A Lei 9.394/96 afirma que para efeito de cumprimento das exigências curriculares do ensino médio, os sistemas de ensino poderão reconhecer competências e firmar convênios com instituições de educação a distância com notório reconhecimento, mediante as seguintes formas de comprovação:
I. Atividades de educação técnica oferecidas em outras instituições de ensino credenciadas.
II. A inclusão de experiência prática de trabalho no setor produtivo ou em ambientes de simulação, estabelecendo parcerias e fazendo uso, quando aplicável, de instrumentos estabelecidos pela legislação sobre aprendizagem profissional.
III. Cursos oferecidos por centros ou programas ocupacionais.
Está incorreto o que se afirma em:
Segundo o documento Projeto Escola Viva, em 1990 ocorreu a Conferência Mundial de Educação para Todos - Declaração Mundial de Educação para Todos, que aconteceu em:
No livro A psicogênese da língua escrita, as autoras falam que, na educação infantil existem duas faces.
Quais são elas?
“União indissolúvel de um significante e um significado". (FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização).
A definição acima refere-se ao:
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: História, encontramos orientações básicas sobre os métodos específicos do ensino de História. O documento afirma que podem ser privilegiadas as seguintes situações didáticas:
I. Propor novos questionamentos, fornecer novas informações, estimular a troca de informações, promover trabalhos interdisciplinares.
II. Procurar desenvolver atividades com foco na mesma fonte de informação, como jornais, para poder confrontar dados e abordagens.
III. Ensinar procedimentos de pesquisa, consulta em fontes bibliográficas, organização das informações coletadas, como obter informações de documentos, como proceder em visitas e estudos do meio e como organizar resumos.
Está incorreto o que se afirma em:
A educação do futuro lança muitos desafios. Torna-se necessário reaprender a religar parte e todo, texto e contexto, local e global, enfrentar e superar os paradoxos e as contradições que a globalização tecnoeconômica exibe nos dias atuais. Conforme Morin (2011), a educação do futuro deverá atender ao disposto na alternativa:
A concepção de criança é uma noção historicamente construída e, consequentemente, muda à medida que as sociedades também se modificam, influenciadas por diferentes fatores. Conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), a concepção de criança se apresenta corretamente de acordo com a alternativa:
Considere as concepções a seguir relacionadas ao cuidar na instituição de Educação Infantil:
I. Embora possa exigir conhecimentos, habilidades e instrumentos que extrapolam a dimensão pedagógica, é necessário compreendê-lo como parte integrante da educação.
II. Cuidar de uma criança em um contexto educativo demanda a integração de vários campos de conhecimentos e a cooperação de profissionais de diferentes áreas.
III. A base do cuidado humano é compreender como ajudar o outro a se desenvolver como ser humano. Cuidar significa valorizar e ajudar a desenvolver capacidades.
IV. A instituição de Educação Infantil deve tornar acessível a todas as crianças que a frequentam, indiscriminadamente, elementos da cultura que enriquecem o seu desenvolvimento e inserção social.
Em relação às afirmativas acima, estão corretas:
Na Educação Infantil o cuidado com o corpo, os ateliês ou oficinas de desenho, pintura, modelagem e música, atividades diversificadas ou ambientes organizados por temas ou materiais à escolha da criança, incluindo momentos para que elas possam ficar sozinhas se assim o desejarem, dentre outras atividades, são classificadas corretamente de acordo com o item da alternativa:
No livro Avaliar para promover: as setas do caminho, Jussara Hoffmann aponta o que pensa sobre as notas e conceitos atribuídos aos alunos:
I. Padronizam o que é diferente.
II. Baseiam-se, democraticamente, em certos e errados absolutos.
III. Produzem a ficção de um ensino homogêneo.
Está correto o que se afirma em:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental afirmam que, no processo de produção de textos escritos, espera-se que o aluno redija diferentes tipos de textos, estruturando-os de maneira a garantir:
I. A continuidade temática.
II. A explicitação de informações contextuais ou de premissas indispensáveis à interpretação.
III. A explicitação de relações entre expressões mediante recursos linguísticos apropriados (retomadas, anáforas, conectivos), que possibilitem a recuperação da referência por parte do destinatário.
Está correto o que se afirma em:
Conforme Veiga (1995), são princípios do Projeto Político-Pedagógico:
A respeito dos elementos que caracterizam os Projetos de Trabalho, assinale a alternativa incorreta.
A educação do futuro lança muitos desafios, tornando necessário reaprender a religar parte e todo, texto e contexto, local e global, enfrentar e superar os paradoxos e as contradições que a globalização tecnoeconômica exibe nos dias atuais. Conforme Morin (2011), a educação do futuro deverá corresponder ao que está descrito de forma correta na alternativa:
Conforme Vasconcellos (2002), considere os conceitos abaixo sobre planejamento:
I. É o processo, contínuo e dinâmico, de reflexão, tomada de decisão, colocação em prática e acompanhamento.
II. Remete à prática; tem uma relação intrínseca com ela.
III. É uma mediação teórico-metodológica para a ação consciente e intencional.
IV. Assemelha-se ao relatório, pois se trata de uma prática já realizada.
Em relação aos conceitos acima, estão corretos: