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Julgue os itens a seguir, referentes ao bem-estar no trabalho e aos

temas associados à saúde do trabalhador.

A psicodinâmica do trabalho busca dialogar com áreas como a ergonomia e a psicometria, a partir do prisma da complementaridade, na tentativa de recuperar a dialética, de construir caminhos para uma psicologia concreta e de superar a compreensão de percepções de prazer e sofrimento no trabalho.

O documento produzido pelo psicólogo, que é fundamentado sobre uma questão focal do campo psicológico, cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo, e tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação especializada, de uma “questão-problema”, visando dirimir dúvidas que estão interferindo na decisão, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta, que exige de quem responde competência no assunto é o:

Na entrevista motivacional com um dependente químico, tão importante quanto entender como a dependência se manifesta nesse indivíduo, é compreender sua motivação para a mudança, já que essa compreensão pode auxiliar no planejamento terapêutico de cuidados a este paciente. Se nesta avaliação for evidenciado que o sujeito percebe um problema em relação ao seu uso de substâncias, mas está ambivalente para promover mudança, com um discurso como: “Talvezfosse melhor para a minha saúde se eu usasse menos, embora eu não ache que use demais”, entende-se que se encontra no estágio de prontidão para a mudança conhecido como:

O funcionamento normal e patológico do psiquismo humano é uma questão constantemente debatida por profissionais da área da saúde mental, sendo que a posição mais aceita atualmente na literatura específica da área a respeito do conceito de normalidade é que:

Desde a consolidação da psicologia como ciência, diversos autores propuseram conceitos próprios, criando diferentes escolas e tendências teóricas. Assinale a alternativa que associa corretamente o autor com suas propostas teóricas no campo da psicologia.

Num grupo, seja ele composto por um sistema familiar, social, institucional, ou ainda um grupo terapêutico, observa-se uma estrutura na qual há uma distribuição complementar de papéis e posições, que condensam as expectativas, necessidades e crenças de cada um de seus membros. Dessa forma, ao longo da evolução de um grupo, alguns papéis são assumidos pelos seus membros como: A.Bode expiatório. B.Sabotador. C.Instigador. I.O participante que desempenha tal papel, através de inúmeros recursos resistenciais, procura obstaculizar o andamento exitoso da tarefa grupai. Em geral, o papel é assumido pelo indivíduo que seja portador de uma excessiva inveja e defesas narcísicas. II.Toda a “maldade” do grupo fica depositada nesse indivíduo que, se tiver uma tendência prévia, servirá como depositário, até poder vir a ser expulso. Nesses casos, o grupo sairá em busca de um novo membro que ocupe tal papel. III.Consiste na função do indivíduo em provocar uma perturbação no campo grupai, através de um jogo de intrigas por exemplo, assim mobilizando papéis nos outros. Tal indivíduo consegue dramatizar no mundo exterior a reprodução da mesma configuração que tem o seu grupo interior, bem como a dos demais que aderiram a esse jogo. A associação correta entre os papéis e sua definição é:

De modo geral, os indivíduos deprimidos têm remanescentes eventos negativos, especialmente perdas significativas nos seis meses antecedentes ao início da doença: morte na família, fim de um relacionamento, demissão do trabalho, etc. De 15 a 20% dos adultos sofrem níveis significativos de sintomas depressivos, e pelo menos 12% fazem de uma depressão grave o suficiente para pedirem tratamento em algum período de suas vidas. Identifique alguns sintomas e marque V para verdadeiro e F para falso na alternativa correta.

I- Sintomas físicos

II- Motivação

III-Sintomas fisiológicos

IV-Estatísticos

V- Afetivos

A terapia comportamental está interessada em analisar como os eventos ambientais (os estímulos) determinam as ações do organismo (as respostas). A relação de dependência entre estes eventos, ou seja, a resposta e as consequências reforçadoras são chamadas de contingência de reforçamento. A identificação destas relações entre eventos ambientais e as ações do organismo é chamada de:

O processo de avaliação cognitivo comportamental é a porta de acesso do desenvolvimento do tratamento psicoterápico. A avaliação cognitiva comportamental proporciona um nível de estrutura básico para o entendimento do paciente. Durante o processo de avaliação o terapeuta levanta hipóteses que norteiam o tratamento. Como também se define esse processo de avaliação? Assinale a alternativa correta:

A Psicoterapia de Base Dialógica é como uma abordagem sentida, no qual em um contexto relacional, a singularidade do indivíduo é valorizada enfatizando uma relação direta e mútua. O vínculo dialógico é uma conduta em relação à existência humana em geral, como um modo de ser, um processamento que nunca está acabado. O objetivo é a restauração do diálogo. Assinale V ou F (verdadeira ou falsa) nas alternativas abaixo:

I- ( ) O indivíduo é visto como um todo, o terapeuta tenta entender a pessoa na sua totalidade em diferentes estágios da psicoterapia.

II- ( ) O diálogo abrange duas posturas polares: o EU – TU e o EU – ISSO, estas são as duas atitudes primárias que um ser humano pode assumir em relação aos outros.

III-( ) Os hifens do termo EU – TU e EU – ISSO são profundamente simbólicos, significam que a orientação com que alguém se aproxima dos outros é sempre relacional e se reflete de volta para o próprio indivíduo.

IV-( ) Pode-se dizer que é um modo de ser, definindo-se como uma abordagem, uma atitude ou postura em relação a existência humana e um processo de psicoterapia que se caracteriza por propostas únicas para situações únicas.

V- ( ) No inconsciente coletivo encontram-se todos os arquétipos. Eles representam todas as situações tipificadas da nossa vida e são ativados dependendo das situações que vivemos.

Conforme mostra Winnicott, as psicoses parentais podem ser graduadas segundo a seguinte escala: I Pais muito perturbados. Nestes casos, outros indivíduos assumem o cuidado dos bebês e crianças. II Pais menos perturbados. Há períodos em que outros entram em cena. III Pais dotados de saúde suficiente para proteger os filhos da própria patologia, pedindo ajuda. IV Pais cuja patologia é tolerada apenas por um dos genitores. Neste caso deve ser sugerida a separação judicial antes dos procedimentos clínicos. Dos itens acima mencionados, estão corretos somente:

Sobre a leitura crítica e atuação compromissada proposta por Bock, analise o texto de Paulo Freire: “Ensinar exige respeito aos saberes dos educandos. Por isso mesmo pensar certo coloca ao professor ou, mais amplamente, à escola, o dever de não só respeitar os saberes com que os educandos, sobretudo os das classes populares chegam a ela – saberes socialmente construídos na prática comunitária – mas também, como há mais de trinta anos venho sugerindo, discutir com alunos a razão de ser de alguns desses saberes em relação com o ensino dos conteúdos [...]. Por que não discutir com os alunos a realidade concreta a que se deva associar a disciplina cujo conteúdo se ensina, a realidade agressiva em que a violência é a constante e a convivência das pessoas é muito maior com a morte do que com a vida? Por que não estabelecer uma necessária intimidade entre os saberes curriculares fundamentais dos alunos e a experiência social que eles têm como indivíduos” (Freire, citado por Bock, 2003, p.42). O texto de Paulo Freire embasa a ideia de Bock sobre:

Câmara defende que é possível entender os aspectos intervenientes nos comportamentos de risco entre jovens por meio das seguintes teorias:

Inúmeras pessoas passam por momentos na vida em que o ambiente em casa está ruim e o convívio na família não vai bem. A terapia familiar pode auxiliar a compreender o que se passa e facilitar a resolução dos conflitos. Quanto à terapia familiar é correto afirmar que:

“A percepção de um acontecimento, do mundo externo ou do mundo interno, pode ser algo muito constrangedor, doloroso, desorganizador. Para evitar este desprazer, a pessoa “deforma” ou suprime a realidade – deixa de registrar percepções externas, afasta determinados conteúdos psíquicos, interfere no pensamento”. À luz da psicanálise, este fenômeno é denominado de:

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