O educador brasileiro Paulo Freire faz uma crítica à educação básica afirmando que há uma relação vertical entre o educador e o educando, com o objetivo intencional ou não, para a formação de indivíduos acomodados, não questionadores e submetidos à estrutura do poder vigente. Tendo como base o exposto é incorreto afirmar:
O artigo 14 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o artigo 22 do Plano Nacional de Educação indicam que os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na Educação Básica obedecendo aos princípios da participação dos profissionais da educação na elaboração do Projeto Pedagógico da escola e a participação das comunidades escolares e locais em conselhos escolares. Sobre algumas características da Gestão Democrática é incorreto afirmar que:
Marque a opção que melhor completa o texto abaixo. Paulo Freire afirma que cada educando, seja ele criança, jovem ou adulto traz sua história, suas preferências e sua essência, portanto, cabe ao professor, como imperativo ético da profissão _______.
No trabalho docente, a avaliação deve fazer parte da ação didática e acompanhar todo processo de aprendizagem dos alunos. Uma das funções da avaliação é:
A ementa do Projeto de Lei 8.035/2010 basicamente, tratou de:
O conjunto de regras que norteiam e regulam a estrutura e o funcionamento escolar, além de definir a organização administrativa, didática, pedagógica, disciplinar e estabelecer direitos e deveres de todos que convivem no ambiente é denominado:
Para desenvolvimento da escola é importante que a equipe escolar se reúna para revisar o currículo a partir da avaliação, do monitoramento e da prática de cada Professor. No contexto do “ensino e aprendizagem” essa caracterização pode ser corretamente associada ao seguinte requisito:
Muitos estudiosos buscaram compreender o desenvolvimento infantil, dentre eles um aponta que, “O nível de desenvolvimento de uma criança é caracterizado por aquilo que ela consegue fazer com a ajuda de outras pessoas”. O pensamento citado corresponde a ideia de:
Segundo consta o documento Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, no Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência teve início na época do Império, com a criação de duas instituições. Uma delas foi o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, em 1854, atual Instituto Benjamin Constant – IBC e a outra foi o(a):
Art. 14 - Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:
I- Participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
II- Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.
III- Participação dos alunos no Plano Piloto da escola.
Com base na Lei nº 9.394/96, está incorreto o que se afirma em:
Segundo consta a Lei nº 9.394/96, indique a alternativa correta:
Art. 4º - As bases que dão sustentação ao projeto nacional de educação responsabilizam o poder público, a família, a sociedade e a escola pela garantia a todos os educandos de um ensino ministrado de acordo com os princípios de:
I- Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
II- Singularismo de ideias e de concepções pedagógicas.
III- Respeito à liberdade e aos direitos.
De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4 de 2010, está correto o que se afirma em:
Art. 2º - São diretrizes do PNE (Plano Nacional de Educação):
I. Promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.
II. Arraigamento do analfabetismo.
III. Formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores orais em que se fundamenta a sociedade.
De acordo com a Lei n° 13.005, de 25 de junho de 2014, assinale a alternativa correta:
“[...] quando têm um caráter de assessoramento, analisando as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola e apresentando sugestões ou soluções, que poderão ou não ser acatadas pelas direções das unidades escolares". (Conselhos escolares: democratização da escola e construção da cidadania; caderno 1, parte II, p. 41).
Os Conselhos Escolares têm algumas funções. De qual função se trata a definição acima?
Art. 2º - A participação da União no Compromisso (Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação) será pautada pela realização direta, quando couber, ou, nos demais casos, pelo incentivo e apoio à implementação, por Municípios, Distrito Federal, Estados e respectivos sistemas de ensino, das seguintes diretrizes:
I. Alfabetizar as crianças até, no máximo, os seis anos de idade, aferindo os resultados por exame periódico específico.
II. Zelar pela transparência da gestão pública na área da educação, garantindo o funcionamento efetivo, autônomo e articulado dos conselhos de controle social.
III. Organizar um comitê local do Compromisso, com representantes das associações de empresários, trabalhadores, sociedade civil, Ministério Público, Conselho Tutelar e dirigentes do sistema educacional público, encarregado da mobilização da sociedade e do acompanhamento das metas de evolução do IDEB.
Em consonância com o Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007, é correto o que se afirma em: