Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 11621 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

De acordo com Lopes (1993), são características do planejamento educacional participativo e transformador, EXCETO:

Em cada uma das abordagens apresentadas por Mizukami (1986),a avaliação da aprendizagem apresenta diferentes características.

Assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA.

Sobre a finalidade, objetivo e desafio dos Institutos Federais é correto afirmar, EXCETO:

Torna-se evidente, quando as políticas públicas se voltam para universalização e a escola básica deixa de ser elitizada, que somente o acesso não é suficiente para que o sujeito aprenda ler e escrever. As práticas pedagógicas permanecem reproduzindo modelos culturais divergentes do grupo ao qual pertencem os alunos, contribuindo para o fracasso escolar, a evasão, e o analfabetismo funcional. Deste fato decorrem as seguintes situações:

I – Diminuição do contingente da EJA em virtude das políticas de acesso e permanência dos jovens na educação.

II - Aumento do contingente de jovens na EJA cujos motivos de abandono do espaço escolar no seu tempo correlato decorrem, dentre outros fatores, das reiteradas repetências, indicadoras do próprio “fracasso”, ou pelas exigências de compor renda familiar, insuficiente para a sobrevivência, face ao desemprego crescente, à informalidade e a degradação das relações de trabalho, ao decréscimo do número de postos.

III - Desafio para os educadores no tocante ao aspecto metodológico obrigando os mesmos a refletirem sobre o sentido das juventudes, bem como dos direitos da mesma.

Embora tenha morrido muito cedo e não tenha completado sua obra, Vygotsky deixou alguns princípios aos seus seguidores. Em um de seus princípios, ele observa que:

O Plano Nacional de Educação (PN(E) propõe metas a serem alcançadas, por estados e municípios, para o(s) próximo(s)

Tradicionalmente compreendemos o conteúdo escolar como informações, fatos e conceitos relacionados às áreas de conhecimentos como ciências, matemática, história, geografia, etc. e o currículo como a programação dessas disciplinas. Entretanto, hoje a ideia de currículo é outra e compreende-se que ele é um elemento propiciador de construção de conhecimentos e que tais conhecimentos não se restringem às disciplinas, mas que tudo que é suscetível de ser aprendido pode ser considerado conteúdo de aprendizagem na escola.
Partindo das afirmações acima, podemos dizer que os conteúdos de aprendizagem são abrangentes e referem-se a conteúdos

A ênfase em um ensino funcional ou ativo, baseado nos interesses naturais das crianças e no trabalho em grupo ou em comunidade, para criar o hábito da cooperação e incentivar a relação entre a escola e a vida. Essas são características de uma pedagogia baseada

Quanto ao Projeto Político-Pedagógico, é INCORRETO afirmar que ele:

O projeto político pedagógico diz respeito à organização do trabalho pedagógico em dois níveis: a organização da escola e a organização da sala de aula. Nesta perspectiva, Projeto Político Pedagógico é :

O Ensino Fundamental com duração de 9 anos, (Diretrizes Curriculares Nacionais), abrange a população na faixa etária dos :

O trabalho do Assistente Social voltado para a orientação e o acompanhamento de indivíduos, grupos e famílias compõe‐se de ações socioeducativas que se estruturam a partir de dois pilares. Assinale a alternativa que os apresenta

Com relação à política de tratamento dos conflitos de interesses, a legislação brasileira estabelece princípios para orientar a ação dos responsáveis pela condução dos processos de mediação e conciliação. Assinale a afirmativa que aponta uma das características desse processo.

Na avaliação de políticas sociais deve ser destacado o aspecto referente à configuração e à abrangência dos direitos e benefícios. As alternativas a seguir apresentam alguns indicadores desse aspecto, à exceção de uma. Assinale‐a.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282