Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 11621 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

O estudo social, realizado em diferentes espaços profissionais de atuação do Assistente Social, vincula‐se ao acesso aos direitos sociais. Sobre esse instrumento do trabalho profissional, assinale a afirmativa correta.

A hegemonia neoliberal no Brasil influenciou o formato das políticas sociais, tendo como principais características a

“Por ocasião da Conferência Internacional Rio/92, (...) o papel central da educação para a ‘construção de um mundo socialmente justo e ecologicamente equilibrado’, o que requer ‘responsabilidade individual e coletiva em níveis local, nacional e planetário’”. (Fonte:  http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/meioambiente.pdf). De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais,    a escola deverá trabalhar com o tema Meio Ambiente contribuindo para que os alunos sejam capazes de

O Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares tem por objetivo fomentar a implantação e o fortalecimento dos Conselhos Escolares para que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino ofertado e para garantir a efetiva participação das comunidades escolar e local na gestão das escolas, como prevê a legislação. Sobre as ações de responsabilidade dos Conselhos Escolares, analise as afirmativas a seguir. I.Deliberar sobre as normas internas e o funcionamento da escola. II.Analisar as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola, propondo sugestões. III.Acompanhar a execução das ações pedagógicas, administrativas e financeiras da escola. Assinale:

Guiomar Namo de Mello (2003), no livro Magistério de 1º grau,   apresenta uma discussão acerca do fracasso escolar da criança “carente” e suas razões, concluindo que as razões do fracasso encontram-se divididas em fatores intra e extra-escolares. Na pesquisa que fez com professores, revela que, em média, os docentes apresentam três respostas para explicar o fracasso dos alunos “carentes”: 1) responsabilidade da escola; 2) culpa da vítima; 3) responsabilidade da pobreza e do desinteresse da família. Assinale a alternativa que apresenta apenas causas relacionadas à resposta 2.

“O debate sobre pluralidade cultural e a relevância de se garantir representação das identidades culturais nos diversos campos sociais, incluindo o educacional, tem se intensificado. Ressalta-se, na educação e na formação docente, o papel dos discursos e práticas curriculares na preparação de professores e de futuras gerações nos valores de apreciação da diversidade cultural e de desafio a preconceitos ligados a determinantes de gênero, raça, religião, ‘deficiências’, padrões culturais e outros.” (Canen et al. 2001). Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) contemplam, como eixo transversal, o tema da Pluralidade Cultural, que tem como um dos seus objetivos  

Sobre o planejamento participativo, assinale a afirmativa correta.

O planejamento é o processo e a ferramenta de trabalho que objetiva um melhor funcionamento do mecanismo e das awes que se servem dele;

nos espaços onde esta presente, as awes improvisadas perdem lugar e tem-se uma ação mais concreta e direta e, portanto, com maior eficiência

e eficacia. A educação esta inserida cada vez mais nesta dinâmica, visto que não se pode conceber educação sem planejamento. o planejamento em educageio é considerado como

Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superação:

No sistema de Educação Corporativa, o desenvolvimento de competência se dá através do:

Provas: ESPP - 2013 - MPE-PR - Psicólogo
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Vygotsky

O psicólogo russo Lev Vygotsky foi um dos grandes autores do desenvolvimento. Considerando a teoria deste autor, julgue as alternativas com verdadeiras (V ou falsas (F .
( ) Para Vygotsky, as habilidades necessárias para raciocinar, compreender e memorizar tem origem na vivência da criança com os pais, professores e colegas.
( )Vygotsky entendia que o desenvolvimento humano se dava em três níveis: cultural, interpessoal e individual.
( ) Para o autor é apenas por meio da interação social que as crianças podem vivenciar e internalizar as ferramentas culturais.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:

Provas: ESPP - 2013 - MPE-PR - Psicólogo
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Piaget

Jean Piaget construiu um nicho próprio de pesquisa em uma disciplina que ele denominou epistemologia genética, que estuda as mudanças na inteligência conforme a criança cresce. Quanto à teoria deste autor, assinale a alternativa incorreta:

“O nível de desenvolvimento real caracteriza o desenvolvimento mental retrospectivamente, enquanto a zona de desenvolvimento proximal caracteriza o desenvolvimento mental prospectivamente.”
(Lev Vygotsky A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores)
Segundo a afirmação de Vygotsky, também podemos definir o desenvolvimento real como:

São considerações fundamentais para o planejamento de uma atividade pedagógica que pretende favorecer a construção do conhecimento:
I os conhecimentos espontâneos dos aprendizes;
II a escuta e a observação sobre o fazer dos aprendizes;
III a repetição e o exercício contínuo sobre os conceitos;
IV a proposta de interação prática com os conceitos.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:

“Para a elaboração dos itens do Saeb e da Prova Brasil, buscou-se uma associação entre os conteúdos da aprendizagem e as competências utilizadas no processo de construção do conhecimento.”
(Fonte: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/saeb_matriz2.pdf) As avaliações externas têm se pautado nos conceitos de matriz de referência composta por habilidades e competências. O conceito de competência desenvolvido por Philippe Perrenoud está associado a(à )

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282