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Segundo o Parecer CNE/CEB n.º 20/2009, de 11/11/2009 do Conselho Nacional de Educação, são compromissos a serem perseguidos pelos sistemas de ensino e pelos professores também na Educação Infantil: 

Segundo o Parecer CNE/CEB n.º 20/2009, de 11/11/2009 do Conselho Nacional de Educação, “O atendimento em creches e pré-escolas como um direito social das crianças se concretiza” no Brasil a partir: 

De acordo com a LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Artigo 26. Parágrafo 10. A inclusão de novos componentes curriculares de caráter obrigatório na ________________ dependerá de aprovação do ________________ e de homologação pelo Ministro de Estado da Educação.

Assinale a alternativa que completa, corretamente, as lacunas do texto.

Nos termos da Resolução CNE/CEB no 4, de 13 de julho de 2010, que define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, a institucionalização do regime de colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios é possibilitada

Nos termos da Resolução CNE/CEB no 4, de 13 de julho de 2010, que define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, a institucionalização do regime de colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios é possibilitada

Nos termos da Resolução CNE/CEB no 4, de 13 de julho de 2010, que define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, a institucionalização do regime de colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios é possibilitada

Ao final de cada bimestre, a equipe de professores da Escola Novo Mundo se reúne com a equipe gestora e representantes de alunos, para em colegiado, discutir questões relacionadas ao processo de ensino aprendizagem, ao rendimento escolar e avaliação. Trata-se de uma ação de gestão democrática denominada:

Assinale a alternativa CORRETA sobre a função exercida pelo conselho escolar:

Com base no documento Conselhos escolares: democratização da escola e construção da cidadania; caderno 1, parte II, indique a alternativa incorreta acerca dos Conselhos Escolares:

O Conselho Escolar é mais bem descrito pela alternativa:

Para desenvolvimento da escola é importante que as reuniões do Colegiado ou Conselho sejam marcadas com antecedência, em horário que todos possam participar e com divulgação prévia da pauta. No contexto da “gestão de processos” essa caracterização pode ser corretamente associada ao seguinte requisito:

“[...] quando têm um caráter de assessoramento, analisando as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola e apresentando sugestões ou soluções, que poderão ou não ser acatadas pelas direções das unidades escolares". (Conselhos escolares: democratização da escola e construção da cidadania; caderno 1, parte II, p. 41).

Os Conselhos Escolares têm algumas funções. De qual função se trata a definição acima?

A participação efetiva do Conselho Escolar no processo de escolha do diretor da escola, constitui uma de suas ações de maior relevância, na medida em que se apresenta como:

O Conselho Escolar tem papel decisivo na educação e na escola. Ele reúne diretores, professores, funcionários, estudantes, pais e outros representantes da comunidade para discutir, definir e acompanhar o desenvolvimento do projeto político-pedagógico da escola, que deve ser visto, debatido e analisado dentro do contexto nacional e internacional em que vivemos.

No que se refere à função social da escola, o Conselho Escolar promove um lugar privilegiado para estimular a

Julgue os próximos itens com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio articulam-se com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e reúnem princípios, fundamentos e procedimentos, definidos pelo Conselho Nacional de Educação, para orientar as políticas públicas educacionais da União, dos estados, do DF e dos municípios na elaboração, no planejamento, na implementação e na avaliação das propostas curriculares das unidades escolares públicas e particulares que oferecem o Ensino Médio.

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