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Acerca do recrutamento e seleção de pessoas nas organizações,

julgue os itens a seguir.

Na entrevista não diretiva, evita-se interferir na fala ou nos

comentários do candidato entrevistado, de modo que ele tenha

o máximo de liberdade para se expressar.

Acerca do recrutamento e seleção de pessoas nas organizações,

julgue os itens a seguir.

Uma das expectativas dos psicólogos nos processos de seleção

de pessoas consiste em maximizar os acertos das escolhas de

candidatos a partir da relação entre desempenho no trabalho e

sucesso profissional previsto.

A respeito do treinamento e do desenvolvimento de pessoas nas organizações, julgue o item seguinte.

É correto afirmar que, ao longo do tempo, os rendimentos e a lucratividade geral de uma organização estão positivamente relacionados aos treinamentos que ela proporciona aos seus empregados.

Com relação à avaliação e à gestão de desempenho humano nas

organizações, julgue os itens subsequentes.

Nas organizações, a avaliação 360 graus apresenta

desvantagens no que se refere à complexidade da combinação

de todas as avaliações, bem como à ocorrência de opiniões

conflitantes, que requer a mediação por parte de psicólogos e

demais profissionais de gestão de pessoas.

A respeito do absenteísmo nas organizações, julgue os itens

seguintes.

Trabalhar aspectos motivacionais para a assiduidade, como,

por exemplo, recompensar a assiduidade e punir o

absenteísmo, contribui para diminuir o absenteísmo nas

organizações.

Com relação à saúde no trabalho, julgue os itens subsecutivos.

De acordo com o modelo de qualidade de vida no trabalho

desenvolvido por Walton, condições de segurança e saúde no

trabalho figuram entre os oito fatores que afetam a qualidade

de vida no trabalho.

Os testes psicológicos medem aptidões, e sua aplicação visa à

apresentação de um prognóstico do potencial de desenvolvimento

das pessoas. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Para pesquisar o fator G, ou inteligência geral, são aplicados

testes de nível mental ou testes de inteligência.

A respeito dos testes psicológicos nas organizações, julgue os itens

que se seguem.

Os testes psicológicos, instrumentos de avaliação ou

mensuração de características psicológicas, podem ser

utilizados livremente por todos os profissionais que trabalhem

com gestão de pessoas.

“A psicologia é uma das mais antigas disciplinas acadêmicas e, ao mesmo tempo, uma das mais novas. O interesse pela psicologia remonta aos primeiros espíritos questionadores. Sempre tivemos fascínio pelo nosso próprio comportamento, e especulações acerca da natureza e conduta humanas são os tópicos de muitas obras filosóficas e teológicas”. (SCHULTZ, 2005). Considerando as principais escolas da Psicologia, enumere conforme as especificações abaixo e assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo: 1- Behaviorismo
2- Gestalt
3- Psicanálise
( ) A mente organiza a cena como um todo perceptivo, de modo que o desenho seja visto de maneira especifica. A grande descoberta desta teoria é que a mente percebe o mundo de uma forma organizada, que não pode ser dividida em seus elementos constituintes.
( ) A vivência do sujeito é extremamente valorizada nessa teoria, sendo compreendida e ultrapassada no seu sentido aparente. Chega-se a uma experiência mais profunda da experiência imediata.
( ) Nesta abordagem, o condicionamento operante é a forma de aprendizagem relacionada com alterações nas respostas emitidas, como uma função de suas com sequências.
( ) Surgiu no início do século XX na Alemanha, tendo como principais representantes Wetheimer (1880-1943), Koffka (1886-1941) e Kohler (1887- 1967). Partiam da experiência imediata e adotavam o método fenomenológico.

A aplicação da QVT (Qualidade de Vida no Trabalho) busca a conciliação, o equilíbrio entre o bem-estar dos

indivíduos e a produtividade das empresas. As etapas para implantação de programas de QVT são:

“Quando se começa a refletir sobre o que seja ética, e sobre os fundamentos de ética, damo-nos conta que quão complexa é a questão. Mas ao mesmo tempo vemos que todos nós, de um modo ou de outro, temos nossas convicções ‘éticas’, possuímos nossa ‘ética’. Para termos tal ‘ética’, temos de nos basear em algum fundamento, algum pressuposto filosófico e valorativo. Mas, é curioso notar que a maioria das pessoas, apesar de possuírem esses fundamentos e pressupostos, poucas vezes pararam para refletir e tomar consciência de quais seriam esses pressupostos.” (Guareschi, 2003, p. 50.) De acordo com o fragmento de texto, os fundamentos e pressupostos de um compromisso ético-político no âmbito da psicologia social, pautam-se, portanto:

A interseção da psicologia social com a saúde coletiva, a educação, o trabalho e os direitos humanos exige do psicólogo a compreensão das dimensões e peculiaridades institucionalizantes desses setores, com suas respectivas representatividades, seja em segmento público ou privado. Tendo isso em vista, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) A análise institucional permite ao psicólogo estabelecer contato direto com a clientela; e a compreensão das relações interpessoais com características tanto de simbiose, quanto de ambiguidade nos vínculos em diferentes tipos de instituições. ( ) No âmbito da saúde, a operação do trabalho em grupos viabiliza a compreensão das particularidades das relações interpessoais, e dos indicadores de complexidade da prevenção e promoção da assistência em saúde, traduzindo o princípio da integralidade. ( ) A instituição pode ser concebida como um agregado de definições de um contexto social e de condutas aos quais classifica e segrega, atribui valores e decisões indicadoras, proibidas ou até indiferentes, principalmente no que concerne aos hábitos não explicitados. ( ) No campo educacional, o psicólogo direciona sua atuação para as ações voltadas para a cidadania, no contexto que caracteriza a própria escola, nas propostas de ensino e aprendizagem, mas destitui-se de ações cujo objetivo seja romper com as dicotomias intrínsecas a essa instituição, tais como planejamento/execução e aluno/professor. A sequência está correta em

No que concerne ao transtorno de personalidade antissocial, assinale a opção correta.

Em relação aos tratamentos de transtornos alimentares e da obesidade, assinale a opção correta.

Uma paciente de setenta e cinco anos de idade, com quadro de declínio cognitivo e dificuldades motoras, buscou atendimento, pela quarta vez na mesma semana, na unidade básica de saúde próxima a sua residência. Quem sempre lhe acompanha nos atendimentos médicos é seu neto, Josias, que tem trinta e dois anos de idade, é solteiro, órfão, e possui problemas recorrentes por uso abusivo de álcool e outras drogas. Com base nessa situação hipotética, assinale a opção correta no que se refere à violência contra o idoso.

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