São consideradas ações antiéticas, no âmbito do exercício da profissão de intérprete na escola, as listadas abaixo, EXCETO:
Existe uma queixa quase unânime entre os professores que é quanto à falta de disciplina e respeito por parte dos alunos, no cotidiano escolar. Segundo o psicólogo Júlio Groppa, “essa tensão entre as gerações escolares vai desembocar na ideia praticamente onipresente de que a geração dos mais novos está moralmente corrompida. (…) Os adultos acreditam e apontam para a impossibilidade de educar nesses novos tempos.” Rosely Sayão complementa, dizendo que os professores precisam compreender que existe uma relação assimétrica entre professores e alunos. São gerações diferentes, que ocupam lugares diferentes na escola e também na sociedade e que:
“Um dos grandes problemas da avaliação escolar é que ela se tornou basicamente classificatória, não se colocando num processo de transformação da prática pedagógica: avalia-se e limita-se a uma classificação dos sujeitos de acordo com o resultado.” (Celso Vasconcellos) O que se espera de uma avaliação numa perspectiva transformadora é que os seus resultados:
O letramento ainda pode ser um grande problema entre jovens e adultos de países desenvolvidos, apesar de, neles, a educação fundamental obrigatória atingir praticamente a todos que alcançaram um letramento escolar. Os jovens e adultos mostram-se capazes de comportamentos escolares de letramento, mas:
Segundo Paulo Freire, um dos primeiros saberes que o professor deve cultivar é compreender que o mundo não é, mas está sendo. É entender que o saber da História é possibilidade e não determinação. E que o seu papel não é só o de alguém que constata o que ocorre, mas que também intervém como sujeito das ocorrências. Nesse sentido, é correto afirmar que ensinar:
A prática da inclusão se baseia em princípios que diferem daqueles tradicionalmente consagrados pelas sociedades contemporâneas, competitivas e não inclusivas. O princípio que NÃO se coaduna com a constituição de uma sociedade inclusiva é:
Em relação à aquisição e ao desenvolvimento da linguagem, é possível afirmar que o momento mais adequado para apresentar as crianças surdas à língua de sinais é:
No que diz respeito à proposta de educação bilíngue como parte da implementação de políticas linguísticas, podem ser consideradas metas para atingimento em nível pessoal as abaixo apresentadas, EXCETO:
As escolas ou classes em que a LIBRAS e a modalidade escrita da língua portuguesa são as línguas de instrução, utilizadas no desenvolvimento de todo o processo educativo, são as Escolas ou Classes:
Leia o texto.
Numa aproximação maior com a produção do
aluno, foi percebido que o mesmo tem defasagem
na alfabetização, isto é, escreve em nível
silábico-alfabético e desconhece os processos de
multiplicação e divisão.
Para Jussara Hoffmann:
Tanto Piaget quanto Vygotsky sugerem, de maneira firme em seus estudos, a intervenção pedagógica desafiadora, seguindo o princípio de que o único bom ensino é o que acompanha o desenvolvimento dos alunos, salientando a importância da confiança mútua e da reciprocidade do pensamento educador/educando. Dessa forma, os dois estudiosos fundamentam o papel insubstituível do educador na construção do conhecimento:
“Todo sistema de ensino institucionalizado visa, em alguma medida, realizar de modo organizado e sistemático a inculcação dos valores dominantes e reproduzir as condições de dominação social que estão por trás de sua ação pedagógica.” (Alberto Tosi) Essa afirmação é baseada nas ideias de Bourdieu e Passeron, da década de 70, na França. A atualidade da formulação pode ser confirmada quando a desigualdade já está definida pelo(pela):
“O ato de avaliar, por sua constituição mesma, não se destina a um julgamento definitivo sobre alguma coisa, pessoa ou situação.” (Luckesi) Segundo o autor, a avaliação escolar se destina:
A modernidade, do ponto de vista econômico, instalou o modelo liberal, a defesa do livre mercado, o incentivo à especialização, a discussão sobre os ideais de liberdade e igualdade que apontavam para uma sociedade em que se romperia com as hierarquias de sangue e a soberania sacralizada, com as tradições e os particularismos, em nome do universal, da razão e da revolução. Na modernidade, confirmou-se uma lógica, uma retórica e uma ideologia. Lógica no campo sociológico, no filosófico e no político, que se chamam, respectivamente:
Mudança e estabilidade resultam ambas da ação que o homem exerce sobre o mundo. Como um ser de práxis, o homem, ao responder aos desafios que partem do mundo, cria seu mundo: o mundo histórico-cultural. (Paulo Freire) Assinale a alternativa que condiz com o pensamento dialético de Freire, a respeito de Educação e Mudança.