Fica estabelecido nas Leis de Diretrizes e Bases da educação nacional, que a verificação do rendimento escolar por parte do aluno segue alguns critérios quanto aos fatores que envolvem a obrigatoriedade dos estudos de recuperação para alunos de menor rendimento, assinale a alternativa que complete corretamente as atribuições e determinação da lei para esses casos:
A Teoria dos Estágios de Desenvolvimento, pilar da teoria dita cognitiva, é uma formulação comumente atribuída à:
A escola que conhecemos hoje passou por inúmeras mudanças ao longo da história. Uma das mais relevantes foi aquele responsável por organizar os conteúdos escolares predominantemente por disciplinas, distribuindo-os ao longo da duração do período de estudos de um aluno. Essa mudança diz respeito à:
Os jogos coletivos de regras, para Piaget, são paradigmáticos para:
O principal autor brasileiro da tendência pedagógica, na Educação Física, Construtivista-Interacionista é:
Leia o fragmento abaixo:
“(...) a elaboração didática dos conhecimentos a serem ensinados e aprendidos preconiza um ensino que o autor denomina implicacionista, operacional e reflexivo (...)" (Nilcéa Lemos Pelandré, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura)
Observando o conceito pedagógico em destaque, considera-se correto o que está contido na alternativa, pois se trata de:
Considerando a psicomotricidade por uma ótica piagetiana é possível afirmar que no momento em que a criança possui recém-adquirida uma noção do seu corpo tanto pelo conjunto como pelas suas partes, assim como ganhando autonomia e maior liberdade tanto no sentido de coordenação motora, como compreendendo os seus limites funcionais, é possível dizer que esse momento corresponda ao período:
São apresentados como eixos norteados da educação infantil nas Diretrizes Curriculares Nacionais, conteúdos que envolvam:
Assinale a alternativa correta sobre a metodologia de ensino:
É incorreto afirmar a respeito do conceito de acomodação para Piaget:
Texto das Leis de Diretrizes e Bases da educação nacional “Art. 70. Considerar-se-ão como de manutenção e desenvolvimento do ensino as despesas realizadas com vistas à consecução dos objetivos básicos das instituições educacionais de todos os níveis, compreendendo as que se destinam a":
I - Aquisição, manutenção, construção e conservação de instalações e equipamentos necessários ao ensino;
II - Uso e manutenção de bens e serviços vinculados ao ensino;
III - Realização de atividades-meio necessárias ao funcionamento dos sistemas de ensino;
IV - Formação de quadros especiais para a administração pública, sejam militares ou civis, inclusive diplomáticos;
V - Programas suplementares de alimentação, assistência médico-odontológica, farmacêutica e psicológica, e outras formas de assistência social;
Assinale a alternativa que possua somente as afirmações correspondentes ao artigo do enunciado:
Na história do ensino de Arte no Brasil, ao longo dos anos 1920 e 1970, as escolas tinham por experiência no que diz respeito a esta modalidade de ensino, uma influência da estética modernista, tendo uma base nas tendências da Escola Nova. Considerado isso é possível afirmar que:
O estágio simbólico, desenvolvido pela teoria de aprendizagem de Jean Piaget, tem por características:
I - A criança tem sua personalidade centrada em si mesmo, e por conta de seu egocentrismo, há dificuldade na empatia pelo outro, ou seja, conseguir se colocar no lugar do outro;
II - Há o início da categorização e estabelecimento de ordenamentos mentais, ultrapassando o aspecto do estágio anterior, ou seja, da percepção global que não discriminava detalhes;
III - Para tudo tem que haver um porquê, sendo assim, nesse momento a criança não reconhece a possibilidade do acaso;
IV - Nesse momento há o raciocínio transdutivo, onde a criança liga fatos individuais, mas que não necessariamente possuem relações entre si; chegando ao ponto de relacionar os fatos da natureza, sendo influências ou influenciados por sua vontade.
Assinale corretamente quais afirmações postuladas estão corretas segundo o enunciado:
Leia:
“A criança, centro do planejamento curricular, é considerada um sujeito histórico e de direitos. Ela se desenvolve nas interações, relações e práticas cotidianas a ela disponibilizadas e por ela estabelecidas com adultos e crianças de diferentes idades nos grupos e contextos culturais nos quais se insere. A maneira como ela é alimentada, se dorme com barulho ou no silêncio, se outras crianças ou adultos brincam com ela ou se fica mais tempo quietinha, as entonações de voz e contatos corporais que ela reconhece nas pessoas que a tratam, o tipo de roupa que ela usa, os espaços mais abertos ou restritos em que costuma ficar, os objetos que manipula, o modo como conversam com ela, etc. – são elementos da história de seu desenvolvimento em uma cultura."
(OLIVEIRA, Z.M.R. O Currículo na Educação Infantil: O que propõem as novas Diretrizes Nacionais? Anais do Seminário Nacional: Currículo em Movimento – Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, novembro de 2010.)
A autora refere-se à criança e aos seus processos de desenvolvimento como:
É incorreto afirmar a respeito do conceito de acomodação para Piaget: