Segundo Pessini e Barchifontaine (2008), o paradigma bioético composto de quatro eixos que devem orientar uma ação ética (beneficência, não maleficência, justiça e autonomia) denomina-se:
A estrutura básica na qual se sustenta a Psicoterapia Breve, segundo Lemgruber (1997), é constituída por:
Baseando-se em Lemgruber (1997) e no CID-10 (10a
Classificação Internacional das Doenças, da Organização
Mundial de Saúde), seriam contraindicados para a
Psicoterapia Breve pessoas com diagnóstico
O desenvolvimento da teoria sistêmica nos estudos organizacionais abriu novas possibilidades de análise para o espaço das organizações. Sobre a teoria sistêmica, pode-se afirmar:
Freud aborda a questão da paranoia em diversos momentos de sua teorização, mas é especialmente em sua análise do caso Schreber que o autor afirma que no centro do conflito, subjacente à paranoia, pode ser identificada:
Para compreender o funcionamento das massas (ou grupos), Freud analisa um outro mecanismo correlato muito abordado pela teoria psicanalítica. Esse mecanismo é a(o):
A tarefa de cuidar é complexa e para realizá-la a rede de apoio formal ou informal é fundamental. A qualificação dos cuidadores deve voltar-se para desenvolver e aprimorar habilidades para realizar funções específicas quanto aos cuidados dos pacientes. Na Atenção Domiciliar (AD), o cuidador:
Atualmente as pesquisas sobre envelhecimento vêm ganhando cada vez mais espaço no mundo científico, por causa do progressivo aumento do número de idosos. Sobre a incapacidade funcional nos idosos pode-se afirmar:
Dentre as atribuições das equipes de Saúde no Domicílio na atenção básica pode-se destacar:
Carl Rogers ( 1902 - 1987), psicólogo e desenvolvedor da Abordagem Centrada na Pessoa, enfatizou em seus estudos a importância da aprendizagem significante. Analise as afirmações a seguir sobre os princípios postulados por Rogers a respeito da aprendizagem, e assinale a alternativa INCORRETA.
“____________" é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso." (Cunha, 2000)
Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna do texto acima.
Os pesquisadores Zanelli e Bastos (2004 ), defendem que as atividades realizadas pelo psicólogo organizacional implicam em diferentes níveis de intervenção. "Um primeiro nível, mais superficial, é o técnico, em que o profissional se responsabiliza por intervir em processos a partir de instrumentos e procedimentos conhecidos ou disponíveis. Um segundo nível- o estratégico- inclui a possibilidade do profissional participar das estratégias que incorporam aquela atividade específica. Finalmente, o terceiro nível, indica a possibilidade de intervenção no plano da formulação de polrticas globais para a organização, que se desdobram em ações estratégicas e técnicas congruentes." ZANELLI, J. C.; BASTOS, A. V. B. Inserção profissional do psicólogo em organizações e no trabalho. In: ZANELLI, J. C.; BORGES-ANDRADE, J. E.; BASTOS, A. V. B. (orgs). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: ArtMed, 2004, p. 479. Considerando os níveis de intervenção da psicologia organizacional propostos por Zanelli e Bastos (2004), o psicólogo que entra em exercício na área de gestão de pessoas de uma Instituição Federal de Ensino (IFE) e pretende atuar no nível estratégico e na formulação de políticas globais desta instituição antes de intervir precisa:
1) Conhecer o Plano de Desenvolvimento Institucional da IFE e estudar a fundo o Planejamento da Estratégico da IFE, ou seja, compreender a metodologia utilizada no planejamento, os principais objetivos estratégicos, metas e indicadores diretamente relacionados às áreas de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida no Trabalho (QVT);
2) Identificar a legislação externa e interna que normatiza os processos de avaliação de desempenho e capacitação e que normatizam as intervenções relacionadas à área de QVT;
3) Compreender a estrutura organizacional da instituição, organograma, as instâncias de decisão e a as regras para escolha dos cargos de gestão;
4) Identificar as principais críticas - oriundas, por exemplo, de grupos de servidores ligados ao sindicato e/ou outros grupos de oposição à atual gestão- que atual gestão da IFE sofre em relação às suas políticas de gestão de pessoas; e
5) Contatar outras I FEs reconhecidas por boas práticas na área de Desenvolvimento de Pessoas e QVT;
Sobre os conceitos abordados nos 5 itens listados acima, assinale a alternativa INCORRETA dentre as mostradas abaixo.
Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa respectivamente a lacuna:
O ________ postula a possibilidade de ação recíproca e de influência mútua entre mente e processos cerebrais. Embora a alma e o corpo sejam duas realidades distintas, com certa autonomia, uma influencia a outra intimamente, havendo interação constante. Tal posição foi defendida, por exemplo, por Descartes e Herbart.
Com relação às fases da adolescência, ela pode ser dividida em duas fases principais. Com relação às características dessas fases, considere os itens a seguir:
São características da primeira fase da adolescência as apresentadas nos itens:
Para psicologia do trabalho, equipes de departamento estáveis e que, por sua vez, se subdividem em grupos menores, podendo operar como sistemas hierárquicos (chefias) ou ser autogeridos, são descritos como: