. Universalidade: todos têm direito a atendimento
nos serviços de saúde do SUS, independente de
estar ou não contribuindo com o sistema
previdenciário.
II. Equidade: todos têm direito a atendimento, sem
discriminação ou privilégios, de acordo com as
suas necessidades, oferecendo-se mais atenção
a quem precisa mais, de forma a reduzir
desigualdades.
III. Integralidade: todo brasileiro tem direito ao
atendimento preventivo e curativo, sem distinção,
a todas as suas demandas.
IV. Descentralização: a responsabilidade pelo
atendimento cabe às três esferas governamentais
(federal, estadual e municipal).
V. Hierarquização: organização das ações de saúde
das diferentes esferas de governo, para o
atendimento em nível primário, secundário e
terciário da assistência, de forma a contemplar a
complexidade do cuidado.
Assinale a alternativa correta: